INEP Florianópolis Maio/2008
INEP Iguatemy Mª de Lucena Martins DAES/INEP/MEC
INEP
Instituições Públicas2.210 Privadas 108 Federais 87 Estaduais 60 Municipais Particulares 456 Com/Conf./Fil CADASTRO 2008
INEP PRIVADAS PÚBLICAS CADASTRO 2008
INEP Distinção e Consolidação a partir da Lei /2004 – Lei do SINAES e Decreto 5.773/2006
INEP ATOS ADMINISTRATIVOS AUTORIZATIVOS DE FUNCIONAMENTO DE IES E DE CURSOS DE GRADUA Ç ÃO E SEQ Ü ENCIAIS CONFORMIDADE DA OFERTA DE EDUCA Ç ÃO SUPERIOR NO SISTEMA FEDERAL DE ENSINO COM A LEGISLA Ç ÃO APLIC Á VEL REFERENCIAL PARA OS PROCESSOS DE REGULA Ç ÃO E SUPERVISÃO DA EDUCA Ç ÃO SUPERIOR
INEP MEC SESuSETECSEED CNE CONAES INEP CTAA
INEP SESU/SETEC - ANÁLISE DOCUMENTAL INEP- AVALIAÇÃO IN LOCO SESU/SETEC – ANÁLISE DO RELATÓRIO E PARECER SEED – ANÁLISE DO RELATÓRIO E PARECER (IES E EAD)
INEP SESU/SETEC – AUTORIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO RECURSO: CNE E CTAA CNE/CES – CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE IES
INEP
PROCESSUAL, CONFORME O CICLO DO SINAES FORNECE SUBSÍDIOS PARA DECISÃO NO ÂMBITO REGULATÓRIO
INEP RESPONSABILIDADE COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E COMPROMISSO SOCIAL PROCESSO FORMATIVO, NÃO SOMENTE REGULATÓRIO RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE E IDENTIDADE
INEP APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO MELHORIA DA GESTÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS À SOCIEDADE
INEP ELABORAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ELABORAR OS INSTRUMENTOS DE CREDENCIAMENTO DE IES E DE AUTORIZAÇÃO DE CURSOS CONSTITUIR BANCO PÚBLICO DE AVALIADORES E CAPACITAR AVALIADORES REALIZAR AVALIAÇÕES
INEP PARTE DE UM CONJUNTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTE DE UM CONJUNTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
INEP CONSOLIDAR UMA POLÍTICA DE ESTADO QUE PERMITA ARTICULAR AS FUNÇÕES DE REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO, MANTENDO A DISTINÇÃO ENTRE ELAS, A FIM DE GARANTIR A AMPLIAÇÃO COM QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL.
INEP CONSOLIDAR O SINAES, INTEGRANDO INSTRUMENTOS, ESPAÇOS E MOMENTOS APRIMORAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E AS VISITAS “IN LOCO” SISTEMATIZAR E INTERPRETAR OS DADOS DAS AVALIAÇÕES.
INEP Período: 18/1 a 10/5/2008
INEP Avaliações remanescentes Avaliações do Ciclo Avaliativo 2008 Rever instrumentos, periodicidade e procedimentos da Avaliação Aprimorar instrumentos e procedimentos do ENADE
INEP ATOS REGULATÓRIOS * Credenciamento Autorização Reconhecimento Renovação de Reconhecimento Recredenciamento EAD (Credenciamento de Pólo) Total Ano de Período 10/3 a 10/5/2008. M ais 250 avaliações estão em fase final de realização. Seqüencial – 17 avaliações realizadas em 2007
INEP
INDICADOR DE QUALIDADE DE CURSO IQC (Insumos, ENADE e IDD) 1 E 2 - AVALIAÇÃO OBRIGATÓRIA 3, 4 E 5 – AVALIAÇÃO OPCIONAL
INEP QUAL A REFERÊNCIA PARA SE AFIRMAR QUE O ENSINO TEM OU NÃO A QUALIDADE QUE SE ESPERA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO REALIZADO PELA GRADUAÇÃO? DE QUE DEPENDE A QUALIDADE?
INEP FAZER COM QUE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO SEJA CAPAZ, NA PRÁTICA, DE IDENTIFICAR E VALORIZAR OS ELEMENTOS QUE LEVAM À FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS APTOS A ATUAREM DE MODO RESOLUTIVO E INTEGRAL.
INEP
TOTAL DE AVALIADORES TOTAL DE CAPACITADOS TOTAL DE SELECIONADOS = DIMENSÕES A SEREM APRIMORADAS
INEP
Julho/Dezembro 2007
INEP
POR RAZÕES TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS POR ADEQUAÇÃO ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS IMPERATIVO ÉTICO DA CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES E DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COM ALTO VALOR CIENTÍFICO E SOCIAL.
INEP DEFINE ESTILOS DE GESTÃO FORNECE ELEMENTOS PARA TOMADA DE DECISÕES LEGITIMA SABERES E PRÁTICAS INSTRUMENTALIZA POLÍTICAS DEFINE ESTILOS DE GESTÃO FORNECE ELEMENTOS PARA TOMADA DE DECISÕES LEGITIMA SABERES E PRÁTICAS INSTRUMENTALIZA POLÍTICAS NÃO APENAS MEDIR, MAS DAR SENTIDO OU CONFERIR VALOR À MEDIDA.
INEP “A AVALIAÇÃO É UM PROCESSO NO QUAL AFLORAM CONFLITOS E CONTRADIÇÕES QUE SÃO CONSTITUINTES DA PRÓPRIA ACADEMIA E DA SOCIEDADE, MAS QUE SUPÕEM TAMBÉM O ENFRENTAMENTO DESSES CONFLITOS E CONTRADIÇÕES E O QUESTIONAMENTO DO SUPORTE DAS SUAS IDÉIAS E PRÁTICAS.” (ForGRAD 2004)
INEP 3