Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG

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Transcrição da apresentação:

Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica Brasileira  Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG

Políticas e gestão da educação superior Diversificação e diferenciação institucional: fragmentação; Internacionalização, inovação e novas tecnologias; Es Elite x massa x universal; Qualidade : dimensões extra e intrainstitucional;

Políticas e gestão da educação superior Diversificação e diferenciação institucional; Expansão pública: interiorização, cursos noturnos, cotas, ampliação e gestão > UaB, parfor, pibid, Reuni; Expansão privada: mercantilização/financeirização > redesenho campo; Financiamento: programas, Prouni e Fies;

Formação de Professores Política e gestão complexa: múltiplos atores/avaliação e regulação > Mec/Capes/Inep/Secretarias/organicidade; Setor público: Universidades/IFs; Formação e Ead; Setor privado: Univesidades/ IES não universitárias, Formação e Ead;

Formação de Professores Assimetrias entes os entes federados, entre ies; Política Nacional > MEC, CNE, CAPES, INEP, ... Regime de Colaboração, valorização dos profissionais e base nacional comum: concepções; Princípios  e Fundamentos para a formação Inicial e Continuada;

Formação de Professores instituições de educação básica e superior como espaço de atuação e formação; trabalho docente como eixo da formação TX P;  formação teórica, científica e pedagógica consistente> pesquisa como uma dimensão da formação; interdisciplinaridade; estágio integrado ao projeto de formação de curso e ao exercício na EB; 

Formação de Professores Socialização: apropriação da cultura e dos processos educativos; conhecimentos relativos ao desenvolvimento e à aprendizagem dos educandos (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos), considerando inclusive as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais e as especificidades advindas da territorialidade e do pertencimento étnico; conhecimentos técnico- científicos específicos das áreas; conhecimentos pedagógicos: didática, prática de ensino, currículo e avaliação; conhecimentos sobre política educacional, gestão e organização do trabalho pedagógico.

Dinâmicas político-pedagógicas e a Formação de Professores Há questões e problematizações relativas ao repertório de conhecimento dos professores em formação; ao tratamento de conteúdos e dos modos de gerar, difundir e avaliar conhecimento; oportunidades para desenvolvimento cultural; as concepções de prática educacional; pesquisa; inovação, as articulações entre etapas e modalidades da educação básica que não são considerados em sua plenitude; a relação entre matrizes curriculares do processo formador e as dimensões nacional comum e diversificada do currículo da educação básica, bem como dos sentidos do trabalho contemporâneo; as disputas sociais e políticas de que a educação e escola fazem parte; os sentidos de diversidade e desigualdade. Por certo, há indicações de possíveis soluções, mas essas não constituem ainda uma política nacional de formação sob intenso e contínuo regime de colaboração entre os entes federados. Federalismo cooperativo, SNE e Base Nacional Comum

Regime de Colaboração, valorização dos profissionais e base nacional comum: concepções UAB Parfor Pibid Prodocência Programa de Licenciaturas Internacionais Especialização, Mestrados acadêmicos e profissionais, doutorados ; Formação em serviço

Profissionais da educação: definição legal e indicadores Indicadores e desafios: expansão ed básica (etapas e modalidades); sistema(s) / SNE; Quem são os profissionais da educação? E os professores? Valorização: formação inicial e continuada, carreira, salários e condições de trabalho;

Formação Inicial e Continuada e a valorização do profissional docente Cursos de Licenciatura, de graduação Plena; Formação em Nível Médio: excepcionalidade; Programas Especiais de Formação Pedagógica; Aproveitamento de Estudos ; Complementação de Estudos; Formação Continuada

Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério: Planos de carreira e remuneração; Convergência entre formas de acesso e provimento ao cargo; formação inicial, formação continuada; jornada de trabalho, incluindo horas para as atividades; progressão na carreira e avaliação de desempenho com a participação dos pares.

Contato: luizdourado1@gmail.com