Regulação de fito e toxiterápicos e o uso da biodiversidade brasileira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE O Patrimônio Genético
Advertisements

Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
MP /01 – Legislação de acesso ao patrimônio genético brasileiro
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
BIODIVERSIDADE Acesso aos recursos genéticos, Proteção ao conhecimento tradicional associado e Repartição de benefícios.
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
Profa. Adriana Diaféria
Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília, DF, agosto de 2011.
Acesso a Recursos Genéticos e a Conhecimento Tradicional Associado
Apresentação à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados Jorge Avila 27/06/2012.
ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963.
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
Belém, 19 de novembro de Paula Cerski Lavratti
Cristina M.A. Azevedo Teresa Moreira
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
IX Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil
A Portaria Nº 1.510, de 21 de agosto de 2009, disciplina o registro eletrônico de ponto e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP.
Educação – Piso Nacional da Educação Porto Alegre, 22 e 23 de Novembro de 2012.
Processo Legislativo Sumário
Assessoria Jurídica da Embrapa
Relatório Trimestral de Atividades do GEFIN 3º Trimestre de 2010 Célia Carvalho (MG) Fadua Cruz –(PR).
A informática e a reforma do ordenamento jurídico
1 Processo Legislativo no Congresso Brasileiro Exercícios 1 1/6/2009.
A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I SENADO FEDERAL RIO DE JANEIRO (RJ), 21 de Setembro de 2011 SENADOR EDUARDO BRAGA COMISSÃO DE CIÊNCIA,
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
ACESSO AO PATRIMÔNIO GENÉTICO, AOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E REPARTIÇÃO DE BENEFÍCIOS PL 7735/2014.
A NOVA AGENDA DA MEI Pedro Wongtschowski 15 de Agosto de 2014
SEMINÁRIO “Patentes Pipeline e Acesso a Medicamentos” PALESTRA A Anuência Prévia da Anvisa e as Patentes Pipeline. Luis Carlos Wanderley Lima COORDENAÇÃO.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
Acesso a Patrimônio Genético, Conhecimento Tradicional Associado
CENÁRIOS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO BRASIL 18º Congresso Mineiro de Recursos Humanos 8 de maio de 2014 – Belo Horizonte/MG.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO Análise do Projeto de Lei n° 1.992/2007 Pedro Delarue Tolentino Filho Presidente do SINDIFISCO NACIONAL Sindicato.
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
ANAPAR ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Lei /2014 – Introdução. INTRODUÇÃO Lei /2014 (MP 627/2013)
Concessão de Patentes na Área de Biotecnologia no Brasil
Retrospectiva 2008 L egislativo Federal Tatiana Wargas F Baptista Márcia Garcia Carolina O Nogueira.
Profrota Pesqueira.
DIREITO CONSTITUCIONAL
GT-03 – Segurança Pública Coordenadores: José Luiz Barreto(DF) Keuly T. Queiroz Costa (AC)
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
Hacia la internalización de la Recomendación 193 de la OIT: Promoción de las Cooperativas Conferencia Intergubernamental SESSÃO BRASILEIRA.
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS / CONSULTORIA PARLAMENTAR
NÚCLEO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS E NORMATIVOS Atualmente tramitam no Congresso Nacional cerca de 160 proposições de interesse do Consed. Câmara dos Deputados:
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Lei da Biodiversidade Lei no /2015.
Projetos de Lei que regulamentam profissões Arquivados141 Em tramitação74 Transformados em Lei96 TOTAL311.
Instituições de Direito Público e Privado
BIOPIRATARIA.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
A LEI JURÍDICA.
Senador Walter Pinheiro A Energia Competitiva do Nordeste.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
ESTADO E SOCIEDADE CIVIL
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
Lei da Biodiversidade. CONCEITOS IMPORTANTES Patrimônio Genético: Informação de origem genética contida nos seres vivos, princípios ativos, proteínas,
Lei da Biodiversidade. DESTRAVA A PESQUISA E A INOVAÇÃO Descriminaliza pesquisadores, estudantes e instituições de pesquisa; Autorização Prévia para pesquisar.
PLC 2/2015 Dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, à proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Atuação Parlamentar Regimento Interno; Elaboração de Proposituras; Pareceres e Pronunciamentos; Tribuna e Comissões Parlamentares.
Audiência Pública Autorregulação do Mercado de Capitais Brasileiro Câmara dos Deputados - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
POR UMA POLÍTICA DE DESBUROCRATIZAÇÃO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados 26/03/2014 Renato da Fonseca Gerente.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Ministério da Fazenda 1 PLP 45/2015 Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Indústria e Comércio – CDEIC Marcelo Ramos de Mello.
A udiência Pública para debater o PL 4961/2005 Leonor Magalhães Galvão Co-Coordenadora da Comissão de Estudos de Biotecnologia da ABPI Câmara dos Deputados.
DESTAQUE DA SAÚDE NO CONGRESSO NACIONAL AGOSTO DE 2012 Informe.
Projeto de Lei Orçamentária para 2016 (Projeto de Lei nº 7, de 2015-CN) Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (Conorf)
Transcrição da apresentação:

