Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute

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Transcrição da apresentação:

Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute PMBOK – Project Management Body of Knowledege

Projeto O que é? Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Exemplo: Desenvolver ou adquirir um novo sofware Levar a cabo uma campanha política Implementar mudança organizacional

Temporário Cada Projeto tem início e um fim muito bem definidos Fim do Projeto: quando seus objetivos foram alcançados, quando se torna claro que eles não serão mais alcançados ou quando a necessidade do projeto não existe mais. E o produto ou serviço do projeto?

Único Os projetos envolvem o desenvolvimento de algo que nunca foi feito antes. Um produto ou serviço pode ser único mesmo que já tenha sido desenvolvido uma infinidade em sua categoria. Ex: construção de um edifício.

Gerência de Projetos É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requerimentos do projeto. Este é um problema multifacetado. Cite e organize áreas que você acha que um projeto deva ser gerenciado.

Áreas As Áreas da Gerência de Projetos, descreve os conhecimentos e práticas em gerência em termos dos processos que as compõem: Gerência da Integração do Projeto Gerência do Escopo do Projeto Gerência do Tempo do Projeto Gerência do Custo do Projeto

Áreas Gerência da Qualidade do Projeto Gerência dos Recursos Humanos do Projeto Gerência das Comunicações do Projeto Gerência dos Riscos do Projeto Gerência das Aquisições do Projeto

Fases do Projeto Em geral um projeto é dividido em várias fases visando um melhor controle gerencial e uma ligação mais adequada de cada projeto aos seus processos operacionais contínuos. Cada Fase do projeto é marcada pela conclusão de um ou mais produtos da fase (deliverables).

Fases do Projeto Essas revisões são comumente chamadas: A conclusão de uma fase é marcada pela revisão dos principais subprodutos e pela avaliação do desempenho do projeto, tendo em vista: Determinar se o projeto deve continuar Detectar e corrigir erros a um custo aceitável Essas revisões são comumente chamadas: Saídas de Fase (phase exits) Passagens de estágio ( stage gates) Pontos de Término ( kill points)

Grupos de Processos da Gerência Iniciação – autorização do projeto ou fase (I) Planejamento: definição e refinamento dos objetivos e seleção da melhor das alternativas de ação para atingir os objetivos. (P) Execução: coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano. (E) Controle: assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos através da monitoração regular do seu pregresso para identificar variações do plano e portanto ações corretivas. (C). Encerramento: formalizar a aceitação do projeto ou fase e encerrá-lo de forma organizada. (F)

Gerência de Integração Desenvolvimento do Plano do Projeto (P) Execução do Plano do Projeto (E) Controle Integrado de Mudanças (C).

Gerência de Escopo Iniciação (I) Planejamento do Escopo; Detalhamento do Escopo. (P) Verificação do Escopo; Controle de Mudança do Escopo (C).

Gerência de Tempo Definição das atividades; Seqüenciamento das atividades Estimativa de Duração Atividades Desenvolvimento Cronograma. (P) Controle Cronograma (C).

Gerência de Custos Planejamento dos Recursos Estimativa dos Custos Orçamento dos Custos. (P) Controle dos Custos (C).

Gerência da Qualidade Planejamento da Qualidade. (P) Garantia da Qualidade. (E) Controle da Qualidade (C).

Gerência de Recursos Humanos Planejamento Organizacional Montagem da Equipe. (P) Desenvolvimento da Equipe. (E)

Gerência de Comunicação Planejamento das Comunicações. (P) Distribuição das Informações. (E) Relato de Desempenho. (C) Encerramento Administrativo. (F)

Gerência de Riscos Planejamento da Gerência de Risco Identificação dos Riscos Análise Qualitativa dos Riscos Análise Quantitativa dos Riscos Planejamento de resposta a Riscos. (P) Controle e Monitoração dos Riscos. (C)

Gerência de Aquisição Planejamento das Aquisições Preparação das Aquisições. (P) Pedido de Propostas Seleção dos fornecedores Administração dos Contratos. (E) Encerramento dos Contratos. (F)

Gerência de Riscos Planejamento da Gerência de Risco Entradas Project Charter Políticas Organizacionais de Ger. De Risco Funções de Responsabilidade definidas Tolerância a risco das partes envolvidas Padrões de Plano de Gerência a Risco Estrutura analítica de Projeto Ferramentas e Técnicas Reuniões de Planejamento Saída Plano de Gerência de Risco

Gerência de Riscos Identificação dos Riscos Entradas Plano de Gerência de Risco Outros planos de Projeto Categoria de risco Informações Históricas Ferramentas e Técnicas Revisão de Documentações Técnicas de Reunir informações Cheklist Análise de Premissas Técnicas de Diagramação Saída Riscos Gatilhos Saídas para outros processos

Gerência de Riscos Análise Qualitativa dos Riscos Entradas Plano de Gerência de Risco • Riscos Identificados Situação do Projeto; • Tipo do Projeto Precisão dos Dados • Restrições Escala de Probabilidade e Impacto Ferramentas e Técnicas Probabilidade de Risco e Impacto Matriz de Graduação Probabilidade / Impacto Teste das Premissas do Projeto Classificação da precisão dos dados Saída Classificação do Risco global do projeto Lista dos riscos prioritários Riscos para análise e gerenciamento adicionais Tendências em resultados de análise qualitativa de riscos

Gerência de Riscos Análise Quantitativa dos Riscos Entradas Plano de Gerência de Risco • Riscos Identificados Lista de riscos prioritários • Informações históricas Avaliação Especializada • Outros planos de projeto Lista de riscos para análise e gerenciamento adicionais Ferramentas e Técnicas Entrevistas Análise de sensibilidade Análise de árvore de decisão Simulação Saída Lista dos riscos prioritários quantificados Análise probabilística do projeto Probabilidade de alcançar os objetivos de custo e tempo Tendências em resultados de análise quantitativa de riscos

Gerência de Riscos Planejamento de resposta a risco Entradas Plano de Gerência de Risco • Análise probabilística do projeto Lista de riscos prioritários • Probabilidade de alcançar resultados Classificação do risco global • Tolerância a risco Lista de respostas potenciais • Responsáveis pelos riscos Causas comuns de riscos • Tendência nos resultados Lista priorizada dos riscos quantificados Ferramentas e Técnicas Evitar o risco • Transferência Mitigação • Aceitação Saída Plano de resposta a riscos Riscos residuais e secundários Acordos contratuais Entradas para um plano revisado do projeto

Gerência de Riscos Controle e Monitoração de Riscos Entradas Plano de Gerência de Risco • Plano de Resposta aos riscos Comunicação do Projeto Mudança do Escopo Análise e Identificação de riscos adicionais Ferramentas e Técnicas Auditoria do projeto de resposta a riscos Revisão periódica do plano • Análise de valor agregado Medida de desempenho técnico Saída Planos de workaround Ações corretivas Solicitações de mudanças no projeto Atualização do plano de resposta a risco Banco de dados de risco