Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Reorientação curricular
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Atividade física e cultura alimentar: combinação essencial em todos os ciclos da vida Douglas Carvalho Oliveira 1 Bruno Pereira da Silva 2.
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
Estado do Rio Grande do Norte Prefeitura Municipal de Natal
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
Metodologia do ensino de línguas Claudete Araujo Renata Silveira
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Prof. José Roberto Medina
Subprojeto: Geografia
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI “ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI SALA DO EDUCADOR 19º e 20º ENCONTRO COM A.
O Uso das Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem de Ciências
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Transcrição da apresentação:

PROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIUBE: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS RECREATIVOS PARA O ENSINO MÉDIO Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende Universidade de Uberaba

Iniciando a Experiência Subprojeto Educação Física do PIBID/UNIUBE Escola Estadual Professora Corina de Oliveira

Referencial Teórico O referencial teórico-metodológico que fundamenta a proposta do subprojeto está apoiado nos fundamentos da Abordagem Cultural para a Educação Física escolar. (NEIRA, 2007)

Detalhamento das Atividades As atividades foram realizadas com intuito de socializar os alunos com o conhecimento do jogo Handebol. Diversidade e inclusão dos alunos.

Análise e Discussão do Relato As dificuldades dos alunos. Pontos positivos

Considerações Finais A importância da Educação Física Escolar. Destacamos, a importância do PIBID/Educação Física/UNIUBE como uma possibilidade formativa que transcende a mera transmissão de conhecimentos, para uma prática reflexiva, construída coletivamente na constante articulação dos diferentes saberes presentes no grupo.

Referências DARIDO, S. C. Diferentes concepções sobre o papel da Educação Física na escola. LEPEF - Laboratório de Estudos e trabalhos Pedagógicos em Educação Física. Departamento de Educação Física - UNESP, Rio Claro, p. 34 - 48. NEIRA, Marcos G.; NUNES, Mario Luiz F. Pedagogia da cultura corporal: críticas e alternativas. São Paulo: Phorte Editora, 2006. NEIRA, Marcos G. Ensino de educação física. São Paulo: Thomson Learning, 2007. SADI, R. S. Ensino/Aprendizagem de esportes coletivos a partir de um jogo de queimadas. Disponível em :http://www.dominiopublico.gov.br, 2008.