Sistemas de Educação inclusivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Advertisements

Programa de Ética e Cidadania
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
A Identidade da minha Escola
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Escola Municipal Professoras:
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Gerenciamento de Sala de Aula
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
AVALIAÇÃO.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Construindo a cultura educacional inclusiva
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Docência universitária: repensando a aula
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Educação inclusivos A quem cabe a responsabilidade de construí-lo e consolidá-lo?

Os indicadores de exclusão nas escolas nos mostram que os sistemas não são inclusivos. Surge então um grande desafio: Como construir escolas inclusivas num sistema que reforça as desigualdades?

POR ONDE COMEÇAR O desenvolvimento de uma pedagogia centrada no aluno, que possa desconstituir o discurso da deficiência e utilizar novas concepções de aprendizagem.

Pressupostos para a mudança: Pressão popular: famílias, sociedade, mídia, ONGS. Reforma social ampla: diminuição das desigualdades sociais , culturais e econômicas.

Como qualificar a educação para que tenhamos sistemas inclusivos. Qualificar a formação inicial dos professores; Elevar o status social dos profissionais da Educação; Utilizar programas de ensino claros e objetivos; Dar autonomia às escolas; Realizar avaliações sistemáticas e conseqüentes.

A gestão escolar é em grande parte responsável pela excelência ou pela mediocridade da escola. A tarefa do diretor de escola não é a de ser um gerente de fábrica, mas um acendedor de lampiões, o indutor de uma prática educativa menos preocupada com a repetição e a reprodução e mais voltada para aquisição de habilidades e competências que a vida vai exigir do aluno, como cidadão,como profissional, e como pessoa.

Equipe Diretiva O que deve fazer o diretor para que sua escola se torne de qualidade - inclusiva: - ter clareza a respeito da importância da educação no processo de desenvolvimento de um país e alimentar em si, no corpo docente e nos pais o sonho de que a mudança é possível; - ter um projeto de educação; - ser interlocutor da escola com a comunidade e com os órgãos do governo; - ser o impulsionador do processo educativo da sua escola.

Especificando O diretor não pode, em hipótese alguma, se desviar do foco que constitui a espinha dorsal da escola: - que tipo de homem/mulher minha escola quer formar; - quais os fundamentos pedagógicos que embasam as práticas em sala de aula; - o que fazem os alunos em sala de aula.

Esta guinada da escola só acontecerá quando todos os setores da escola - direção,supervisão,professores,pais, funcionários - formarem uma orquestra onde o trabalho de cada um se dirige, de forma consciente e sincronizada, para o mesmo objetivo: a formação intelectual, afetiva e cidadã do aluno, na medida das possibilidades de cada um.

Papel do professor É preciso substituir o professor palestrante, repetidor , explicador, ditador da matéria pelo professor problematizador, propositivo, desafiador, instigador, criador de “casos”, orientador do aprender, indutor do conhecimento, de habilidades e de competências.

Os indicadores de exclusão nas escolas nos mostram que os sistemas não são inclusivos. Surge então um grande desafio: Como construir escolas inclusivas num sistema que reforça as desigualdades?

Autoridades Responsáveis pelas políticas educacionais - Sociedade - Realidade Econômica - Cultura - Autoridades Responsáveis pelas políticas educacionais - Estrutura Administrativa e Familiar - Professor e Aluno

¨ Pensar numa gestão escolar de qualidade em todos os níveis da educação, que se preocupe em desenvolver competências para além das provas e do portão da escola , oferecendo os recursos de acessibilidade ao conhecimento , necessários para que cada um tire o melhor proveito possível daquilo que a escola ensina, é vivenciar experiências de um sistema de educação inclusivo.¨