experimentação animal Médica Veterinária, Instituto Biomédico -UFF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ética e Pesquisa José Roberto Goldim.
Advertisements

RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Bem-vindos!.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
MEIO AMBIENTE O Patrimônio Genético
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
OGM: controvérsia, participação e regulação
Ética na Experimentação
ÉTICA EM PESQUISA.
Todos os animais, domésticos, selvagens e de laboratório são beneficiados por substâncias testadas em animais. Graças à experimentação animal, humanos.
IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
Avaliação e capacitação do Sistema CEP-CONEP
EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
Parecer consubstanciado Projeto de pesquisa
DA ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA E DA INCORPORAÇÃO DE
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Bioética na Formação Profissional
Aspéctos Éticos da Utilização de Animais na Pesquisa e no Ensino
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Curso Direito à Memória e à Verdade
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
SEMINÁRIO EXPERIMENTAÇÃO HUMANA D.S.Amorim; Arq. Bras. Cardiol. 28/2: Abril-1975 Disciplina: Metodologia e Ética Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
A Vivissecção e a Lei Rildo Silveira Created by
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Segundo Émile Durkheim
INTRODUÇÃO Animais são utilizados em pesquisas científicas pelo menos desde o século V a.C. O uso intensivo de animais em experimentos científicos foi.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
TREINAMENTO DIDÁTICO DATA DE APRESENTAÇÃO:
Pesquisas envolvendo Seres Humanos no Brasil:
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Comitê de Ética em Pesquisa com Animais do Instituto Evandro Chagas (CEPAN-IEC) Nelson Ribeiro Seção de Hepatologia (IEC).
Comitê de Ética em Pesquisa
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Ciência e tecnologia no ensino médio
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
ÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO EXPERIMENTAÇÃO EM ANIMAIS
Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Escassos Paulo Gilberto Cogo Leivas Ministério Público Federal, RS Setembro 2009 VIII Congresso.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Política Educacional Brasileira
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
A Vivissecção e a Lei Rildo Silveira Created by Cruzília – MG – Brasil Don Marquis “O maior obstáculo para o progresso da raça.
A construção histórica da Psicologia Social
Roteiro da Aula 1.Convivência 2.INTERVENÇÃO 2.1. Princípio da Não Itervenção 2.2. Caracteristicas 2.3. Espécies 2.4. Controle Político 2.5. Manifestação.
Ética na Experimentação Animal
Marcia M. Raymundo José Roberto Goldim
Direito à saúde e defesa do consumidor
Biotecnologia Módulo 2 Profª. Chayane C. de Souza
DIREITO DOS ANIMAIS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
DIREITO CONSTITUCIONAL III
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
Aspectos Científicos da Medicina Veterinária
Ética na Pesquisa com Seres Humanos
Comissão de Ética, Bioética e Bem- estar Animal ( CEBEA/CFMV) RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014.
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
PORQUE É IMPORTANTE ESTERILIZAR O MEU ANIMAL DE COMPANHIA? Apresentado por: Direcção Geral de Veterinária Autoria: Divisão de Bem-Estar Animal.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
CONSEA Arcabouço Regulatório de Organismos Geneticamente Modificados
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

experimentação animal Médica Veterinária, Instituto Biomédico -UFF Ética em experimentação animal Rita Leal Paixão Médica Veterinária, Instituto Biomédico -UFF

Decreto 6.899 /2009 ...repensando a experimentação animal LEI No 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008 Regulamenta o inciso VII do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei no 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências. Decreto 6.899 /2009

Contexto cultural- anos 60-70: ...a partir da Bioética NASCIMENTO DA BIOÉTICA Contexto cultural- anos 60-70: Transformação Científica e a “Biotecnociência”. - Transformação Cultural Questão animal

- Movimento Filosófico : As origens da Questão Animal - Movimento Filosófico : Peter Singer - Tom Regan A questão não é : eles pensam? eles falam? mas sim eles sofrem? Jeremy Bentham – séc.XVIII

Movimento Científico : As origens da Questão Animal Movimento Científico : - O surgimento da ciência do bem-estar animal O que se constitui em bem-estar animal?

As origens da Questão Animal Movimento social : Caso “Pepper” Caso “Silver Spring” Quem tem a autoridade moral?

Controle da Experimentação Animal Lei 11794/2008 CAPÍTULO II DO CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL - CONCEA   Art. 4o Fica criado o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA. CAPÍTULO III DAS COMISSÕES DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS - CEUAs Art. 8o É condição indispensável para o credenciamento das instituições com atividades de ensino ou pesquisa com animais a constituição prévia de Comissões de Ética no Uso de Animais - CEUAs

“ Comissões de Ética no uso de Animais”. 1o ASPECTO: Quem tem a autoridade moral? “ Comissões de Ética no uso de Animais”. “ A bioética continuará sendo um campo de estudo que exige conhecimentos interdisciplinares e que supõe, por conseguinte, conversação e deliberação, entre muitos.” Ferrer & Alvarez, 2005

O Surgimento da Revisão Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos 1975 Declaração de Helsinque Principialismo

O Surgimento da Revisão Ética em Pesquisas com Animais 1979 Suécia ???????????

