Introdução ao Marketing

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Transcrição da apresentação:

Introdução ao Marketing

O que é o marketing? Definição em sentido estrito: “Conjunto de meios de que uma empresa dispõe para vender os seus produtos e serviços aos seus clientes com rentabilidade”. (Mercator XXI, 2004, p.24) O marketing sempre existiu? SIM

O marketing sempre existiu? SIM Todas as empresas desde que existem têm a preocupação de vender os seus produtos aos seus clientes.

O que mudou?

Resposta: Sob a influência de diversos factores económicos, tecnológicos e científicos, foi o modo como as pessoas o praticam e a própria concepção que têm dele.

COMO EVOLUIU O MARKETING ?

(Século XIX, início do século XX) ESTÁGIO ARTESANAL (Século XIX, início do século XX) O marketing é interactivo e one-to-one. Os empresários aplicam o conceito de marketing sem o conhecer tal como existe hoje. Os produtos e preços são adequados a cada segmento e a comunicação é pessoal. Marketing sobretudo intuitivo, que só é possível em mercados de pequena dimensão.

ESTÁGIO INDUSTRIAL (Até aos anos 30) O desenvolvimento dos meios de transporte (caminhos- de-ferro, barco, automóvel), transformou o espaço económico, permitindo o aparecimento de mercados de massa. Economia industrial vocacionada para criar mercados, com baixos preços, não para lutar com os concorrentes, mas para permitir a abertura dos mercados. O marketing limitava-se à distribuição física e venda.

Visão tradicional da empresa (Até a 2ª G.M.) Clientes Empresa Concorrentes Concorrentes Fornecedores de capitais Fornecedores de trabalho Fornecedores de bens

ESTÁGIO DO CONSUMIDOR (Anos 40, 50 e 60) Verifica-se uma oferta abundante, com baixos preços e a concorrência intensifica-se. A concorrência torna as empresas cada vez mais dependentes das escolhas do consumidor, tornando-se o mercado o activo mais precioso O marketing deixa de ser encarado como um conjunto de meios para escoar a produção, mas como uma forma de orientar a partir do mercado a política de produtos, preços, comunicação e distribuição – Marketing – mix (W. Stanton).

ESTÁGIO DO VALOR (Anos 70 e 80) O marketing assume cada vez mais importância não só na boa adaptação ao mercado, mas também ao nível da diferenciação das empresas (aposta nas marcas) A marca aparece como um capital da empresa de identificação e diferenciação (valores, história, dimensão, objectivos pretendidos) Melhoram-se significativamente os métodos de pesquisa de mercados, para melhor conhecimento das necessidades e preferências dos clientes.

ESTÁGIO RELACIONAL (Anos 90 -....) O desenvolvimento das novas tecnologias, nomeadamente, a internet, veio conferir ao marketing virtudes da interactividade, personalização e da relação. Veio dar às empresas a possibilidade de interagirem melhor com os seus clientes, (internet, wap, telemóvel, video-conferência,...), e deste modo, conhecê-los e diferenciá-los.

Fornecedores de trabalho Nova visão da empresa e sua envolvente Concorrentes Mercado Fornecedores de trabalho Fornecedores de capitais Empresa Fornecedores de bens

A EVOLUÇÃO DO MARKETING – SÉC. XX Mkt de massas Mkt segmentado Mkt individualizado Mercado Segmentos de mercado Clientes individuais (Até a 2ª G.M) (Após a 2ª G.M) REDEFINIÇÃO (Finais da déc.90 com o desenvolvimento das novas tecnologias de Informação e robótica)

ALARGAMENTO DO ÂMBITO DO MKT Mkt aparece após a concepção do produto, fabrico e estabelecimento do preço. As empresas sentem dificuldades para escoar os seus produtos, fidelizar e conquistar novos clientes Vender-lhes aquilo que na realidade esperam, ao preço que estão dispostas a pagar.

Onde poderemos aplicar o marketing?

“ Oh mãe, não te esqueças de passar no talho...” Lista de compras Automóveis Residências Empréstimos bancários Desempregados Políticos Igrejas Associações humanitárias Solteiros Médicos Electricistas Açucar “ Oh mãe, não te esqueças de passar no talho...”

Extensão do mkt a novos sectores de actividade Surge em empresas de bens de consumo Estende-se: Bens semi-duráveis (Automóvel, electrodomésticos..) Bens duráveis (Habitação, terrenos...) Serviços (Banca, viagens, turismo, espectáculos..) Produtos industriais Partidos políticos, organizações religiosas e solidariedade Pessoas Clubes ...

NÃO! Generalização prévia do marketing “ É o conjunto de meios de que dispõe uma empresa para vender os seus produtos ou serviços aos seus clientes de um modo rendível”. Esta definição fará sentido? Faz sentido falar em empresas, clientes, vendas e rendibilidade? NÃO!

Definição de marketing em sentido lato Nova definição: “É o conjunto dos métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus objectivos”. Mercator (2004, p. 28)

Marketing de consumo

Marketing de serviços

Marketing social

Questões para reflectir... 1ª) A que se deve a mudança de orientação da empresa relativamente ao cliente, após a 2ª G.M.? 2ª) Qual o interesse da segmentação de mercado para a empresa? 3ª) Será que o Sr. Manuel da mercearia do tempo das nossas avós... conseguiria ser um bom gestor de marketing? 4ª ) Na sua opinião, como é que a empresa pode conhecer as expectativas dos clientes?

Questões para reflectir... 5ª) Considerando as duas definições de marketing, preencha a tabela seguinte: Def.1) “Conjunto de meios de que uma empresa dispõe para vender os seus produtos e serviços aos seus clientes com rentabilidade”. Def. 2) “É o conjunto dos métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus objectivos”. Concepção anterior Concepção actual fábrica Público lucro