Disciplinas Online em Cursos Presenciais: estudo sobre a percepção dos alunos Miguel Damasco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Desafios e oportunidades do EAD
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
O Papel do Monitor.
Tipos de Tutoria.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
A Educação a Distância é possível?
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD Miguel Damasco.
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
Curso de Capacitação em Educação a Distância
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: UM ESTUDO DE CASO Dra. Kariny Cristina de Souza Raposo Esp. Myrtes Buenos Aires UNIFEMM - CENTRO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Transcrição da apresentação:

Disciplinas Online em Cursos Presenciais: estudo sobre a percepção dos alunos Miguel Damasco

Sumário 1. Introdução 2. EaD na instituição pesquisada 3. Aplicação da pesquisa 4. Análise dos dados 5. Considerações finais 6. Referências

1. Introdução Evolução da EaD e Portaria nº 4.059 / 2004, do MEC Referenciais de Qualidade Debate sobre perfil dos alunos Proposta de uma pesquisa Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) A formação da cultura de EaD e a superação das resistências se iniciam a partir do momento em que alunos e colaboradores identificam adequadamente os pilares que sustentam a implantação e a oferta dos novos serviços. (SILVA, 2013)

2. EaD na AEDB Instituição de Ensino Superior - privada 18 cursos de graduação - todos presenciais Disciplinas semipresenciais desde 2007 Capacitação de professores-tutores AVA Moodle 2 tipos de disciplinas online Modelos de avaliação

3. Aplicação da Pesquisa Objetivo: verificar a percepção dos alunos sobre o andamento das disciplinas ministradas na modalidade online, considerando que a matrícula foi realizada para um curso presencial. Metodologia: abordagem - quantitativa finalidades - Survey parte específica sobre disciplina - escala Likert de 4 pontos

3. Aplicação da Pesquisa Cursos Ano Total de Alunos Respondentes % Administração 3º 81 55 67,9 Letras 1º 22 18 81,8 Pedagogia 17 15 88,2 Logística 2º 21 38,2 Sistema de Informação 40 34 85,0 Total --- 215 143 66,5 Cursos Semipresencial Disciplinas Administração I Sistemas de Informações Gerenciais II Filosofia e Ética Administração Financeira Letras e Pedagogia Tecnologia Aplicada à Educação Logística Qualidade de Processos Gestão de Recursos Humanos Sistemas de Informação Introdução ao Direito

Questionamentos Iniciais Entre os que responderam NÃO na pergunta 3: 3. Aplicação da Pesquisa Questionamentos Iniciais Sim Não 1. Ao se matricular no curso presencial da AEDB você sabia sobre as disciplinas em EaD? 28 % 72% 2. Você já teve experiência anterior como aluno em EaD antes da matrícula na AEDB? 12 % 88% 3. A disciplina escolhida no seu curso para ser ministrada à distância foi a ideal? 68 % 32 % Entre os que responderam NÃO na pergunta 3: Perfil do professor 11% Infraestrutura de EaD 15% Característica da disciplina 74%

3. Aplicação da Pesquisa Reação inicial ao tomar conhecimento que teria que participar de disciplinas online “É uma nova forma de estudar na era da informação”. “Achei interessante adquirir essa experiência”. “Escolhi um curso presencial. Não tenho disciplina para EaD”. “Por motivo de trabalho, não tenho tempo para EaD”.

3. Aplicação da Pesquisa Durante a disciplina o aluno mudou de opinião sobre a EaD num curso presencial? Dos 41 alunos que não haviam gostado da ideia inicialmente, 13 deles mudaram de opinião. Dos 101 respondentes que permaneceram com a opinião, 44 continuam achando interessante estudar na modalidade online.

3. Aplicação da Pesquisa Vantagens da EaD Quantidade Flexibilidade de acesso ao conteúdo e atividades: horário e local 88 Horário de aula livre, no qual está marcada a disciplina EaD 66 Prepara melhor para estudar pós-graduação a distância 38 Saber usar das ferramentas do AVA é importante atualmente 31 Muitos cursos corporativos nas empresas e escolas são em EaD 24 Nenhuma vantagem 16 Alguns pontos positivos levantados pelos alunos: “Tudo que é novo é difícil, mas com o tempo vai ficando mais fácil”. “Algumas matérias foram muito bem administradas virtualmente”. “Um professor preparado faz diferença no aprendizado”.

