CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA

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CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA Ensino Médio, 1ª Série A cibercultura e a identidade planetária

Toda estrutura virtual transacional de comunicação interativa [1] FILOSOFIA, 1º ANO - Ensino Médio A cibercultura e a identidade planetária O que é ciberespaço? Toda estrutura virtual transacional de comunicação interativa [1] . Imagem: Engenharia virtual numa planta de engenharia: 2 usuários numa parede de força / Virtual Dimension Center (VDC) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

O ciberespaço ou “rede” (LÉVY, 1999, p O ciberespaço ou “rede” (LÉVY, 1999, p. 17) é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores, não apenas a infraestrutura material de comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que esta abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Imagem: Internet / Jcarranza / Public Domain.

Com o crescimento do ciberespaço, passou a se desenvolver um conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores, ao que se denomina cibercultura [2]. Para Lemos (2003), a cibercultura é essa nova relação desenvolvida pela sociedade contemporânea entre tecnologias digitais (ciberespaço, simulação, tempo real, processos de virtualização etc) e a vida social. Imagem: Objetivos: Reflexo em redes sociais e conceitos relacionados a recriação, reuso e remix de OER (produções e processos) / Beto Steimber / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

Sociedade contemporânea Imagem: Home Screen do Cloud OS / Beanlovin20 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Sociedade contemporânea

Para caracterizar a sociedade contemporânea, Bonilla (2005a, p Para caracterizar a sociedade contemporânea, Bonilla (2005a, p. 20) salienta que esse contexto é marcado pela velocidade das transformações que estão ocorrendo nos mais diferentes âmbitos da vida social. Assim, cada transformação é provocada por outras, de forma que a complexidade é uma de suas características básicas [3]. Imagem: pictograpma de pessoas conversando / Orion 8 / Public Domain.

As mudanças nos processos tecnológicos se refletem em todos os setores da sociedade, seja na economia, nas relações de saber, nas relações de poder, nas relações entre sujeitos. No entanto, apenas condicionam, mas não determinam. Essas mudanças também são originadas na criatividade, iniciativas e nas necessidades no interior das relações, de tal forma que, no dizer de Castells (1999a, p. 42), o dilema do determinismo tecnológico é, provavelmente, um problema infundado, dado que a tecnologia é a sociedade, e a sociedade não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnológicas, o que gera um processo interativo entre ambas [4].

GLOBALIZAÇÃO Imagem: Ícone de planeta / Anderson Batista Evangelista Lima / Public Domain.

A Web 2.0 é um termo que está sendo utilizado para descrever a última evolução da técnica na internet. A Web está se convertendo em uma autêntica plataforma na qual podemos criar coisas. A transformação social mais relevante da geração da internet é a participação dos usuários como criadores e membros ativos da comunidade (PRIMO, 2006). Imagem: Uma tag cloud (um fenômeno típico da própria Web 2.0) apresentando temas da Web 2.0. / Markus Angermeier e vetorizado por Luca Cremonini / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

A Internet é um conglomerado, em escala mundial, de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP, que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados [8]. Imagem: Internet / Jcarranza / Public Domain.

Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos [9] . Imagem: Diagrama genérico de uma árvore ou hierárquico de rede de computadores / Conspiritech / Public Domain.

REDES SOCIAIS Imagem: Rede social / Thor4bp / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

O que são redes sociais? Basicamente, redes sociais são um meio de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, de que não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar. O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores. Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos [10].

Geralmente, esses sites oferecem vários níveis de controle de privacidade. Por exemplo, o Facebook permite que outras pessoas encontrem o seu perfil, procurando pelo seu nome ou endereço de e-mail, mas você pode proteger as informações particulares do seu perfil de qualquer um que você não tenha aprovado especificamente. No Twitter, você pode definir que suas atualizações sejam particulares, podendo ser vistas apenas pelas pessoas que você aprovar [11].

ÉTICA NO CIBERESPAÇO Imagem: Conceito original de um diagrama para um Media Space / Robert Stults/ Public Domain.

