Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.

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Transcrição da apresentação:

Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho

Uma vez determinado o objetivo, o/a professor/a terá um claro senso de direção. O passo seguinte, ainda dentro do Planejamento de Aula, é projetar as atividades que mais eficientemente comuniquem os conceitos e atinjam os objetivos. Agora é a hora de planejar as ATIVIDADES DE ENSINO, que são todas as ações dos alunos e do professor na sala de aula, dentro de várias categorias. O/A professor/a deve buscar uma atividade de ensino que envolva o máximo possível seus alunos. Essas atividades são mais eficientes quando exige participação de todos os alunos, levando-os a descobrir aquilo que é o conteúdo da aula. Veja o slide a seguir. Como sempre, use a barra de espaços ou as setas de seu teclado, e à medida que for estudando, passe o slide pra frente: Rev. Saulo P. Carvalho

Atividades de Ensino Atividades verbais são os meios mais comumente usados. Por exemplo: palestra, discussão, gravações, sermão, história, leituras, etc… Alguns problemas com essa categoria: A maioria das pessoas não aprendem apenas pelo ouvir. O ouvir, para muitas pessoas, é uma atividade passiva que não requer muita participação. É muita seletiva: a tendência é ouvir só o que a pessoa quer. Experiências simuladas nos permite avançar um pouco mais. Simular é atuar, agindo como se a situação fosse real. Exemplos: representação, dramatização, pesquisas ao ar livre, escritos criativos, etc…, e outras experiências que colocam o aluno na posição de explorar seus próprios sentimentos, problemas e questões. Experiências reais são as atividades em que os alunos estão diretamente envolvidos em situações problemáticas ou conceitos e experiências reais. Como os conceitos na educação religiosa tendem a ser abstratos, alguns temas são muito difíceis para programar atividades de experiência real. Exemplo de experiências reais: Evangelização, amor ao próximo, aconselhamento, etc… Símbolos visuais são outra categoria de atividade cujo uso envolve o aluno através da visão. Por exemplo: figuras, vídeos, mapas, filmes, livros, transparências, etc… A maioria das pessoas aprende mais pelo que vê do que pelo que ouve. Ver é menos passivo que ouvir. Ver suscita uma reação. Uma aprendizagem mais eficiente combina o verbal com o visual Verbal Visual Experiências Simuladas Experiências Diretas (da Vida real) Rev. Saulo P. Carvalho

Como Escolher Atividades de Ensino Alguns Critérios para decidir qual atividade deve ser utilizada: A atividade deve envolver todos os alunos de maneira dinâmica. Deve ser uma atividade em que o professor tenha confiança. Deve estimular maior criatividade por parte dos alunos. Não deve ser tão conhecida que canse os alunos (repetição exagerada) A atividade deve contribuir diretamente para comunicar os conceitos-chave e atingir os objetivos específicos…(cuidado com atividade sem propósito!!!) A atividade deve levar o aluno a procurar respostas, declarar conclusões ou expressar reações criativas. A atividade deve ser apropriada às idades e habilidades dos alunos envolvidos. Rev. Saulo P. Carvalho

Onde Encontrar Atividades de Ensino Revista do Professor Revistas, jornais e livros sobre educação “secular” Conversa com outros professores Sua experiência, aliada à criatividade Encontros e cursos de treinamento. Rev. Saulo P. Carvalho

Técnicas Pedagógicas Dentro das atividades de ensino, temos algumas técnicas de dinâmicas que sempre serão úteis ao ensino e à integração dentro da sala de aula. Utilizando-se das Técnicas que a Pedagogia e a Andragogia nos oferecem podemos aumentar o índice de aprendizado real em nossa Educação Cristã, a participação do aluno, a “redescoberta da descoberta”, etc…. Nos próximos slides quero oferecer algumas sugestões de Técnicas Pedagógicas que poderão ser úteis no ensino, com a expectativa de estimular a sua mente para procurar outras entre as centenas existentes. Mas ATENÇÃO: lembrando sempre que assim como as atividades de ensino, as TÉCNICAS PEDAGÓGICAS precisam ser escolhidas DEPOIS de estabelecidos os objetivos, pois não devem ser usadas como um fim em si mesmas!!! Rev. Saulo P. Carvalho

Vamos adquirir as ferramentas…. Passe agora para a próxima aula, onde analisaremos várias técnicas pedagógicas para equipar você para seu ministério docente… Rev. Saulo P. Carvalho