Doença Mental Definição Médica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
Surdez A Educação dos Surdos.
PSICOLOGIA.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Avaliação Psicomotora
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Isolamento Social.
Classificação dos Transtornos Mentais
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
PROJETO Comunicação em Libras com as Familias
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Legislação.
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Pederneiras- São Paulo
Transtornos da Aprendizagem
Unidade de Neuropsicologia Clínica
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Rossana Ramos Fernanda Bosque
PSICOMOTRICIDADE.
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Psicopatologia da Inteligência
Educação Especial Aula 9
Situação de Aprendizagem
MUSICOTERAPIA.
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PEI – Programa Educacional Individualizado
RETARDO MENTAL Profª Esp
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
ESQUIZOFRENIA.
GENÉTICA E DEFICIÊNCIAS MENTAIS BRUNO VINICIUS DE AGUIAR
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.
Deficiência Mental Tarlize Moreira Marlise Bobsin
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
MIELOMENINGOCELE ASPECTOS PSICOLÓGICOS ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE - PSICÓLOGA.
N.E.E. …existe uma N.E.E., quando qualquer incapacidade (física, sensorial, intelectual, emocional, social ou uma combinação destas) afecta a aprendizagem.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Esquizofrenia.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Doença Mental Definição Médica Trata-se de uma variação mórbida do normal, dificultando a interação de forma parcial ou total com a sociedade e ainda com a família. A avaliação é feita por critérios estatísticos e valorativos, isto é, quando afasta-se dos padrões da normalidade e quando está prejudicando ou influenciando de maneira negativa a vida das pessoas ao seu redor.

Diferenças entre neuroses e psicoses Neuroses - são alterações quantitativas dos fenômenos psíquicos. Sofre de ansiedade, se deprime, porém esses sentimentos aparecem de forma mais grave e incontrolável. Já as psicoses se apresentam com alterações qualitativas dos fenômenos psíquicos. Não apresentam problemas que uma pessoa normal pode ter, ele sofre de paranoia, confusão mental, delírios, sentimento de perseguição, entre outros sintomas.

Exemplos de doenças mentais Delírio Depressão Psicoses Transtornos de personalidade Obsessão Compulsão Psicossomático Ansiedade Etc.

Tratamento O tratamento das doenças mentais variam de paciente para paciente. Em alguns casos é necessário a internação do paciente.

Graus de Deficiência Mental É a designação que caracteriza os problemas que ocorrem no cérebro e levam a um baixo rendimento, mas que não afetam outras regiões ou áreas cerebrais. Graus de Deficiência Mental O conceito de QI foi introduzido por Stern e é o resultado da multiplicação por cem do quociente obtido pela divisão da IM (Idade Mental) e IC (Idade Cronológica). Segundo a vertente pedagógica, o deficiente mental será o indivíduo que tem uma maior ou menor dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso tem necessidades educativas especiais, ou seja, necessita de apoios e adaptações curriculares que lhe permitam seguir o processo regular de ensino.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a deficiência divide-se: Profunda: • Grandes problemas sensório-motor e de comunicação, bem como de comunicação com o meio; • São dependentes dos outros em quase todas as funções e atividades. • Excepcionalmente terão autonomia para se deslocar e responder a treinos simples de auto-ajuda. - Grave/severa: • Necessitam de proteção e ajuda, pois o seu nível de autonomia é muito pobre; • Apresentam muitos problemas psicomotores; • A sua linguagem verbal é muito deficitária – comunicação primária; • Podem ser treinados em algumas atividades de vida diária básicas e em aprendizagens pré-tecnológicas simples;

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a deficiência divide-se: Moderado/média: São capazes de adquirir hábitos de autonomia pessoal e social; • Podem aprender a comunicar pela linguagem oral, mas apresentam dificuldades na expressão e compreensão oral; • Apresentam um desenvolvimento motor aceitável e têm possibilidade para adquirir alguns conhecimentos pré-tecnológicos básicos que lhes permitam realizar algum trabalho; • Dificilmente chegam a dominar as técnicas de leitura, escrita e cálculo;

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a deficiência divide-se: - Leve/ligeira: • São educáveis; • Podem chegar a realizar tarefas mais complexas; • A sua aprendizagem é mais lenta e precisam de um acompanhamento especial; • Podem desenvolver aprendizagens sociais e de comunicação e têm capacidade para se adaptar e integrar no mundo laboral; • Apresentam atraso mínimo nas áreas perceptivas e motoras; • Geralmente não apresentam problemas de adaptação ao ambiente familiar e social.

Intervenção Pedagógica No desenvolvimento de um indivíduo deficiente mental, deparamo-nos com várias dificuldades, sendo elas: • Psicomotoras; • Sensoriais; • Nas relações sociais; • De autonomia; • De linguagem. No momento de planificar qualquer intervenção educativa, devemos pensar nessas dificuldades e, consoante as possibilidades e limitações de cada indivíduo, estabelecer o programa mais adaptado. Além de conhecer o estado geral do seu desenvolvimento e as dificuldades específicas apresentadas, deveremos atender também às capacidades de aprendizagem de cada um, para evitar que os objetivos educativos não sejam nem demasiado exigentes, a ponto de o aluno não poder atingi-los, nem tão simples, que não favoreçam ao máximo o desenvolvimento das suas potencialidades.