Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Cooperação e governança: novas perspectivas e abordagens.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Brasília, 10 de novembro de Mesa Temática 8: APLs de Serviços e Serviços em APLs Centro de.
APL DE BONÉS DE APUCARANA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
APRESENTAÇÃO apresentação.
APL – Arranjos Produtivos Locais
O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.
Apresentação do Projeto
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.

Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
O QUE É SGC ? Sociedade de garantia de Crédito.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Planejamento Estratégico
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
COMITÊS 2011 / 2012
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Alagoas Competitiva
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Fabiano André Vergani
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
. SOCIEDADE DE GARANTIA DE CRÉDITO SALVADOR - BAHIA 1° de Agosto de 2008.
Reunião Mensal Governança
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Atuação do Sebrae na Cadeia Produtiva da Construção Civil
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Renovação convênio APL TIC ( ) Repasse dos conhecimentos.
Micro e Pequenas Empresas
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Objetivo: Promover treinamentos, capacitações e ações de formação de recursos humanos, sempre alinhado com as necessidades das empresas do APL, atualizadas.
Programa BH Negócios Setorial Encadeamento Empresarial Territorial Principais Eixos de Atuação Tornar Belo Horizonte e sua região metropolitana a melhor.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Aline.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Transcrição da apresentação:

Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia (RGT), em meados de Em 2008, resultante das ações do Comitê, foi criada a Associação Parque Tecnológico de Santa Maria. Ainda em 2008, com o apoio e orientação do SEBRAE, foi formalizado o Grupo CENTROSOFTWARE

Histórico Em 2013, enquadramento e reconhecimento do APL CENTROSOFTWARE. O que é APL? – Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de micro, pequenas e médias empresas, localizadas em determinado espaço geográfico, que atuam em uma atividade produtiva comum, juntamente com empresas correlatas e complementares. As empresas dos APL`s compartilham uma identidade cultural local e possuem vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros agentes locais, tais como o governo, associações empresariais, instituições de crédito, de ensino e de pesquisa.

Empresas

Missão do CS "Fortalecer, qualificar, integrar e promover o crescimento da cadeia produtiva de TI na região Centro gerando benefícios às empresas e trazendo retorno à sociedade”

Visão do CS "Ser reconhecido nacionalmente como um pólo de desenvolvimento de empresas competitivas na área de TIC"

Valores do CS Ética Comprometimento Transparência Integração Responsabilidade Social

Governança Entidades – ADESM – TecnoParque – SEBRAE Centro – COREDE Central – AGDI – entidade regulatória Comitê Gestor do CS – Santos Viana – Alexandre Bolzan – Cezar Augusto – Cristiano Silveira – Daniel João – Osvaldo Gehm

Plano de trabalho Objetivo do projeto Organização e consolidação do APL através de ações de articulação, cooperação, capacitação e qualificação das entidades e empresas envolvidas. Metas formais – Apoio à infraestrutura/governança do APL – Fortalecimento do APL Ferramentas de monitoramento: Documento de metas 2013/2014 (Plano de Trabalho), Cronograma físico-financeiro, ações transversais, etc.

Plano de trabalho Demandas identificadas no processo: – Mão de obra Evasão de alunos nível técnico e graduação – Gestão empresarial Problemas: Pouco recurso para contratação de especialistas, Falta cultura de registro de software ou patentes Inexistência de indicadores (quantidade produzida, tipo de produto) Baixo número de empresas certificadas Desconhecimento das empresas sobre Programas de Incentivo – Expansão Comercial Internacionalização ou canais comerciais no Exterior Desconhecimento sobre empresas de TIC da região Identificar novas oportunidades e mercados para atuação

Plano de trabalho Etapas iniciadas ou realizadas: – Aquisição de Equipamentos de Informática e/ou Mobiliário – Definição da Equipe Técnica Seleção Coordenador Executivo Seleção Auxiliar – Articulação da Governança e Empresários Entrega do Cronograma Físico-Financeiro Realização de visitas de mobilização dos empresários (3 empresas) – Divulgação das ações realizadas Adaptação do site para divulgação Agenda de ações transversais Relatório mensal

F.A.Q. Qual o papel dos membros do APL? Tem que pagar? Que eu ganho com isso? O que sou obrigado? Como posso ajudar? Aonde fica a APL? Pra quem eu ligo?

Como falar conosco? Meios de comunicação: – Lista de discussão: – – Site: – Telefone: (55) / Lia Fernanda – Local: ADESM – Rua Ângelo Uglione, 1509 – Centro – Santa Maria - RS