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Transcrição da apresentação:

1 Reunião APIMEC 3T07

2 Aviso Importante As informações contidas nesta apresentação poderão incluir declarações que representem expectativas sobre os negócios da companhia, projeções e metas operacionais e financeiras. Eventuais declarações dessa natureza, constituem-se em meras previsões baseadas nas expectativas da administração em relação ao futuro da companhia. Estas expectativas são altamente dependentes das condições do mercado, do desempenho econômico geral do país, do setor, e dos mercados internacionais, estando sujeitas a mudanças. Portando, as mesmas não devem ser entendidas como recomendação a potenciais investidores. Cabe ressaltar ainda que as estimativas e projeções referem-se apenas à data em que foram expressas, sendo que a companhia não assume a obrigação de atualizar publicamente ou revisar quaisquer dessas estimativas em razão da ocorrência de nova informação, eventos futuros ou de quaisquer outros fatores, ressalvada a regulamentação vigente a que nos submetemos, em especial às Instruções CVM 202 e 358. Dessa forma, nenhum dos representantes da companhia, assessores ou partes relacionadas poderá ser responsabilizado por qualquer decisão decorrente da utilização do conteúdo desta apresentação. 2

3 Agenda Desempenho Operacional Desempenho Econômico-Financeiro Mercado de Capitais Investimentos Administração A Celesc 3

4

5 A Companhia ►É a 6 a maior distribuidora em termos de GWh vendidos em ►Controlada pelo Governo do Estado de Santa Catarina com 50.2% das ações ordinárias. ►Responde por 92% da demanda de energia elétrica no Estado. ►Mais de 2,1 milhões de clientes (dos quais 1,6 milhão são residenciais). ►Entre as distribuidoras de energia elétrica com menor índice de perdas. 5

6 Linha do Tempo  Criação das diretorias comercial e jurídico institucional  Criação do departamento de RI  Grupamento da ações na proporção de 20:1  Desverticalização e criação da Celesc Holding  Contratação de consultoria de RI - FIRB  Listagem no Índice de Sustentabilidade da Bovespa  Venda da participação na MAESA  Aquisição de participação na SCGAS Abertura de capital na Bovespa Emissão de US$ 50 milhões de Commercial Papers Adesão ao Nivel 2 de Governança Corporativa Adesão ao Índice de Energia Elétrica e emissão primária de ações - ADR Criação da Celesc

7 Estrutura Organizacional  A empresa realizou a partir de 02/out/06, uma reestruturação societária e jurídica, autorizada pela lei estadual número , que levou a criação de duas empresas subsidiárias integrais, CELESC GERAÇÃO S/A e CELESC DISTRIBUIÇÃO S/A, sob o controle da Holding CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA S/A – CELESC. 7 ECTE SC GÀS D. Francisca Energia PCH Pequenas Participações Cubatão 100% 20,00% 19,30% 20,00% 23,03% HOLDING 40,00% CASAN 17,00% 100%

8 CELESC (Santa Catarina) Área de Concessão Cobertura da Celesc Celesc Brasil Energia Vendida (GWh) Área em Km 2 Brasil hab. Est. Santa Catarina hab. População Dados Gerais kmExtensão de redes de distribuição 12Número de usinas 3.914Número de empregados Número de clientes 91,79% da área do Estado de SC Área de concessão da Celesc 257N o de Municípios A Celesc (Set/2007) 8

9 Desempenho Operacional

10  A Celesc encerrou o 9M07 com 2,1 milhões de consumidores, com aumento de 3,1% em relação à posição de setembro de 2006, representando cerca de 64 mil novas ligações.  Concentração de 78% da base de consumidores na classe residencial com tarifa média mais elevada. Número de Consumidores 10 Número de Consumidores (mil) Distribuição por Classe (Set/07)

11  Aumento de 5% no volume de energia vendida no 3T07.  Aumento de 3% no volume de energia vendida para a classe industrial, após períodos de estagnação no crescimento dessa classe. Venda de Energia e Distribuição por Classe 11 Consumo em MWh3T073T06Var. %9M079M06Var. % Residencial883,5839, ,42.601,38 Industrial1.252,61.216, ,33.756,1(3) Comercial525,2495, ,61.632,48 Rural397,9376, ,01.168,26 Poder Público73,671,73244,7228,07 Iluminação Pública109,6108,51325,3 - Serviço Público62,859,16196,5178,110 SUB-TOTAL3.305,23.166, ,89.889,44 Consumo Próprio3,23,0614,110,337 Suprimento de Energia61,147,329157,9147,67 TOTAL , , ,34

12 Vendas Trimestrais e Distribuição por Classe 9M07: Gwh Vendas por Classe (%) (*) Outros: Suprimento de energia e consumo próprio Vendas Trimestrais (GWh) 12

13  Melhoria nos indicadores de produtividade em trajetória de crescimento.  No final de setembro a Celesc contava com funcionários. Pessoal e Produtividade 13 Energia Venda (MWh)/EmpregadoN o de Consumidores/Empregado

14 DEC: Duração Equivalente de Interrupções por Consumidor FEC: Frequência Equivalente de Interrupções por Consumidor Indicadores de Eficiência (DEC e FEC) 14 DEC – (Horas Ponderadas)FEC – (Interrupções/Consumidor)

