O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
Matemática para todos Educação Básica
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola e Família: quais são suas competências?
O Currículo Participativo Disciplina: Currículo – Prof
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
O TRABALHO COM PROJETOS
Prof. Orlando Miranda Júnior
Ajude – me!!.
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Características de um bom professor de biologia
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Formação Profissional e Emprego
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Formação continuada de professores e profissão docente
Por que o jornal na escola?
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Docência universitária: repensando a aula
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
TEIP EM AÇÃO PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO Faro, 16 de maio de 2012.
Transcrição da apresentação:

O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a procura coletiva das melhores formas de agir.

SER PROFESSOR É: Possuir conhecimento, revelar tato pedagógico e assumir uma responsabilidade profissional plena. Na docência, é impossível separar as dimensões pessoais e profissionais. Ensinamos aquilo que somos e naquilo que somos encontra-se aquilo que ensinamos.

No nosso trabalho segundo Daniel Hameline: Há uma parte de cientista; a aquisição de novos conhecimentos, o estudo contínuo, o rigor da planificação e da avaliação, mas há também uma parte de artista; a reação a situações imprevistas, a pedagogia-da-situação, a resposta a comportamentos inesperados.

DIANTE DO INSUCESSO; Análise coletivas das práticas pedagógicas; Obstinação e persistência profissional para responder as necessidades e anseios dos alunos; compromisso social e vontade de mudar;

A teoria e a prática são indissociáveis; temos um dever de coerência e congruência; Queremos professores que despertem nos seus alunos o gosto pelo conhecimento, a capacidade de estudar e de aprender, o espírito crítico, a autonomia e a participação.

Sublinhar a importância da escola como um lugar de formação e o papel dos professores nos seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional

OS PROFESSORES DEVEM POSSUIR 04 DISPOSIÇÕES - COMPETÊNCIAS a) Ser um professor com grande experiência, respeitado e prestigiado no seio da classe docente, merecendo a confiança dos seus colegas; b)Ser um excelente organizador de situações de formação capaz de criar um bom clima de trabalho e de promover um diálogo franco e aberto com os pares;

c)Ser uma pessoa atenta e perspicaz, revelando um sentido apurado de escuta e, sobretudo, uma grande capacidade de leitura de análise e de interpretação dos problemas pedagógicos; d)Ser um conselheiro e um guia, na melhor acepção do termo, isto é, aquele que percorre um caminho conosco, ajudando-nos a superar dificuldades e a construir novos conhecimentos e práticas.

John Dewey- foi o pioneiro do conceito de “professor reflexivo”. Schon ao estudar a formação dos artistas, constatou que a reflexão é essencial para lidar com a surpresa, com o inesperado e com a inventividade. No campo educativo Lee Shulman pôs o acento tônico na “compreensão”, mas ´para ensinar bem não basta determinado tipo de conhecimento, é fundamental compreendê-lo na sua matriz histórica,científica e social;

Isso depende do modo de organização da escola; da forma como analisa e enfrenta os problemas pedagógicos. As comunidades locais devem envolver-se ativamente na criação das condições sociais que permitam educar todas as crianças, adolescentes e jovens.

A formação de professores deve basear-se em compromissos profissionais os quais também são compromissos sociais. Há, ou deve haver sempre um horizonte ético, que deve norteá-la. 1-O professor não pode resignar-se ao fatalismo do insucesso escolar; 2-O professor não pode renunciar a missão que a sociedade lhe confia; 3-Um professor deve respeitar as diversas comunidades e culturas, ultrapassando as fronteiras dadas.

O papel da pedagogia da interatividade é o de desenvolver a personalização e o desenvolvimento da capacidade autônoma para aprender e para pensar. É pois no diálogo com os colegas que nos fazemos professores.