CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP   Ouro.

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Transcrição da apresentação:

CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP   Ouro Preto – MG – Abril de 2014 Luciano Miguel Moreira dos Santos – Instituto Federal de Minas Gerais – lucianommsantos@gmail.com   Biancca Nardelli Schenatz– Universidade Federal de Ouro Preto – biancca@cead.ufop.br Deyse Almeida dos Reis – Instituto Federal de Minas Gerais – deysereis.reis@gmail.com

SALAS VIRTUAIS DE COORDENAÇÃO (SVC) No ambiente Moodle, uma Sala Virtual permite a inserção de todos os tutores, a distância e presenciais e o professor da disciplina, com o objetivo de melhorar os processos de coordenação, organização e gestão de disciplinas.

Características das SVC Acesso permitido somente a portadores de senha; Reuniões por webconferência e videoconferência; Design: espelho da disciplina; Apresentação do curso e disciplinas; Interação entre coordenadores, professores e tutores através de fóruns.

Características das SVC Centralização das informações; Repositório de dados; Disponibilização de documentos, normas institucionais, vídeos explicativos, documentos de estágio, requerimentos, orientações, calendários e cartilhas de procedimentos administrativos e pedagógicos.

DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSO PELO INEP (SINAES-Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004) Dimensão 1 : ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA Dimensão 2 : CORPO DOCENTE E TUTORIAL Dimensão 3 : INFRAESTRUTURA

Documentos necessários Dimensão 1 : Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais; Dimensão 2 : Documentação Comprobatória; Dimensão 3 : Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais e documentação comprobatória; Atas e registros diversos para todas as dimensões

Indicadores e conceitos da avaliação Conceitos de 1 a 5 são atribuídos em ordem crescente de excelência, a cada um dos indicadores de cada uma das três dimensões. Eles correspondem respectivamente aos termos Não existente, Insuficiente, Suficiente, Muito Bom e Excelente; Atribuição de conceitos para 63 indicadores que estão previstos no instrumento de avaliação de cursos. Além destes, há outros 13 requisitos legais e normativos que são essencialmente regulatórios.

Sala virtual de coordenação do Curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal de Ouro Preto

A sala virtual de coordenação atende parcialmente aos requisitos necessários para o processo de reconhecimento do curso pelo INEP; Nota do curso de Administração Pública no processo de reconhecimento pelo INEP: 4

Conclusão A SVC pode ser uma poderosa ferramenta de disponibilização das informações necessárias e exigidas pelos avaliadores designados pelo MEC; Há um ganho de qualidade para a avaliação, o que pode resultar em um maior conceito final do curso.