2ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
O Plano de Ação Curricular na Escola
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Sofrimento Psíquico e Trabalho
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Didática? Didáticas? Qual Didática?
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
Essa é minha escola.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
Cícero paulino dos santos costa
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Nilva de oliveira brito dos santos
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Teorias do conhecimento
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Perguntas de Modelação
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Revisão de Filosofia.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
A sociologia como ciência
Concepções em Educação Matemática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Me. Heber Junio Pereira Brasão
Transcrição da apresentação:

2ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra Educação e pedagogia 2ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra

Educação e Pedagogia Educação O Ato de Educar Processo pelo qual se torna possível a gestação do novo e a ruptura do velho (p. 31). É “conduzir” de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação (p. 31). O ato pedagógico pode, então, ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível do intrapessoal como no nível da influência do meio, interação essa que se configura numa ação exercida sobre sujeitos visando provocar neles mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida (p. 31-32).

É necessária a interligação O especificamente pedagógico está no ato pedagógico de três componentes ! O especificamente pedagógico está na imbricação entre a mensagem e o educando, propiciada pelo agente (p. 32)

A prática social é o ponto de partida e o ponto de chegada da ação pedagógica (p. 32) Como instância mediadora a ação pedagógica estabelece a relação de reciprocidade entre indivíduo e sociedade (p. 32) Para que a práxis educacional seja intencional, é preciso que saiba de antemão os fins a serem atingidos no processo (p. 32) Isto significa que a educação não deve estar separada da vida nem é preparação para a vida, mas é a vida mesma (p. 32)

A educação deve abrir espaço para que seja possível a reflexão crítica da cultura (p. 33). Não há como separar educação e poder: a educação não é um processo neutro, mas se acha comprometida com a economia e a política do seu tempo (p. 33). A educação não pode ser compreendida à margem da história, mas apenas no contexto em que os indivíduos estabelecem entre si as relações de produção da sua própria existência (p. 33) Os fins se baseiam em valores provisórios que se alteram conforme alcançamos os objetivos imediatos propostos e também enquanto muda a realidade vivida (p. 32).

Que tipo de pessoa se quer formar ? Educação e Pedagogia 2. A Reflexão Pedagógica Qualquer atividade educacional que se queira intencional e eficaz tem claros os pressupostos teóricos que orientam a ação (p. 33) Base teórica-conceitual Que tipo de pessoa se quer formar ? Para qual sociedade ? Conteúdos O que ensinar ? Como ensinar ?

com o método e o conteúdo escolhidos (p. 33). Os procedimentos específicos usados em sala de aula adquirem sentido a partir do esclarecimentos dos pressupostos antropológicos, epistemológicos e axiológicos bem como da sua coerência (ou incoerência) com o método e o conteúdo escolhidos (p. 33).

Teorias sobre Educação Pedagogia: Ciência da Educação Pedagogias Filosóficas: baseadas nos modelos ideais do ser humano “universal”. Pedagogias Positivistas: buscam garantir sua cientificidade. Pedagogia Crítico-emancipatória: Instrumento político de emancipação social. (p. 34)

A que necessidades sociais O que pode e deve ser a pedagogia hoje ? A que necessidades sociais ela deve responder ? De que métodos de investigação precisará se utilizar, para tornar pertinente sua ação, no sentido de concretizar seu papel social ? (p. 34)

Educar é uma prática social intencionada (p. 34). No Brasil, precisamos de uma ciência pedagógica que, em seu fazer social, se assuma como instrumento político de emancipação humana (p. 34). Educar é uma prática social intencionada (p. 34). A Ciência Pedagógica não visa apenas a pesquisar e conhecer a realidade educativa, mas a agir sobre ela, fecundando-a, transformando-a (p. 34) A pedagogia não poderá ser ciência se não se organizar em torno da reflexão engajada, devendo se constituir como ciência crítica e reflexiva, mergulhada no universo da prática educativa, engajada nos anseios do coletivo, sabendo, por princípio, que não basta a ela ser uma ciência da crítica sobre a prática (p. 35).

Educação e Pedagogia 3. Ciências Auxiliares da Pedagogia O século XVII, destacou-se pelo rigor metodológico, seja na filosofia, seja na ciência. René Descartes Francis Bacon Galileu Galilei.... (p. 35)

e pelo rigor da teoria quando relacionada com a prática. Na Pedagogia, também no século XVII surgiu o interesse pela metodologia e pelo rigor da teoria quando relacionada com a prática. O educador Comênio foi o precursor nesse assunto, propondo métodos de ensino mais elaborados que pudessem superar o espontaneísmo em educação (p. 35) Amós Comenius 1592 -1670

Psicologia Sociologia Para Durkheim “ a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine. P.36 Portanto para Durkheim, “ a educação satisfaz, antes de tudo, as necessidades sociais” e “salta aos olhos que toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais a criança não teria espontaneamente chegado”. P.36 A psicologia aplicada à educação, contribuiu para avaliar questões como controle e distúrbio de aprendizagem, níveis de dificuldade do educando, ritmo de aquisição de conhecimento etc. p.35

Psicologia Sociologia Economia História Rousseau Pestalozzi Froebel Claparède Herbart Binet Watson Skinner Thorndike Freud Piaget Vygotsky Koffka Köhler Dewey Durkheim Marx Bourdieu Passeron Baudelot Establet Antropologia Cibernética Geografia Humana Biologia Linguística (p. 37)

a realidade educacional (p. 37) Educação e Pedagogia 4. A Especificidade da Pedagogia Ao Pedagogo cabe equilibrar as diversas contribuições teóricas que enriquecem sua teoria e lhe dão vigor (p. 37) O ponto de partida da pedagogia é sempre um problema educacional. Busca-se em seguida, a contribuição das ciências auxiliares da educação, para só então atingir o ponto de chegada, que é, de novo, a realidade educacional (p. 37)

TEORIA GERAL DA EDUCAÇÃO A partir da consciência dos problemas educacionais do seu tempo, o pedagogo estabelece objetivos realizáveis, busca os meios para atingi-los, verifica a sua eficácia, revê os processos utilizados, e assim por diante. Só dessa forma a educação se transformará em instrumento de transformação (p. 38)