Quantidade de citações 3. Aplicação da Pesquisa Pontos Negativos Quantidade de citações Plataforma de EaD - problemas com servidor 21 Administração do tempo 13 Prazos para concluir tarefas 11 Site desatualizado e desorganizado 10 Dificuldade de sanar dúvidas 9 Organização pessoal 8 Comunicação com professor 7 Falta de agenda semanal sobre eventos e datas Demora na resposta do tutor 6

3. Aplicação da Pesquisa Média da Avaliação das Disciplinas (%) 1. Totalmente Insatisfeito; 2. Insatisfeito; 3. Satisfeito e 4. Muito Satisfeito. Atributo Grau 1 Grau 2 Grau 3 Grau 4 Organização da disciplina 6,4 17,0 45,4 31,2 Material didático 3,5 14,9 48,9 32,6 Mediação da tutoria 7,1 17,7 39,7 35,5 Interatividade entre professores/alunos 37,6 38,3 Avaliação da aprendizagem 15,6 49,6

4. Análise dos Dados Participaram 67% de alunos das 8 disciplinas pesquisadas 88 % sem experiência anterior com EaD 72% não sabia da existência de disciplinas online 45% achou interessante estudar online 68% aprovou a escolha da disciplina em EaD no seu curso 71% não mudou de opinião durante os estudos 21 citações sobre problemas ligados à plataforma do AVA 28 alunos citaram problemas com a administração do tempo, a organização pessoal e a falta de agenda sobre os eventos 75% está satisfeito com os atributos pesquisados nas disciplinas

4. Análise dos Dados 22 citações referentes à falta de comunicação com o tutor, além da demora nas respostas, inclusive para sanar dúvidas. O professor deve procurar romper as barreiras e facilitar a interação com os alunos, ao disponibilizar redes de conexões no tratamento dos conteúdos de aprendizagem para proporcionar um espaço de diálogo, participação e aprendizagem. (SILVA, 2012) 10 alunos citaram a desorganização dos AVA de alguns sites. Quando o usuário descobrir a lógica aplicada à navegação do material, o seu funcionamento e a relação entre os seus links e hipertextos, maior liberdade e confiança ele terá em suas ações”. (TORREZZAN & BEHAR, 2009)

5. Considerações Finais Os discentes devem ser informados sobre a existência das disciplinas online e sobre as vantagens da EaD no início do ano letivo. A organização pessoal e motivação dos alunos, são aspectos que requerem maiores cuidados na EaD. Para facilitar a navegação nos sites e o aprendizado dos alunos, o NEAD da AEDB deve fazer alguns ajustes nos AVA de algumas disciplinas. Atualização dos conteúdos.

5. Considerações Finais Sobre os problemas na plataforma, um servidor mais potente, além do aumento da velocidade de conexão com a Internet são providências necessárias. Melhorias nos laboratórios destinados para EaD. Realizar novo treinamento no Moodle, além de cursos sobre cultura de EaD, conteudista e tutoria para os professores com avaliação negativa. Não houve pesquisas anteriores na AEDB sobre o mesmo tema para comparar os resultados obtidos.

5. Considerações Finais Identificamos outras necessidades, tais como: valorização das opiniões dos alunos, atualização dos conteúdos, aumento dos prazos para as tarefas, ampliação das formas de comunicação, rapidez nas respostas aos alunos, plantão pedagógico via fórum, chat ou encontro presencial. As IES realizem pesquisas em seu ensino online, sobre: tecnologias e mídias empregadas, modos de interação, tipos de avaliações aplicadas.

6. Referências ABED. Guia para Submeter Trabalhos para os Congressos e Publicações da ABED. Disponível em: http://www.abed.org.br/documentos/Guia_Submissao_de_TCs_ABED.pdf Acesso em: 10 mar 2014. _________. Censo EAD.BR 2012: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2013. BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Tradução de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. BRANDALISE, Loreni T. Modelos de Medição de Percepção e Comportamento: uma revisão. Disponível em: <http://www.lgti.ufsc.br/brandalise.pdf> Acesso em: 20 fev 2014. BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf> Publicado no DOU, Seção 1, Brasília, 13 dez. 2004. CAMPOS, Ângela M. S. Avaliação das disciplinas em rede do curso de Tecnologia em Logística da AEDB. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação da Fundação Cesgranrio. Rio de Janeiro, nov, 2011. FONTAINHA, Fernando de C. et al. Metodologia da Pesquisa. Curso de Direito / FGV. Rio de Janeiro: FGV, 2013. FREITAS, Henrique et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n. 3, p.105-112. Disponível em: <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/o_metodo_de_pesquisa_survey.pdf>. Publicado em: jul 2000. GIL. Antonio. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, 2003. MORESI, Eduardo. (org.). Metodologia da pesquisa. UCB. Disponível em: <http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1370886616.pdf> Publicado em: mar 2003. SILVA, Marcos. Sala de aula interativa. São Paulo: Edições Loyola, 2012. SILVA, Robson S. da. Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2013. TORREZZAN, Cristina A. W.; BEHAR, Patrícia A. Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In: BEHAR, Patrícia A. (orgs.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

www.profdamasco.site.br.com contato@profdamasco.site.br.com Obrigado! Perguntas? www.profdamasco.site.br.com contato@profdamasco.site.br.com