OUVIDORIAS NOS BANCOS: BALANÇO DO 1º TRIMESTRE DE ATIVIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Advertisements

É importante para o Bradesco
23/03/2017 CRÉDITO PARA O TURISMO Janeiro
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
1.
Atendimento ao Cliente
Telemarketing.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
VII Seminário Internacional CPC “A Convergência das Normas Contábeis”
01 de Março de 2005 Teleconferência. 2 Objetivo principal Criação da Nova Sociedade (Instituição Financeira), responsável pela estruturação e comercialização.
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Werson Rêgo Blue Tree Park – DF Junho de 2008
Tarifas Bancárias: análises, desafios e perspectivas Novembro 2007 São Paulo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO.
Funções Essenciais dos Bancos
Fonte das informações:
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão de Defesa do Consumidor CÂMARA DOS DEPUTADOS 25 OUT 2011.
TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON
Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/SP
Soluções Postais para Órgãos Públicos Fórum SPOA – 23/05/2013.
Fórum de Empreendedorismo
TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
no Serviço Móvel Pessoal
Um foco no apoio profissional na Gestão Pessoal do Médico Ação 2011.
Um foco no apoio profissional na Gestão Pessoal do Médico Ação 2011.
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
Univercidade Marketing de Relacionamento
Por que investir? 09 de junho de 2010
Matemática Financeira – Unidade 2
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
PARCERIA.
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Para ajudar os leitores a organizar as contas e aplicações em meio a esse cenário instável, o GLOBO está lançando uma série de serviços em seu site.
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Outubro de 2008.
Projeto: Capacitação em GP
Prof. MSc Dimas A Gonçalves CEA PUC Campinas
Trabalho realizado por
ESTRUTURA INSTITUCIONAL E BOAS PRÁTICAS DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –
Cursos preparatórios para profissionais do mercado financeiro
Aula 9 Segmentação de mercado Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A VB facilita há 14 anos a rotina de trabalho das empresas no fornecimento obrigatório de Vales-Transporte aos seus funcionários.
SIM – Sistema Integrado Imobiliário
F ó rum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Comitê Temático Investimento e Financiamento Abril/08.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar - COPISS
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli. 1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para.
Associação Norte Paranaense
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
O Ministério Público Federal e a tutela do consumidor brasileiro Dr. José Elaeres Marques Teixeira Subprocurador-Geral da República Coordenador da 3ª Câmara.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PARCELAMENTO INCENTIVADO
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 09 – Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando de.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente.  Valor total: conjunto de benefícios esperados.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
Somos uma consultoria Multinacional atuando no Brasil desde 1990 na área de Recursos Humanos. Estamos selecionando para nosso cliente (ABDE) profissionais.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Audiência Pública Câmara Federal REDUÇÃO OU INTERRUPÇÃO DE TRÁFEGO DE DADOS DA INTERNET MÓVEL Brasília-DF, 08/04/2015.
Transcrição da apresentação:

OUVIDORIAS NOS BANCOS: BALANÇO DO 1º TRIMESTRE DE ATIVIDADES A Resolução 3.477/07 e as Ouvidorias nos bancos Programa de capacitação e certificação de Ouvidores: FEBRABAN e FGV 3. Balanço do 1º trimestre de atividades 4. Ações em curso 5. Considerações finais São Paulo, 09 de janeiro de 2008

1. A Resolução 3.477/07 e as Ouvidorias nos bancos “Atribuição de assegurar a estrita observância das normas legais e regulamentares relativas aos direitos do consumidor e de atuar como canal de comunicação entre essas instituições e os clientes e usuários de seus produtos e serviços, inclusive na mediação de conflitos.” (Art. 1º) Divulgação ampla e facilidade de acesso, inclusive por meio de linha DDG 0800. (Art. 1º, § 4º, I a III) Atribuições: Receber e encaminhar as reclamações não solucionadas pelo atendimento habitual (agências e SACs); informar prazo previsto para solução, em até 30 dias; propor medidas de aprimoramento. (Art. 2º)

1. A Resolução 3.477/07 e as Ouvidorias nos bancos Todos os integrantes das Ouvidorias devem ser considerados aptos em exame de certificação organizado por entidades de reconhecida capacidade técnica, que inclua, ao menos, temas relacionados à ética, aos direitos e defesa do consumidor e à mediação de conflitos. (Art. 5º, § 1º) Sistemas de registro que permitam identificação e documentação do histórico dos atendimentos, das medidas adotadas e dos dados dos clientes e usuários. (Art. 6º) Início de atividades: 01.10.2007  alguns bancos já tinham suas Ouvidorias em operação antes desta data.