Regulação de fito e toxiterápicos e o uso da biodiversidade brasileira

Como se deu o debate acerca do uso da biodiversidade no âmbito da Câmara de Deputados? Debate é anterior ao PL nº 7.735/2014. Essa proposição sobrepõe-se, em grande parte de seu conteúdo, ao PL. nº 306/1995, da então senadora Marina Silva. Aprovado no Senado Federal, hoje tramita na Câmara dos Deputados como PL nº 4.842/1998, juntamente com 6 outros projetos de lei apensados.

Projeto de Lei nº 7.735/2014 é uma proposição gestada dentro dos ministérios do Meio Ambiente, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Foi apresentado pelo Poder Executivo Federal em fins de junho e no início de julho a Presidência da Câmara criou uma Comissão Especial para proferir parecer.

O PL trata de pesquisa científica e exploração do patrimônio genético de plantas e animais nativos; e dos conhecimentos indígenas ou tradicionais sobre propriedades e usos de plantas, extratos e outras substâncias. O projeto tramita em regime de urgência constitucional e tranca a pauta do Plenário desde 11 de agosto.

Entre as principais novidades estão a simplificação de procedimentos para pesquisa científica; e a alteração de regras sobre a repartição de benefícios dos produtos derivados da utilização de recursos genéticos, um "royalty" pago pelas empresas sobre o uso de conhecimentos tradicionais ou de substâncias encontradas em plantas ou animais. O projeto de lei torna mais ágil o acesso ao patrimônio genético para fins de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

PL 7.735/2014 agiliza a repartição de benefícios ao criar um fundo nacional com esse fim, ao mesmo tempo em que facilita a concessão de direitos de propriedade intelectual pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI.

Projeto de Lei nº 7.735/2014 não revogar a Medida Provisória nº /2001, que ora ainda disciplina a matéria.

O PL não traz regras para pesquisas ligadas à agricultura e produção de alimentos – que continuarão reguladas pela MP. O PL ou a MP tampouco regulamentam as pesquisas sobre o patrimônio genético humano, que estão sujeitas a legislação específica.

PL nº 7.735/2014 sobrepõe-se, em grande parte de seu conteúdo, ao PL nº 306/1995, da então senadora Marina Silva. Aprovado no Senado Federal, hoje tramita na Câmara dos Deputados como PL nº 4.842/1998, juntamente com seis outros projetos de lei apensados, pois tratam do mesmo tema.

PL nº 7.735/2014 não revoga explicitamente os dispositivos da medida provisória que receberiam nova redação. Essa imensa sobreposição de conteúdo, se transformada em Lei, criará grande insegurança e permitirá questionamentos jurídicos.

O tema tem implicações científicas, econômicas, sociais, ambientais e éticas, de tal modo que cada uma dessas proposições é inerentemente complexa, extensa e detalhada. É imprescindível aprovar uma norma única sobre a matéria, discutindo com celeridade na Comissão Especial os 7 projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados, juntamente com a MP.

Obrigado pelo convite. Foi uma honra estar com vocês! /alexandreroso