Da Remuneração de Dirigentes. Redação atual Art. 23 – A Congregação (...) não remunera os membros da Diretoria, Conselheiros e suas associadas no exercício.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
Fernando Piffer Audiência Pública CDC 28/11/2012.
Regulamenta o processo de certificação ocupacional da função GOE
Decreto 7.203/2010 “Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. DECRETO Nº 6.249, DE 20 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre a criação.
NOVA LEI DA FILANTROPIA – DESVENDANDO O TERCEIRO SETOR – FUNCRAF
PROPOSTA : ÀS AULAS SUPLEMENTARES E ABONOS
Medida Provisória nº 2222/01 Art. 5º  Os optantes pelo regime especial de tributação poderão pagar ou parcelar, até o último dia útil do mês de janeiro.
OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
RESOLUÇÃO CGPC 26/2008 PROPOSTA DA ANAPAR
Palestrante: Adv. Ricardo Só de Castro
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
“Capacitação em Atendimento e Atermação”
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
Auditoria no Terceiro Setor
Imposto de Renda e Juros sobre o capital próprio
Atividades e atos administrativos
Direito Tributário Sergio Karkache
A aplicabilidade das Leis Complementares 108 e 109
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
JUNTAS ELEITORAIS Art. 36. Compor-se-ão as Juntas Eleitorais de um Juiz de Direito, que será o Presidente, e de 2 (dois) ou 4 (quatro) cidadãos de notória.
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
Unidade 2 – Processo de Administração da folha
Seminário ASEP/RJ Receitas Alternativas, Complementares, Acessórias ou de Projetos Associados Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2004.
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
Forma de cálculo do Imposto de Renda
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
1 Impactos da desoneração das contribuições trabalhistas sobre a formalização do mercado de trabalho e a receita previdenciária: survey de trabalhos recentes.
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
Governança Curricular Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Comissão de Graduação.
APLICAÇÃO DO DECRETO Nº , DE 26 DE MAIO DE 2009
Limitações ao Poder de Tributar
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
Conceito de salário CLT, artigo 457
MARCO TÚLIO DE ROSE EIRELI VALE O ESFORÇO. EIRELI VALE O ESFORÇO EIRELI, O que é. Possibilidade de ser cooperativada. Vantagens deste ato. Tratamento.
Evenilson J.Balzer Fibra/ANCEP
Apresentação de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária para PLOA/2014 ASPECTOS GERAIS Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira / CD Consultoria.
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
Lei /2014.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Como solicitar a certificação
REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CNAS Antonio Brito.
FGTS E ESTABILIDADES.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
Dividendo Obrigatório
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Plano de Benefícios da Previdência Social Lei n. 8213/91
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
Limitações ao Poder de Tributar
Receita Federal 1 ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL PL 3.021, de certificação e isenção de entidade beneficente de assistência social.
(ESAF/AFRF/2002.2) O imposto sobre operações financeiras está sujeito ao princípio da anterioridade. (F)
Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: IMUNIDADE.
Apontamentos Jurídicos Orientação às Instituições Espíritas.
ESPECIALISTA EM TERCEIRO SETOR. SETOR DE SAÚDE Lei 12868/2013.
CENTROS SOCIAIS MANTIDOS POR POLÍTICOS: A utilização política da miséria brasileira ou benevolência desinteressada?
DECRETO ESTADUAL nº de 13 de dezembro de 2012 Alterado pelos Decretos nº 1.477/13 – 1486/13 – 1492/13 – 1576/13 SEITEC SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO.
Elaboração de Plano de Cargos e Carreiras Prefeitura Municipal de Campo Grande.
ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. Constituição da República Federativa do Brasil Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
ABIMO 338 associados divididos em 6 setores % 80% De todas as empresas do setor médico são associadas à ABIMO Do faturamento do setor médico vem.
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Transcrição da apresentação:

Da Remuneração de Dirigentes

Redação atual Art. 23 – A Congregação (...) não remunera os membros da Diretoria, Conselheiros e suas associadas no exercício de suas funções, sendo-lhes vedado o recebimento de qualquer lucro, gratificação, remuneração, vantagens ou benefício, por qualquer forma ou título.” Proibição expressa tanto na Lei /09 (“Lei da Filantropia”), quanto na Lei 9.532/97.

O que possibilita a alteração proposta? Modificação de ambas as normas pela Lei /13

Sugestão de redação: Art. 23° - A Congregação (...) poderá remunerar, consoante as condições e limites impostos pela lei, os membros da Diretoria, em razão das competências, funções e atividades que lhes são atribuídas neste Estatuto Social. §1º. A entidade não distribuirá lucros, dividendos, bonificações, participações, participações ou parcelas de seu patrimônio a nenhuma das associadas. §2º. Diretoras não estatutárias, que tenham vínculo empregatício, também poderão ser remuneradas. §3º. O disposto acima não impede a remuneração da pessoa da dirigente estatutária ou diretora que, cumulativamente, tenha vínculo estatutário e empregatício, exceto se houver incompatibilidade de jornadas de trabalho.”

As modificações sugeridas obedecem à nova redação do art 29 §1º da Lei: §1º A exigência a que se refere o inciso I do caput não impede: I - a remuneração aos diretores não estatutários que tenham vínculo empregatício; II - a remuneração aos dirigentes estatutários, desde que recebam remuneração inferior, em seu valor bruto, a 70% (setenta por cento) do limite estabelecido para a remuneração de servidores do Poder Executivo federal. § 2 o A remuneração dos dirigentes estatutários referidos no inciso II do § 1 o deverá obedecer às seguintes condições: I - nenhum dirigente remunerado poderá ser cônjuge ou parente até 3 o (terceiro) grau, inclusive afim, de instituidores, sócios, diretores, conselheiros, benfeitores ou equivalentes da instituição de que trata o caput deste artigo; e II - o total pago a título de remuneração para dirigentes, pelo exercício das atribuições estatutárias, deve ser inferior a 5 (cinco) vezes o valor correspondente ao limite individual estabelecido neste parágrafo. § 3 o O disposto nos §§ 1 o e 2 o não impede a remuneração da pessoa do dirigente estatutário ou diretor que, cumulativamente, tenha vínculo estatutário e empregatício, exceto se houver incompatibilidade de jornadas de trabalho.” (NR)

É verdade que não houve alteração da proibição contida no Código Tributário Nacional. Esta continua válida: “Art. 14 (...) I – não distribuírem qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título;” Mas é importante observar que a proibição do Código Tributário Nacional refere-se especificamente à “distribuição” e que não é isso que o Estatuto passa a permitir. O que passa a ser possível agora é haver “remuneração”. A distribuição continua a ser proibida pelo Estatuto, de acordo com a redação proposta: “§1º. A entidade não distribuirá lucros, dividendos, bonificações, participações, participações ou parcelas de seu patrimônio a nenhuma das associadas.”

FIM