2. Programa de capacitação e certificação de Ouvidores: FEBRABAN e FGV Atendimento ao disposto no art. 5º, da Res. 3.477/07. 3 níveis de certificação: básica, intermediária e plena. Carga horária: 148 horas/aula (o mais completo do mercado). Conteúdo programático: Conceitos fundamentais: papel dos bancos na sociedade; distinções entre SAC e Ouvidoria; Direitos e defesa do consumidor; Sistema Nacional de Defesa do Consumidor: estrutura e funcionamento; principais reclamações de consumo da área financeira perante os Procons; normas setoriais (BACEN);

2. Programa de capacitação e certificação de Ouvidores: FEBRABAN e FGV Conteúdo programático: c) Ética; meios alternativos de solução de conflitos; mediação; técnicas de negociação; Operações de crédito (PF e PJ-ME); cartões; Internet Banking; conta-corrente; Ouvidorias: histórico e conceitos fundamentais; modelos de estruturação e funcionamento. Para 2008, será incluída a temática da Auto-Regulação do Sistema Bancário (em desenvolvimento pela FEBRABAN). 1ª turma: 12/2007 a 01/2008  20 participantes  Certificação Plena.

2. Programa de capacitação e certificação de Ouvidores: FEBRABAN e FGV Professores (escolhidos em parceria entre a FEBRABAN e a FGV): Miriam Bretzke, Ricardo Morishita Wada, Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes, dentre outros. Média de avaliação do curso, pelos participantes (relativa a 12/2007): 8,5. Programação para 2008: Turmas para os 3 níveis de certificação; Turmas em outras capitais (por ora, planejamento inclui Belém, Brasília e Porto Alegre); Turmas de até 30 alunos, abertas aos interessados em geral (não restritas a profissionais de bancos).

3. Balanço do 1º trimestre de atividades: informes gerais Bancos participantes dos dados aqui contidos (10): BANCO DO BRASIL / BANCO DO NORDESTE DO BRASIL BRADESCO / CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CITIBANK / ITAÚ / NOSSA CAIXA REAL / SANTANDER / UNIBANCO NÚMEROS DO SETOR (2006) Mais de 102 milhões de contas correntes 79 milhões de cartões de crédito 37 bilhões de transações anuais

MÉDIA: 569 DEMANDAS / BANCO / MÊS 3. Balanço do 1º trimestre de atividades: números ASSUNTO TOTAL PERCENTUAL Atendimento pessoal nas agências 880 5,15% Atendimento por telefone (Agências e Centrais / SACs) 231 1,35% Auto-atendimento (terminais eletrônicos) 315 1,85% Cartão de crédito 4.608 27,00% Conta-Corrente 1.709 10,01% Empréstimos e financiamentos 1.583 9,27% Internet Banking 122 0,71% Negativação indevida 353 2,07% Renegociação de dívida 911 5,34% Seguros / Capitalização / Previdência 728 4,27% Tarifas 716 4,19% Diversos 4.915 28,79% 17.071 100% MÉDIA: 569 DEMANDAS / BANCO / MÊS

3. Balanço do 1º trimestre de atividades: outros aspectos A) PROCEDÊNCIA / IMPROCEDÊNCIA DAS RECLAMAÇÕES Dos bancos que informaram esse dado (6), a média de procedência das demandas foi de 55,22%, no período. B) ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS Nos bancos que informaram esse percentual (7), a média de pleitos atendidos, no período, foi de 79,54%. C) SATISFAÇÃO DOS CLIENTES COM A OUVIDORIA - 4 bancos realizaram pesquisas de satisfação com clientes que fizeram uso dos serviços de suas Ouvidorias  O percentual de satisfação obtido foi de 82,75%.