15 A Celesc possui o terceiro menor indice de perdas entre as distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Indicadores de Eficiência 15  Investimentos na melhoria do sistema de distribuição resultam em menor índice de perdas. Índice de Perdas de Energia (%)

16 Tarifa Média Praticada (R$/MWh) – Líquida de ICMS 16 Evolução da Tarifa Média de 2004 ao 9M07

17 Desempenho Econômico-Financeiro

18 Valores em R$ milhões 3T073T06Var. % Receita Operacional Bruta ,51.169,7- Fornecimento de Energia Elétrica 1.093,51.046,34,5 TUSD46,033,935,7 Outras Receitas30.089,5(66,5) Deduções da Receita (442,9)(434,1)2,0 Receita Operacional Líquida 726,6735,8(1,3) Outras receitas: Suprimento de energia elétrica, arrendamento e aluguéis, energia elétrica de curto prazo, ajuste financeiro IRT 2005 e outras. Receita Bruta Consolidada e Deduções 18 Abertura das Deduções da Receita Bruta (R$ milhões)

19 Evolução da Receita Líquida 19  Crescimento de 7% na receita líquida do 9M07, comparado-se com o mesmo período do ano anterior, reflete aumento na tarifa média praticada, volume de energia comercializada e da Receita proveniente da TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica) Receita Operacional Líquida (R$ milhões)Composição da Receita Bruta (3T07) 7%

20 Receita Gerada pela TUSD (R$ mil)  A receita gerada pela TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica) aumentou de R$ 13 milhões em 2003 para R$ 125 milhões no acumulado de 9 meses de

21 Demonstração do EBITDA 21 EBITDA (R$ MM) e Margem EBITDA (%) (16)4235Provisões (24)13199EBITDA Depreciação e Amortização (45)6335Resultado do Serviço 3(434)(443)Despesas Operacionais (1)736727Receita Operacional Líquida Var. % 3T063T07Valores em R$ milhões Cálculo do EBITDA (3T06 e 3T07)  EBITDA acumulado no 9M07 totaliza R$ 404 milhões com aumento de 11,6% em relação ao 9M % 16% 22% 14% 39% 17% 18% T062T063T064T061T072T073T07 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% EBITDAMargem EBITDA

22 No 3T07, a Celesc apresentou um lucro líquido de R$20,9 milhões, representando uma redução de 70,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A redução decorre da contabilização de Passivo Regulatório (R$66,9 milhões), conforme determina Nota Técnica ANEEL no 217, de 16 de julho de Lucro Líquido (1T06 a 3T07) 22 Lucro Líquido Trimestral (R$ milhões) T062T063T064T061T072T073T07 Nos nove primeiros meses do ano, o lucro líquido registrou crescimento de 22,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e atingiu R$ 235,9 milhões. Esse incremento deveu-se, basicamente, ao aumento da receita operacional líquida e da alienação da Maesa.

23 Obs: No total estão incluídos os encargos financeiros, inferiores a R$ 1 milhão em todos os trimestres. Total: R$ 121 milhões Perfil do Endividamento 23 Comportamento da Dívida Bruta (R$ milhões) Amortização da Dívida de Longo Prazo (R$ Milhões)  A Celesc encerrou o 9M07 com um saldo disponível de R$ 328 milhões e divida líquida negativa de R$ 150 milhões.  59% da dívida indexada a UFIR/IGPM, 38% indexada a TJLP e 3% indexada a Selic.

24  No 3T07, 93% dos investimentos estão concentrados na área de distribuição, voltados principalmente para construção de novas subestações, alimentadores e ampliação de linhas da rede de distribuição. Investimentos (R$ milhões) 24 Evolução dos Investimentos (R$ milhões) 9M07: R$ 277,1 milhões, 9M07: R$ 277,1 milhões,

25 Mercado de Capitais

26 Free Float: 63,3%  Em 30/09/07, o capital social integralizado era composto por 38,6 milhões de ações, com a seguinte distribuição. Posição Acionária 26

27

28 Administração

29 Diretor PresidenteEduardo Pinho Moreira Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores Arnaldo Venício de Souza Diretor de Gestão CorporativaJosé Affonso da Silva Jardim Diretor TécnicoEduardo Carvalho Sitonio Diretor ComercialCarlos Alberto Martins Diretor Jurídico-InstitucionalMarcelo Gasparino da Silva Aldo Roberto Schuhmacher Tel.: (55 48) Fax.: (55 48) Diretoria Executiva 29 José Lemos de Carvalho Junior Tel.: (55 48) Fax.: (55 48) Relações com Investidores

30 Conselhos de Administração e Fiscal 1. Representantes do Acionista Majoritário Eduardo Pinho Moreira Içuriti Pereira da Silva Gilberto Antonio Gadotti Lírio Parisoto 2. Independentes Pedro Bittencourt Neto Wadico Waldir Bucchi Herbert Steinberg 3. Representantes de Acionistas Minoritários Francisco Teixeira Nobre (PREVI) Ricardo Moritz (CELOS) Nilton Torres de Bastos Filho (Preferenciais) 4. Representantes dos Consumidores Glauco José Côrte (FIESC) Adermo Francisco Crispin 5. Representante dos Empregados Arno Veiga Cugnier Conselho de AdministraçãoConselho Fiscal Célio Goulart Ronaldo Baumgarten Filho Arnaldo Otávio Machado Delmar Nicolau Schmidt - Minoritário ON Marcelo Ferrari Wolowski - Minoritário PN 30

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