GT – PARCERIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARCERIAS OU INTERAÇÃO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade:
Parceiros na Aprendizagem. Oferecer acesso a tecnologias inovadoras para que pessoas e negócios alcancem seu potencial pleno. Missão.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Universidade de Aveiro
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
Programa de Educação Tutorial do Bacharelado em Ciência da Computação
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Vamos usá-lo ou Trabalhar mais?
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
Tecnologia e Educação.
1.
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Iº Seminário de Avaliação da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado Roberto Carvalho – Diretoria de Ensino e Serviços.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
CURRICULO +.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Cultura digital na educação:
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Diagnóstico do Órgão Gestor da Educação Municipal (OGEM) Oneide Ferraz Alves.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
AÇÕES INTEGRADAS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO BÁSICO
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Licenciatura 1800 horas Bacharelado 2880 horas Diferença 1080 horas Devemos querer ser um bacharelado?
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

GT – PARCERIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARCERIAS OU INTERAÇÃO?

PRINCÍPIOS: A INDISSOCIABILIDADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO CONSTRUÇÃO CONJUNTA

Dar visibilidade Como? Conhecer as experiências de sucesso FORUM inter-municipal de secretários de educação FORUM ou um ambiente inter-aluno com pessoas envolvidas com a formação de professores Incentivar que as Escolas de Ensino Básico venham a aderir ao PDE. Criar espaços nos quais se possibilite visualizar a emergência da questão interação ensino-pesquisa-extensão. propiciar um levantamento dos projetos que se envolvem com formação de professores.

Onde? Espaços potencializadores da discussão acerca do princípio da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão: SIC/SEU/Sem O FORUM DAS LICENCIATURAS Espaços potencializadores das ações indissociáveis e construídas coletivamente com as comunidades, instituições etc NEAD Museus, Espaços de ciência e tecnologia Ludoteca Ações na área de ensino que podem estar envolvidas com o espaço de formação e consequentemente com o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão são: Monitorias Tutorias Pets (Programa Especial de Treinamento)