Coord. do curso Profª Drª Maria Elizabete Londero Mousquer Coord. de Tutores Profª Drª Débora Teixeira Mello.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Plano Nacional de Formação
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Avaliação Institucional
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
SÉCULO XX.
(Metodologia Científica)
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Prefeitura municipal de Imperatriz
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SEJAM BEM-VINDOS!.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
Autoras Profª Drª Glades Tereza Felix Acad. Camila Campagnolo
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Curso de Especialização em Educação a Distância
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Trabalho final de curso
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Curso de Especialização em Educação Infantil
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Gestão Pública Municipal APRESENTAÇAO DO MODULO ESPECIFICO Prof. Edison Rodrigues Barreto Junior coordenador Setembro de 2011.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
O papel do Estagio na Formação de Professores
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Transcrição da apresentação:

Coord. do curso Profª Drª Maria Elizabete Londero Mousquer Coord. de Tutores Profª Drª Débora Teixeira Mello

Agudo – 30 vagas Cacequi – 30 vagas Sapiranga – 30 vagas Sarandi – 19 vagas Sobradinho – 30 vagas Tio Hugo – 30 vagas Três Passos – 30 vagas POLOS

 Conforme CF de 1988 e a Lei 9394/96, que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação  Construção da autonomia escolar  Resultado da Gestão democrática  Compromisso com a construção de sua identidade.

 Lei 5540/68: formação de especialistas para atuar por setores na escola naquela conjuntura cumpriram muito bem seu papel porém observa-se naturalmente o esgotamento do ciclo de supervisores, administradores e orientadores

 “gestor educacional”: docente apto para exercer, tanto as funções pedagógicas, como as funções administrativas na perspectiva da gestão democrática como um processo de superação da divisão do trabalho na instituição escolar e nos sistemas educacionais aos moldes da organização fordista/taylorista.

 Proporcionar formação continuada aos profissionais da educação no campo da gestão educacional.

 Analisar e refletir sobre o sistema escolar brasileiro a partir das políticas educacionais vigentes;  Compreender criticamente os sistemas escolares em seus aspectos administrativos, técnicos, pedagógicos, políticos, econômicos e culturais, com vistas a organização escolar mais democrática;  Elaborar produção científica relevante na área de gestão, como trabalho final de curso.

 Deve contemplar amplas competências e habilidades na área de Gestão Educacional, de modo que o concluinte, de fato, domine os conhecimentos referentes à construção da autonomia escolar em seus aspectos micro e macro, isso requer compromissos embasados na qualidade das atividades de ensino e da produção científica, bem como o estabelecimento de fortes relações entre a escola básica e o ensino superior, como meio de consolidar trocas que enriqueçam a ambos.

 O Curso de Pós-graduação em Gestão Educacional em nível de Especialização Lato Sensu, prepara e qualifica profissionais para atuar nas áreas da Gestão Escolar e Educacional.

 O Curso é de caráter eventual, a distância, com uma carga horária de 390 horas–aula.  O Curso tem um total de 26 créditos, sendo cada unidade de crédito correspondente a quinze (15) horas-aula.

 Ao matricular-se num Módulo o aluno deverá ter concluído os créditos do(s) Módulo(s) anterior(es) e, ao apresentar a Monografia, deverá ter concluído todas as disciplinas.  Cada aluno do Curso terá um professor orientador credenciado pelo Colegiado do Curso, que será escolhido em comum acordo entre aluno, o professor em questão e o Coordenador do Curso durante o 1º Módulo do Curso.

 O professor orientador deverá estar em plena atividade de pesquisa e ser detentor de, no mínimo, título de Mestre.

 Portadores de Diploma ou Certificado de previsão da conclusão do Curso Superior em Nível de Graduação, substituível até a matrícula.

 O Curso está organizado em dois Módulos com disciplinas específicas e um terceiro Módulo para conclusão da elaboração da monografia, (Trabalho de Conclusão do Curso - TCC). O primeiro e segundo Módulos estão subdivididos em dois Blocos cada um.

 Monografias: serão defendidas nos pólos regionais perante uma banca constituída pelo orientador, que será o presidente da banca, e por outros dois professores, obedecendo a um cronograma previamente elaborado e amplamente divulgado.

 Avaliação institucional ◦ O processo de avaliação externa será através das orientações estabelecidas pelo SINAES. ◦ O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei n° , de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

 Instrumento de coleta de dados: questionário padronizado, coordenado pela UFSM, aplicado ao final de cada semestre letivo via on-line para cada disciplina e turma.  Este instrumento visa avaliar o desempenho docente e também o conteúdo da disciplina.

 A (10,0 a 9,1)  A- (9,0 a 8,1)  B (8,0 a 7,1)  B- (7,0 a 6,1)  C (6,0 a 5,1)  C- (5,0 a 4,1)  D (4,0 a 3,1)  D- (3,0 a 2,1)  E (2,0 a 1,1)  E- (1,0 a 0,0)

 O conceito mínimo para aprovação será B- com, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência nas atividades.

 Aos professores coordenadores de disciplina serão sugeridos quatro níveis de avaliação: ◦ Acompanhamento pelo professor formador, ◦ Auto-avaliação; ◦ Avaliação presencial (prova, trabalho, seminário, etc.);

 A avaliação final do Curso será presencial e se consolida na defesa da Monografia de Especialização que deverá se constituir num trabalho próprio, redigido em língua portuguesa, encerrando uma contribuição relevante para a área da gestão educacional.

 Somente poderão obter Certificado de Especialista em Gestão Educacional após ingressarem no Curso, os alunos que obtiverem aprovação em todos os créditos do curso e na Monografia defendida.

 Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação por 2/3 da Comissão Examinadora.

DISCIPLINA/CÓDIGOC.H.PROFESSOR.TIT. FUE 717 – Fundamentos Filosóficos, Políticos e Sociais da Gestão Educacional – EAD 60 Hugo Antônio Fontana Dr. ADE 736 – Políticas Públicas e Gestão Educacional – EAD 60 Myrian Cunha Krum Ms. ADE 739 – Enfoques da Pesquisa – EAD 60 Neila Pedrotti Drabach Ms. ADE 737 – Gestão Escolar e Organização Curricular – EAD 60 Marilene Gabriel Dalla Corte Drª

DISCIPLINA/CÓDIGOC.HPROFESSORTIT EAD 1037 – A Construção do Projeto Político Pedagógico – EAD 60Liliana Soares Ferreira Drª. ADE 738 – Metodologia Científica – EAD 45Maria Eliza Rosa Gama Drª. FUE 718 – Desenvolvimento Humano em Diferentes Abordagens – EAD 45Lucia Bernadete Fleig Koff Ms.

DISCIPLINA/CÓDIGOC.H.PROFESSORTIT. EDM 001 – Defesa de Monografia -Professores Credenciados -

 Há duas maneiras: ◦ Entre no portal da UFSM ( ◦ Acesse no link da EaD ◦ No canto esquerdo acesse ou ◦ Entre direto no endereço:

 Login: ◦ Número da matrícula com letras maiúsculas  Senha: ◦ Data do aniversário (ddmmaaaa)