Lei 11794/2008 Art. 9o As CEUAs são integradas por: I - médicos veterinários e biólogos; II - docentes e pesquisadores na área específica; III - 1 (um) representante de sociedades protetoras de animais legalmente estabelecidas no País, na forma do Regulamento.

3 Rs ? ? ? “ Esse experimento deve ser feito?” 20 ASPECTO: Qual o critério ético para a tomada de decisão? Qual a questão ética fundamental? ? “ Esse experimento deve ser feito?” ? 3 Rs ? Relação custo - beneficio

3 Rs Leis Controle da experimentação animal Agências de financiamento Russel & Burch, 1959 Agências de financiamento Políticas editoriais Leis CEUAs Replace Reduce Refine

Escopo da proteção legal Lei 11794 /2008 Art. 2o O disposto nesta Lei aplica-se aos animais das espécies classificadas como filo Chordata, subfilo Vertebrata, observada a legislação ambiental. seres sencientes -animais mortos -formas fetais e embrionárias -invertebrados – cefalópodes

- Métodos substitutivos A validação dos métodos - ECVAM Estímulo à pesquisa A questão do ensino “O acesso à Informação e a utilização”

Aspectos em debate na Revisão 86/609 da União Européia Primatas não -humanos -Proibição do uso de animais capturados da natureza, permitindo poucas exceções e reforçando a restrição do uso de grandes antropóides.

- A redução do número de animais. Substituição Estatística adequada “Delineamentos experimentais mais precisos” FESTING, M.F.W. : estatística voltada para essa questão.

A Questão da dor animal - O Refinamento PRINCÍPIO DA ANALOGIA (neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica) “ Qualquer procedimento ou lesão que seja considerada dolorosa para seres humanos adultos, também o é para animais, mesmo quando não há uma evidência patente do comportamento doloroso”.

§ 5o Experimentos que possam causar dor ou angústia desenvolver-se-ão sob sedação, analgesia ou anestesia adequadas. § 6o Experimentos cujo objetivo seja o estudo dos processos relacionados à dor e à angústia exigem autorização específica da CEUA, em obediência a normas estabelecidas pelo CONCEA. § 7o É vedado o uso de bloqueadores neuromusculares ou de relaxantes musculares em substituição a substâncias sedativas, analgésicas ou anestésicas. § 8o É vedada a reutilização do mesmo animal depois de alcançado o objetivo principal do projeto de pesquisa. § 9o Em programa de ensino, sempre que forem empregados procedimentos traumáticos, vários procedimentos poderão ser realizados num mesmo animal, desde que todos sejam executados durante a vigência de um único anestésico e que o animal seja sacrificado antes de recobrar a consciência.

Aspectos relacionados às cirurgias apresentados nos trabalhos apresentados no V Congresso Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia, sem parecer da Comissão de Ética. Tipo de Trabalho Nº de trabalhos Trabalhos na íntegra que envolveram cirurgia 27 Em relação à anestesia Especificada 13 Não especificada 8 Não citada 6 Em relação à analgesia pós-cirúrgica Citada 7 18 Não se aplica* 2 Em relação a cuidados pós-cirúrgicos Citados 16 Não citados 9 Paixão, R. L. & Labarthe, N. Revista Brasileira de Ciência Veterinária, 9 (1): 41-47, 2002. * Dois trabalhos não envolveram a recuperação do animal após a cirurgia, ocorrendo a morte do animal sob anestesia..

Estudos dolorosos envolvendo roedores em periódicos indexados. Anestesia e Analgesia pós-operatória em cirurgia experimental com roedores de laboratório: estamos progredindo? Estudos dolorosos envolvendo roedores em periódicos indexados. 1990-1992 2000-2002 112 126 ANALGESIA ? 3% 20% Richardson & Flecknell, ATLA, 33:119-127, 2005.

“Não é o conhecimento, mas sim o conhecimento do conhecimento, que cria o comprometimento. Não é saber que a bomba mata, e sim, saber o que queremos fazer com ela que determina se a faremos explodir ou não. Em geral, ignoramos ou fingimos desconhecer isso, para evitar a responsabilidade que nos cabe em todos os nossos atos cotidianos, já que todos estes – sem exceção – contribuem para formar o mundo em que existimos e que validamos, precisamente por meio deles, num processo que configura o nosso porvir... Confundimos a imagem que buscamos projetar, o papel que representamos, com o ser que verdadeiramente construimos em nosso viver cotidiano”. (Maturana & Varela, 2003)

Obrigada! rpaixao@vm.uff.br