Professora Michelle Luz TCC1 AULA 4 Professora Michelle Luz
O Problema de Pesquisa Início da pesquisa Problema ou indagação Assunto controverso, ainda não satisfatoriamente respondido em qualquer campo do conhecimento , e que pode ser objeto de pesquisas científicas ou discussões acadêmicas 2
Por que Formular? Razões de ordem prática ou intelectual Problema cuja resposta subsidia uma ação Problema voltado para a avaliação de ações ou programas Exploração de um objeto pouco conhecido Determinação específica de condições de ocorrência de fenômenos 3
Como Formular? Vinculação estreita ao processo criativo Regras práticas Formulação do problema como pergunta Clareza e precisão Suscetível de solução Delimitação a dimensão viável 4
Como Formular? Problema Formulado como Pergunta Fácil e direta Facilidade para quem consulta o projeto/relatório da pesquisa Pesquisa sobre o divórcio Que fatores provocam o divórcio? Quais são as características da pessoa que se divorcia? 5
Problema Claro e Preciso Como Formular? Problema Claro e Preciso Estruturação Formulação vaga Como funciona a mente X Que mecanismos psicológicos podem ser identificados no processo de memorização? 6
Problema Claro e Preciso Como Formular? Problema Claro e Preciso Os cavalos possuem inteligência? O que é inteligência? Definição rigorosamente não ambígua Definição operacional Indicação de que o fenômeno é medido 7
Problema Suscetível a Solução Como Formular? Problema Suscetível a Solução Como é possível coletar os dados? Existe tecnologia adequada para a solução? Construção de instrumentos para a investigação 8
Delimitação a Dimensão Viável Como Formular? Delimitação a Dimensão Viável Formulação em termos amplos Existe tecnologia adequada para a solução? Em que pensam os jovens? Faixa etária / Localidade abrangida Problemas mundiais / religião 9
Formulação de Objetivos Apresentação do problema Agências de financiamento Delimitação / determinação do universo abrangido Análise aprofundada do problema 10
Formulação de Objetivos Verificar o nível de participação das mulheres em funções gerenciais no setor bancário do Estado de minas Gerais na segunda década do século XXI Identificar barreiras sociais à ascensão de mulheres a funções gerenciais nesse setor 11
Formulação de Objetivos 12
Formulação de Objetivos Natureza Básica: progresso científico, ampliação dos conhecimentos teóricos Aplicada: interesse prático; resultados aplicados na solução de problemas 13
Formulação de Objetivos Exploratória: maior familiaridade com o problema, explicitar o problema, análise de exemplos Descritiva: descreve características de um fenômeno, técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação) Explicativa: identificação de fatores que determinam a ocorrência do fenômeno, explica o porquê das coisas Normativa: desenvolvimento de políticas, estratégias para encontrar solução ótima para novas definições de problemas 14
Formulação de Objetivos Forma de abordar o problema Quantitativa: traduzir em números opiniões e informações para classificação e análise, uso de recursos estatísticos Qualitativa: relação dinâmica entre mundo real e sujeito, subjetividade do sujeito não pode ser traduzida em números, descritiva, análise indutiva Combinada: quantitativa + qualitativa 15