ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Programa Bolsa Família
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PLANO DE GESTÃO.
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Secretaria de Educação Básica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
PLENÁRIA FINAL.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano Estratégico Regional de Turismo
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
ÁREA SOCIAL Grupo Objetivos 1 e 2. PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 1Wilson M. KishiCuiabáSecretário Adjunto de Esporte e Lazer 2Luiz Antonio TolotliCurvelândiaPresidente.
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Contexto de atuação do CME
Educação básica de qualidade para todos
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Execução Orçamentária 2009 (janeiro-outubro). “Muita propaganda e pouco resultado” Assessoria de Finanças da Liderança do PT na ALESP.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
SORRISO. ÁREA SOCIAL Grupo Objetivos 1-2 PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Josinete Regine de A. FonsecaCuiabá Coord. de Orçamento - Secretaria.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
ÁREA SOCIAL Grupo. 1) Emprego e renda 1. Implantar um Centro de Apoio as famílias para a geração de emprego e renda (qualificação, inserção no mercado.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
VITÓRIA DA CONQUISTA Poções Água para Todos Perfurados sete poços no período de , com investimento de R$ 110,5 mil Construídas 91 cisternas no.
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
Programa Bolsa Família
PRIMAVERA DO LESTE. ÁREA ECONÔMICA Grupo Único PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Pascoal Lopes dos SantosDom AquinoSec. Agricultura 02Ciro S.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Transcrição da apresentação:

ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2

PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais das crianças e adolescentes, como os projetos XANÉ e “cidadão do futuro” (em execução em Tangará da Serra e Nova Olímpia); 1.2 investir na construção de escolas rurais e/ou na criação de modalidades de ensino modular, para atender dispositivo legal que determina que as crianças não fiquem por mais de uma hora no ônibus escolar;

1.3 instrumentalizar as escolas para lidar com as deficiências escolares originadas dos problemas familiares (divisão escolar com competência profissional para apoiar as famílias); 1.4 desenvolver estudos estatísticos para priorizar a relação entre a oferta de vagas em escolas e o número de alunos com idade escolar. Esse estudo otimiza recursos para investimento educacional; 1.5 desenvolver a educação (ênfase no nível médio) no meio rural através de: a) incentivo salariais para os professores das escolas rurais, b) adoção de currículos diferenciados adequados a realidade rural, c) apoio as prefeituras para construção de escolas na zona rural;

1.6 Definir e tornar públicos os critérios que determinam os valores dos repasses do Estado aos municípios relativos ao transporte escolar; 1.7. Investir na qualificação dos professores através de oferta de cursos superiores na região e/ou apoio para o transporte e o alojamento no caso de cursos oferecidos fora da região; 1.8. Investir na construção, ampliação e reforma nas escolas de ensino fundamental e médio nos municípios da região (dotar na escolas de instalação e estruturas apropriadas);

1.9. Implementar bibliotecas nas escolas, principalmente para atender os alunos do 2. grau;

2 – OPORTUNIZAR E FACILITAR O ACESSO A LINHAS DE CRÉDITO PARA MICRO E PEQUENOS EMPREENDIMENTOS, INCENTIVANDO A AMPLIAÇÃO DO MERCADO: 2.1. Apoiar o desenvolvimento de projetos para o aproveitamento de resíduos da madeira (V.B.S. Trindade, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Comodoro e Conquista d’Oeste);

3 – INTENSIFICAR AÇÕES PARA GARANTIR OS DIREITOS SOCIAIS BÁSICOS: 3.1. Criação de um novo pólo regional de saúde em Pontes e Lacerda (desmembrado de Cáceres), com implantação do Hospital Regional (já iniciado pela prefeitura) e laboratório de referência (LAREN); 3.2. Aumentar o número de A.I.H. (Autorização de Internação Hospitalar) nos municípios da região; 3.3. Melhorar as condições de funcionamento do Hospital da Missão Cristã Brasileira, localizado em V.B.S. Trindade, através de parceria com o governo do Estado;

3.4. Criar incentivos salariais que estimulem o estabelecimento dos médicos especialistas e outros profissionais de saúde nos municípios pólos; 3.5. Implementar uma política habitacional observando os seguintes atributos: a)Atender aos servidores públicos estaduais e municipais, através de negociação do Estado com os agentes financeiros, para o estabelecimento de condições diferenciadas; b)Atender de forma diferenciada os beneficiários que se encontram em situações de renda diferentes; c)Promova a cooperação entre os três níveis de governo e a população beneficiada, visando otimizar os recursos ; d)Adote mecanismos que impeçam a comercialização desordenada dos imóveis pelos beneficiários

8 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO: 8.1. Desenvolver projetos de educação da sociedade, visando sensibilizar os cidadãos para cumprir com suas responsabilidades em relação ao saneamento básico;

9 – ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CONSIDERANDO AS APTIDÕES DE CADA REGIÃO, COM VISTAS À REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS: 9.1. Apoiar a valorização da cultura tradicional como meio de alavancar o desenvolvimento regional (caso de V.B.S.Trindade);

Outras sugestões: 1. Unificar as regionalizações administrativas adotadas pelos órgãos do governo estadual; 2.Manter a vinculação de Sapezal ao Pólo de Saúde e de Segurança de Tangará da Serra; 3.Desativação do presídio de Vila Bela SS. Trindade.