Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Visão Global do Projecto
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Centro de Estudos e Investigação
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
O NÓNIO NA ESCOLA Nº8 DE SETÚBAL. Antes 4 O MATERIAL INFORMÁTICO QUE A ESCOLA POSSUÍA ESTAVA DESACTUALIZADO.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
UNIVERSIDADE DE LISBOA
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Projecto de Intervenção
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Departamento do Ensino Secundário
Educação e Tecnologias
Santarém Março a Julho de 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Matriz de Avaliação de Educação Musical
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Seminário de Integração Profissional IV
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Perguntas de Modelação
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS “ simplesmente eu…” Filipe José Gomes Reis Teixeira (nº41540) Mestrado em Educação Musical no Ensino Básico INSTITUTO PIAGET Campus.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
Integração Curricular das TIC. Integração Curricular das TICs Fátima Rodrigues Moreira  Licenciada em Eng.ª Informática  Professora do Quadro do Grupo.
Instituto A Vez do Mestre
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Escola Secundária de Monserrate
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Seminário de Integração Profissional V 3.º ano – 2.º semestre Ano letivo 2012/2013 Discentes: Ana Patrícia Cal, 9835 Diana Ferreira, 9837 Docente: Ana.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Transcrição da apresentação:

Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo (Decreto-Lei n.º 468/88, de 16 de Dezembro) João Nuno Iria Mestrado em Administração e Gestão Escolar (1ª edição) Vila Nova de Gaia, Julho de 2010 Sob a orientação de: Cândida Mota

Mestrado Administração e Gestão Escolar Formação base em Engenharia Informática; Especial gosto pela Administração e Gestão; Paixão pelo Ensino e Formação. As TIC em duas vertentes educativas: Organização e gestão das Instituições; Processo de Ensino / Aprendizagem. Formação base em Engenharia Informática; Especial gosto pela Administração e Gestão; Paixão pelo Ensino e Formação. As TIC em duas vertentes educativas: Organização e gestão das Instituições; Processo de Ensino / Aprendizagem.

As Escolas de hoje! O Plano Tecnológico da Educação

Aplicação das TIC Quase todas as direcções disponibilizam alguns documentos apenas em formato digital. A Informação não ultrapassa os muros físicos da escola!

Os Professores de hoje! A ideia inicial – antes da investigação!

Trabalho Manual ou Adaptado Corta e cola das Fichas de Trabalho e Avaliação. Os acetatos convertidos para projecção de texto.

Os professores de hoje! A realidade – reflexão sobre a investigação Apesar do investimento e recursos existentes ainda não existe uma integração curricular eficaz das TIC.

Competências TIC É de salientar que os docentes demonstram competências nas TIC mas devido a vários constrangimentos nas implementações, ausência de incentivo e desmotivação, não as integram no seu trabalho, quer dentro quer fora da sala de aula. O pessoal não docente pode contribuir para o apoio na integração das TIC mas para tal necessita de adquirir competências.

Tecnologia ou Metodologia

Futuro nas Escolas

Medidas a implementar Organização de Recursos TIC – Criar as infra-estruturas e implementar as ferramentas TIC devidamente apoiado por uma equipa PTE; Formação contínua para docentes e não docentes – desenvolver e incentivar os docentes e não docentes na integração das TIC em ambiente de sala de aula e apoio à utilização e manutenção das TIC.

Equipa PTE Sobre a aplicação do despacho 700/ equipas PTE “ (…) A criação de uma equipa, composta por intervenientes com um papel diversificado e significativo nesta área, deixando o Coordenador TIC de, em muitos casos, desenvolver a sua actividade de uma forma isolada; (…)” Técnicos especializados desde docentes, não docentes, discentes ou estagiários TIC.

Trabalhos Futuros Desenvolvimento de Dissertação de Mestrado neste mesmo tema. Dois artigos científicos orientadores na integração das TIC: Para as Direcções das escolas no sentido de apoiar na criação da Equipa PTE e implementação das ferramentas TIC; Para os docentes com o objectivo de partilhar ideias e opiniões que auxiliem a integração curricular das TIC.

INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo (Decreto-Lei n.º 468/88, de 16 de Dezembro) Mestrado em Administração e Gestão Escolar Vila Nova de Gaia, Julho de 2010 João Nuno Iria Licenciado em Engenharia Informática – Ramo de Computadores e Sistemas Docente de Tecnologias de Informação e Comunicação, Área Projecto e Instalação e Manutenção de Microcomputadores. Docente de Tecnologias de Informação e Comunicação, Área Projecto e Instalação e Manutenção de Microcomputadores. Formador de Tecnologias de Informação e Comunicação a Docentes. Formador de Tecnologias de Informação e Comunicação a Docentes. Formador de Tecnologias de Informação e Comunicação a Doentes Mentais Adultos. Formador de Tecnologias de Informação e Comunicação a Doentes Mentais Adultos. Avaliador Externos Centro Novas Oportunidades. Avaliador Externos Centro Novas Oportunidades. Assessor Informático de Empresas – Sistemas Informáticos e Tecnologias Internet. Assessor Informático de Empresas – Sistemas Informáticos e Tecnologias Internet. Administrador de Condomínios Administrador de Condomínios 