Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

EMEF DES MANOEL CARLOS FIGUEIREDO FERRAZ
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
histórias de superação e valorização da vida
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Jogos tradicionais: Rodas cantadas
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
1 CENSO ESCOLAR 2011 ORIENTAÇÕES SOBRE O CADASTRAMENTO DE DOCENTES - CADASTRO DE ALUNOS Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CIE - Centro de Informações.
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
REGISTROS.
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Floreios (acrobacias)
Jogos Tradicionais Portugueses.
Metodologia de Ensino e Extensão
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Madier Vidal André Gnoatto Suzan Modsieski Maiara Sgrott Delaine Til Jhonatan Amorim Beatriz Muller Naísa Radtke Kamila Trainotti.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
Brincadeiras infantis
Jogos tradicionais portugueses
Desenvolvimento motor
SILVANA BERBEL FERNANDES
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
SITUAÇÕES.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Boliche dos substantivos
Atividade complementar 04
Brincadeiras para Crianças
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Formação continuada 2º Encontro
Softwares Educacionais
Transcrição da apresentação:

Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças.

É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina    complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina   obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias

A Educação Física escolar deve interagir com as demais disciplinas, em todas as iniciativas que oportunizem a produção e a socialização do conhecimento, a partir de interesses transformadores. Este caráter interdisciplinar está presente na citada Proposta Curricular, ao se referir aos pontos comuns com as demais disciplinas.

É importante que o Curso do Magistério, por sua ação profissionalizante, desenvolva a consciência de corporeidade em seus alunos, bem como o conhecimento de que o movimento é fundamental para a criança conhecer-se e perceber-se, enquanto corporalidade e movimento.

O professor deve assumir a Educação Física como ação pedagógica consciente e comprometida com a totalidade do processo educativo, o qual, emergindo do social, a ele retorna numa ação dialética. Para tanto, é necessário que esta ação seja norteada por uma concepção clara de mundo, homem, sociedade e educação que se pretende, onde o movimento humano, como instrumento de transformação social, deverá ultrapassar o corporal individual e chegar à vivência coletiva. Nesta convivência, da qual ninguém deve ser excluído, o aluno passará a reconhecer a importância da Educação Física como um meio prazeroso de aprendizagem e desenvolvimento.

.

Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física ecoordenação. Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês - rope skipping - que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.

No jogo básico dois participantes seguram cada um uma ponta da corda, batendo-a em círculo e de forma ritmada enquanto o terceiro integrante pula, assim que ela tocar o chão. Para deixar o jogo mais divertido tanto o ritmo das batidas quanto os pulos podem variar. Quanto maior o número de jogadores e mais rápido o ritmo mais difícil fica, ainda mais se os pulos forem coreografados por cantigas como esta: 

Um homem bateu em minha porta E eu abri Um homem bateu em minha porta  E eu abri.  Senhoras    e senhores, ponham a mão no chão (o jogador pula e rapidamente abaixa e toca o chão)  Senhora e senhores, pulem num pé só (o jogador pula com um só pé)  Senhoras    e senhores, deem uma rodadinha (o jogador pula e roda)  E vá pro olho da rua! (o jogador sai debaixo da corda) 

Dica: para os mais experientes é possível usar duas cordas sendo que a que ficar na mão esquerda bate-se no sentido horário e a da mão direita no sentido anti-horário. Para crianças menores, a corda pode ser usada em jogos mais simples, como ‘Cobrinha’ (os batedores encostam a corda no chão e a movimentam rapidamente da direita para a esquerda, enquanto o pulador atravessa de um lado para o outro sem tocar a corda) ou ‘Reloginho’ (um batedor fica no centro, girando a corda, que ficará um pouco estendida no chão enquanto os puladores, que ficam em volta do batedor em círculo, saltam assim que a corda se aproxima para não serem atingidos). 

Algumas canções para se pular corda.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA... Bater corda, cobrinha, relógio

Suco gelado caramelizado qual a letra da sua namorada a,b,c,d daniel morreu na cruz e deixou de herança 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15 filhos...

Copo de leite, leite derramada (ou leite bem gelado) qual é a letra de seu namorado, A, B, C,... (na letra que errar ao pular, disse um nome que comece com essa letra que será o namorado e vai saltar de novo com a seguinte canção...) Exemplo: João morreu e deixou de herança, 1,2,3...

Salada, saladinha, bem temperadinha Com sal, pimenta, fogo, foginho, fogão (quando chega a fogão começa a bater a corda forte)