PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
Advertisements

LIQUIDAÇÃO.
MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
MANDADO DE SEGURANÇA.
Execução das obrigações de dar coisa
Execução das obrigações de dar coisa
Execução das obrigações de fazer e não fazer
Execução das Obrigações de fazer e não fazer
Execução das obrigações de pagar quantia certa
Execução das Obrigações de fazer e não fazer
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
Direito Processual Civil Processo de Execução – Defesa do Devedor
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
Prática Jurídica I Petição Inicial.
Execução das obrigações de dar coisa certa
ATOS ADMITIDOS EM TUTELA JURISDICIONAL EXECUTIVA
Liquidação de sentença
Execução de obrigação de fazer e não fazer
BUSCA E APREENSÃO art. 839 a 843 do CPC
Cumprimento de Sentença
Da posse em nome do Nascituro 877 a 878 do CPC
O processo de prestação de contas. O objecto da acção Apuramento e aprovação das receitas obtidas e das despesas realizadas por quem administre bens alheios.
Aceitação e Renúncia da Herança
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Professora Lucélia de Sena Alves
Ação de Prestação de Contas
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
Produção antecipada de provas
EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA
DO PROTESTO E DA APREENSÃO DE TÍTULOS– art. 882 à 887 do CPC Protesto cambiário (Theodoro Jr. vol :725) - exemplos de títulos cambiários: duplicata.
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
ARRESTO 813 a 821 do CPC Conceito: é a medida cautelar de apreensão de bens que tem por fim garantir futura execução por quantia certa. O arresto consiste.
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL Conceitos básicos Prof. Marlon Corrêa
MODALIDADES DE EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR COISA
Da declaração incidente art. 325 Toda vez que houver dúvida quanto à existência ou inexistência de relação jurídica, abre-se a possibilidade do interessado.
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Protestos, notificações e interpelações
Arrolamento de bens arts. 855 até 860 do CPC.
Protesto e apreensão de títulos
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA
PROCESSO ADMINISTRATIVO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
Mandado de segurança.
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Meios de Defesa do Devedor
1) EMBARGOS À EXECUÇÃO 2) Competência gênero de Embargos do Devedor
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 11 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO => DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
AULA 27 – AULA 27 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA material disponível em fva.adv.br⁄academico
DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor Luis Arlindo Feriani Filho Faculdade de Direito Procedimentos Especiais.
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS Para que o processo seja público e para que se consiga a plena efetivação do contraditório, é indispensável que haja a.
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Transcrição da apresentação:

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Conceito: São manifestações formais de comunicação de vontade, com o intuito de prevenir responsabilidades ou prover a conservação ou ressalva de direito.

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Tal qual a justificação, os protestos, notificações e interpelações não tem natureza cautelar, porque não prestam cautela a processo algum, instaurado ou a instaurar. Na verdade trata-se de processo de jurisdição voluntária. Podem ser feitos extrajudicialmente, restringe-se a integrar a manifestação do interessado.

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Protesto art. 867: é ato judicial de comprovação ou documentação de intenção do promovente. Sua finalidade é prevenir responsabilidade; prover a conservação de seu direito ou prover a ressalva de seus direitos.

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Notificação: consiste na cientificação que se faz a outrem conclamando-o a “fazer ou deixar de fazer alguma coisa, sob cominação de pena”. Ex: quando o locador notifica ao locatário para desocupar o prédio alugado ao fim de um certo prazo, sob pena de ajuizamento de ação de despejo .

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Interpelação: tem o fim específico de servir ao credor para fazer conhecer ao devedor a exigência de cumprimento da obrigação, sob pena de ficar constituído em mora.

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Indeferimento do pedido: o juiz indeferirá o pedido quando requerente não houver demonstrado legítimo interesse e o protesto, dando causa a dúvidas e incertezas, possa impedir a formação do contrato ou a realização do negócio lícito.

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Contraprotesto: da unilateralidade e não-contenciosidade do protesto, notificação e interpelação, decorre a impossibilidade de defesa, ou contraprotesto nos autos em que a medida é processada. Nem, tampouco, se admite a interposição de recurso contra o seu deferimento. Pode-se, porém interpor mandado de segurança, quando a deliberação judicial for ilegal ou abusiva.

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Procedimento: Deve ser provocado por petição inicial escrita, na qual o requerente deverá expor os fatos e os fundamentos da medida. Deferida a medida, a intimação deve ser feita por mandado, quando possível. Admite-se a intimação por edital nos casos do art. 870.

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Encerramento do feito e destino dos autos: Feitas as intimações, o juiz ordenará o pagamento das custas e a entrega dos autos ao promovente, após 48 horas, independente de traslado. Não há qualquer espécie de sentença, mesmo homologatória. A atividade do juiz é meramente administrativa, nada tendo de jurisdicional.

PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC Portanto, tais medidas não resulta prevenção de competência. O prazo de 48 horas deve ser observado pelo escrivão antes de entregar os autos ao promovente, destina-se a facultar aos interessados a possibilidade de obter certidões ou traslados