Cap. 21. Polissemia Professora Ana Paula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Função semiótica ou simbólica
Advertisements

Um vocabulário para a interpretação
Referência e Sentido Denotação e Conotação Polissemia e Monossemia
Paradigma do signo Conceitos.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Coordenação e subordinação
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Profª Monize Diniz Silva
MPU -Prova Discursiva-
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Agrupamento de Escolas
Capítulo 5 Denotação e conotação.
Cap.6. Intencionalidade discursiva
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS
Recursos Expresssivos
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Inteligências Múltiplas
O DICIONÁRIO É UM PRECIOSO INSTRUMENTO
Figuras de linguagem ou estilo
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Cap. 21. Polissemia Professora Ana Paula.
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Charge Cartum Caricatura
Interpretando as Escrituras Sagradas
linguagem gráfica pictórica [LGP]
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
TIPOS DE PREDICADO.
ATITIDE FILOSÓFICA ≠ DE SENSO COMUM O objetivo da Filosofia é tornar claro e delimitar rigorosamente os pensamentos. Questionar; O que é? Como acontece?
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Universidade Castelo Branco - UCB
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Universidade Castelo Branco Rose Cléa Duarte. Semântica - ciência que estuda a significação; todo o processo de associação de significados. Como processamos.
Cap. 14. Inferências III: Charges e cartuns
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
Frases, Orações e Períodos
Relações lexicais Pág
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Conceitos Introdutórios
A construção do sentido
Como redigir um bom texto?
CONTEÚDO PROTEGIDO Artigos 184, 185 e 186 do DECRETO-LEI nº 2.848/1940
OFICINAS CULTURAIS (Aula 2)
Correção do 1ª exame do vestibular UERJ (Português) Diego Domingues Polo SJM.
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
A Linguagem E seus termos.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Texto imagético Prof. Karina Alem.
Construção do sentido do texto
LINGUAGEM LINGUAGEM UTILITÁRIA E LITERÁRIA DENOTAÇÃO Linguagem informativa, comum a todos. Objetiva um conhecimento prático, científico. A palavra empregada.
Transcrição da apresentação:

Cap. 21. Polissemia Professora Ana Paula

Polissemia A polissemia permite que um nome assuma diversos significados, pois o prefixo POLI indica multiplicidade de algo; SEMIA: significação. Ao interpretar e reconhecer a polissemia, devemos considerar as situações de aplicabilidade. 

P O L I S S E M I A

O rapaz é um tremendo gato. O gato do vizinho é peralta O rapaz é um tremendo gato.  O gato do vizinho é peralta.  Precisei fazer um gato para que a energia voltasse.  Algumas pessoas precisam fazer “bicos” para sobreviver. O passarinho foi atingido no bico.  Que prato divino! Sua mãe tem mesmo mãos de fada para cozinhar. Vamos! Coloque logo a mão na massa!  As crianças estão com as mãos sujas.  Passaram a mão na minha bolsa e nem percebi. 

Explicação: No exemplo lido, a polissemia se manifesta nas palavras “ligue” e “engano”. Observe que a anunciante é uma empresa de telefonia, a Embratel; logo, ela faz um jogo de palavras com “não ligue” e com “engano”. Dependendo do contexto, não ligue tanto pode significar não se importe, como não faça a ligação/ não acione. Da mesma forma, engano tanto pode significar erro/ equívoco, como trote (via telefone).

Qual o termo polissêmico? Explique-o:

Explicação: Na tirinha de Mauricio, a polissemia se apresenta no termo “cabeças”. Note que, enquanto a primeira personagem usa a expressão “cabeças de gado” como medida para designar o quantitativo de animais pertencentes a seu pai, Chico Bento, a segunda personagem, atribui ao vocábulo “cabeça” o significado de parte da anatomia bovina.

Enem 2012

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular. b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”. c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica. d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico. e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

Resposta: A expressão “rede social” é polissêmica, uma vez que amplia sua significação na charge através da combinação entre a imagem (linguagem não verbal) e os recursos linguísticos (verbais). Além de referir-se a redes “virtuais”, na charge, a imagem revela, também, uma “rede de balanço” onde as pessoas se encontram. Dessa forma, a alternativa que melhor se adequa é a letra “A”.