3. Balanço do 1º trimestre de atividades: satisfação dos clientes, canais de acesso e meios de divulgação D) CANAIS DE ACESSO DISPONIBILIZADOS ÀS OUVIDORIAS 100% dos bancos provêem acesso via 0800; 100% via Internet; 80% via E-mail; 70% via Fax; 60% via Caixa Postal; Outros meios informados: Formulários (nos sites e agências). E) CANAIS DE DIVULGAÇÃO UTILIZADOS 100% dos bancos utilizam folhetos e/ou cartazes nas agências; 90% utilizam os extratos; 50% utilizam talões de cheques; 50% utilizaram jornais e revistas; 40% utilizaram mala direta.

Prazo pretendido para atendimento (entre 3 e 10 dias) 3. Balanço do 1º trimestre de atividades: Avaliação de eficácia da ação das Ouvidorias F) PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AVALIAÇÃO DE EFICÁCIA Prazo pretendido para atendimento (entre 3 e 10 dias)  6,42 dias corridos (média registrada no período por 7 bancos que a informaram) Porcentagem de pleitos procedentes atendidos  79,54% (média registrada no período, em 7 bancos) Porcentagem de satisfação com o atendimento (pesquisas de opinião com usuários das Ouvidorias)

 Principais razões identificadas para esse aumento: 3. Balanço do 1º trimestre de atividades: Avaliação de eficácia da ação das Ouvidorias F) PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AVALIAÇÃO DE EFICÁCIA Variação no número de reclamações no período perante os órgãos públicos de atendimento ao consumidor (PROCONS e BACEN): Comparativo 2006/2007: aumento médio entre 15% e 20% nas demandas registradas perante esses órgãos.  Principais razões identificadas para esse aumento: 1. Aumento do número de clientes ativos (bancarização); 2. Maior variedade de produtos e serviços ofertados (espaço para melhorias na apresentação / oferta / comercialização); 3. Maior acesso a produtos e serviços financeiros, por parte da população que nunca lidou com eles (déficit de informação); 4. Plano Bresser (fornecimento de documentos / extratos).

3. Balanço do 1º trimestre de atividades: Avaliação de eficácia e oportunidades de melhoria F) PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AVALIAÇÃO DE EFICÁCIA - Objetivo de redução gradual e contínua do número de demandas perante os órgãos externos de atendimento ao consumidor. - Para os bancos que já mediram essa variação entre o 1º trimestre de atuação da Ouvidoria e o trimestre anterior, foi percebida uma queda no número de demandas junto aos Procons e Bacen (percentual ainda não definido  queda mais acentuada junto ao Bacen do que junto aos Procons). G) OPORTUNIDADES DE MELHORIA IDENTIFICADAS - 342 oportunidades de melhorias já foram identificadas pelas Ouvidorias, atingindo: processos e rotinas; contratos; produtos e serviços; comunicação; treinamento das equipes.

4. Ações em curso Reuniões técnicas entre FEBRABAN e SNDC: continuidade Roteiro para encerramento de contas-correntes; Em pauta: contratos de crédito bancário. Desenvolvimento e ampliação do STAR: a) Adaptação às novas normas do BACEN; b) Inclusão das cestas de produtos e serviços (‘pacotes’) Desenvolvimento do projeto de auto-regulação do sistema bancário. Divulgação, no site da FEBRABAN, dos canais de acesso aos sistemas de atendimento de diversos bancos (30, até esta data)  convite enviado a todos os bancos associados.

4. Ações em curso

5. Considerações finais Grande potencial das Ouvidorias para: a) Efetiva melhoria do relacionamento entre os bancos e seus clientes (informação / comunicação / solução amigável de conflitos); b) Identificação de oportunidades de melhoria dos produtos e serviços bancários ofertados no mercado, a partir da visão e dos interesses dos usuários do Sistema Financeiro; c) Absorção / redução de demandas de consumo perante os órgãos oficiais (Procons, BACEN e Judiciário)  soluções mais céleres e menos dispendiosas; d) Consolidação da incorporação dos princípios e normas de defesa do consumidor à atividade bancária.