Ética, para Ferreira (1986:733), é o juízo referente à conduta humana suscetível de qualidade do ponto de vista do bem e do mal. Seria oportuno refletir sobre as relações interpessoais dentro do ambiente virtual, buscando perceber e analisar as distorções de atitudes entre as identidades virtuais, apontando as nuances dos valores éticos que sejam cabíveis nas diferentes realidades: real e cibernética [12].

É importante você saber que as empresas e marcas estão usando esses serviços para conseguir audiência. Esse tipo de marketing social funciona porque ele se apoia em construir uma comunidade, o que tem aspectos bons e ruins para o cliente [13]. Imagem: Computador-globo / DTR / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

Cidadania Digital Você tem endereço? Você tem e-mail? Imagem: Email / CocteilDeCuvinte / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Você tem endereço? Você tem e-mail?

Letramento Digital Imagem: domínio / Svilen.milev / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. A principal condição para a apropriação do letramento digital é o domínio do letramento alfabético pelo indivíduo [14].

Como exemplos de gêneros digitais, temos o e-mail, chat, fórum eletrônico, lista ou grupo de discussão à distância, web quest, blog, hipertexto, entre outros [15]. Imagem: Video chat em três vias / jonrawlinson / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

Inclusão Digital A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para fazer dele um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas [16]. Imagem: Garotos numa aula de computação perto de Baroda, Gujarat, India / Yann / GNU Free Documentation License.

Imagem: Aula de computação, Bamako, Mali / Robin Taylor / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores [17].

Referências CASTELLS, Manuel. *A Sociedade em Rede *- a era da informação: economia, sociedade e cultura, vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999a. CASTELLS, Manuel. *A Era da Informação*: economia, sociedade e cultura, vol. 3, São Paulo: Paz e terra, 1999b, p. 411-439 DELORS, Jacques (org.). *Educação: um tesouro a descobrir*. 8ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília (DF): MEC:UNESCO, 2003. HOUAISS, Antônio. *Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. *Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2001. LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André e CUNHA, Paulo (orgs.). *Olhares sobre a cibercultura*. Porto Alegre: Sulina, 2003. LEMOS, André et al. *Uma sala de aula no ciberespaço: *reflexões e sugestões a partir de uma experiência pela internet. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/txt_col1.htm> Acesso: 03 mar. 2006. LÉVY, Pierre. *As Tecnologias da Inteligência - *O Futuro do pensamento na era da Informática, Trad. de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   2 Engenharia virtual numa planta de engenharia: 2 usuários numa parede de força / Virtual Dimension Center (VDC) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Virtual_Engineering_am_Virtual_Dimension_Center.jpg 11/04/2012 3 Imagem: Internet / Jcarranza / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Internet.png 4 Objetivos: Reflexo em redes sociais e conceitos relacionados a recriação, reuso e remix de OER (produções e processos) / Beto Steimber / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Colearn_Social_Media.jpg 5 Home Screen do Cloud OS / Beanlovin20 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:CloudOS_-_Home_Screen.png 6 pictograpma de pessoas conversando / Orion 8 / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Icon_talk.svg 8 Ícone de planeta / Anderson Batista Evangelista Lima / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Web-browser-openclipart_Gray.svg

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   9 Uma tag cloud (um fenômeno típico da própria Web 2.0) apresentando temas da Web 2.0. / Markus Angermeier e vetorizado por Luca Cremonini / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Web_2.0_Map.svg 11/04/2012 10 Internet / Jcarranza / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Internet.png 11 Diagrama genérico de uma árvore ou hierárquico de rede de computadores / Conspiritech / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Network_Tree_diagram.png 12 Rede social / Thor4bp / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Social_Network.png 15 Conceito original de um diagrama para um Media Space / Robert Stults/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:MediaSpaceConceptDrawing1982_w600.jpg 17 Computador-globo / DTR / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Computer-globe.svg 18 Email / CocteilDeCuvinte / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Email_Site.jpg 19 domínio / Svilen.milev / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:World_wide_web.jpg

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   20 Video chat em três vias / jonrawlinson / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Video_chat_jonrawlinson.jpg 11/04/2012 21 Garotos numa aula de computação perto de Baroda, Gujarat, India / Yann / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Computer_education_boys_Gujarat2.jpg 22 Aula de computação, Bamako, Mali / Robin Taylor / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Geekcorps_computer_training_class,_Bamako,_Mali.jpg