ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação em ação Segundo Semestre..
Advertisements

Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Metodologia Científica
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
O Aluno a Distância.
Planejamento geral de um curso
Processo de Avaliação.
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
GESTAR II PORTFÓLIO.
Estudo de Caso Robert K. Yin.
Peer Instruction UNISAL Lorena 6 de março de 2012.
Peer Instruction UNISAL Lorena 6 de março de 2012.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Apresentação Executiva do Projeto
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Programa Ler e Escrever
Quando falamos em aprender...
Projeto de Intervenção
Planejamento PNAIC 2014.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Pesquisa em Comunicação
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Decisões.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Perguntas de Modelação
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um plano de aula
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Reflexões sobre Produção Textual
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Aula 5. Projeto de pesquisa
Professor(es) Apresentador(es):
Professor(es) Apresentador(es):
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Peer Instruction Grupo 2 – Aline Nakamura Graziele Manin.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Estrutura do projeto de monografia
H ISTÓRICO DO A B I NV. Iº Seminário 16/Março/ Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na.
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Método de Ensino.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Título do artigo escolhido Grupo: Aluno x. Qual o título do artigo?
Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE UFC 2010 MEC / SEESP / UAB PASSOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AEE Proposição do caso Análise e clarificação.
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DE CASO “CASE STUDY" METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM

O QUE É O ESTUDO DE CASO? Uma estratégia de pesquisa que envolve a investigação empírica de um fenômeno. Fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto real, da vida real. Usa múltiplas fontes de pesquisa ou prova. CARÁTER INTERDISCIPLINAR. OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM.

Um estudo de caso pode ser: 1. Descritivo: PROBLEMA E SOLUÇÃO. 2. Exploratório: POSSÍVEL PROBLEMA. 3. Explanatório: PROBLEMA. Focado: - No processo: como foi feito? - No resultado: isso funciona?

PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES 1. Substanciais conteúdos anteriores à aula. - leituras, pesquisas, discussões com o professor, discussões com os colegas, explanações da experiência do professor. 2. Foco no escopo (no assunto) da discussão. 3. Estabelecer a discussão do caso em fases: - Evento internacional: daqui a 1 ano. Exposição do caso. Perguntas dos presentes. A) quais as fases de preparação, cronograma e ações necessárias até a data de início do evento. B) defina as equipes necessárias.

EXEMPLO Evento internacional de Metodologias Ativas: daqui a 1 ano. Exposição do caso. Perguntas dos presentes. A) quais as fases de preparação, cronograma e ações necessárias até a data de início do evento. B) defina as equipes necessárias.

Avaliação do processo Os principais objetivos de aprendizagem foram alcançados? A aprendizagem em classe excedeu substancialmente ao aprendizado pré-classe. Os alunos foram estimulados a pensar além do curso ou da aula em que foi proposto o caso? Desenvolveram ideias através das ou fazendo ligações entre as diferentes aulas, módulos e cursos?