REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

A PISCOGÊNESE DA LINGUA ESCRITA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Letramento: um tema em três gêneros
Enquanto isto na roça....
O direito de se alfabetizar na escola
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Linguagem, alfabetização e letramento
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Se você acha que vai perder seu tempo para ler isso, está muito enganado. Vai se emocionar e pode até chorar.?História verdadeira e emocionante.? 如果您以为阅读本文会浪费时间,

Os conceitos de alfabetização
UM PC 客户端简洁操作指导 青岛英特沃克网络科技有限公司 Qingdao IntWork NetTec Co.,Ltd.
Alfabetização e Letramento
Se você acha que vai perder seu tempo para ler isso, está muito enganado. Vai se emocionar e pode até chorar. História verdadeira e emocionante. Se.
Por Nessa vida aprendi que se aprende errando. 在生活中,有時“犯錯”才 能讓你真正學會。
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
BEIJING. QUEM SOMOS Fundada em nov/1978 Representa desde 1981 órgão oficial de turismo da China Internacional Travel Servise (CITS) Credenciado junto.
北极光 A Aurora Boreal 音乐 《布兰诗歌》序曲“命运女神” 作曲 卡尔·奥尔夫于1936年 演奏 波斯登交响乐团
Ano 2 Unidade 1.
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
操作系统原理 principles of operating systems 年 8 月孟静制作 版权所有 2 作者申明 本版内容的著作权为作者所有。因为教学目的使 用本版内容时,请注明所用资料来自本网站或由 本作者发送,并保留作者版权标记 “  2007 孟 静制作 版权所有 ” 。将本版内容用于其他目的前,
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
东南大学 生物科学与医学工程系 科研项目及科研成果 信 息. 本系简介 院士 1 人 教授 13 人 副教授 17 人 教育部重点实验室 科研项目 科研成果 人才培养 ( 博士后,博士,硕士 )
年级大会( ) 最后十天 …. 1. 离校手续有哪些? 1. 学院手续:( 1 )学生证注销( 2 )党(团)关系转 递 2. 学校部门手续:( 1 )图书馆( 2 )财务处( 3 )教 材科 3. 个人重要材料手续:报到证的办理即户口迁移证的 办理即档案材料的转递(非常重要)
组织学与胚胎学 Histology and Embryology 采用教材:《组织学与胚胎学》 6 版 学时安排:讲课 36 学时;实习 36 学时 实习必备: 1. 组织学与胚胎学实习指导 2. 组织胚胎学实习图谱 主讲教师:蒋杞英.
RJ-iTop TM ( 安拓 · 榕基 ) 网络隐患扫描系统 RJ-iTop TM 网络隐患扫描系统 技术白皮书幻灯片 国家 863 计划成果转化产品 福建榕基软件开发有限公司.
Linux 的虚拟文件系统. 11/03/09 嵌入式 OS 2/31 提纲  虚拟文件系统 VFS 的作用  VFS 的数据结构  文件系统类型  文件系统安装  路径名查找  VFS 系统调用的实现  文件加锁.
第二章 控制系统的数学描述 第一节 控制系统的数学模型 第二节 常微分方程的数值解法. 第一节 控制系统的数学模型 控制系统的数学模型在控制系统的研究中有着 相当重要的地位,要对系统进行仿真处理,首 先应当知道系统的数学模型,然后才可以对系 统进行模拟。同样,如果知道了系统的模型, 才可以在此基础上设计一个合适的控制器,使.
1.5 流行操作系统简介 Windows 操作系统 UNIX 操作系统家族 自由软件和 Linux 操作系统 IBM 系列操作系统 其他流行操作系统.
第 9 章 ASP 程序调试与 错误处理 无论计划多么精密、经验多么丰富,脚 本错误 (bug) 可能在最初就使 ASP 服务器端脚 本无法正确运行。也就是说调试,即查找和 纠正脚本错误,对开发一个成功的和强健的 ASP 程序是非常重要的。 无论计划多么精密、经验多么丰富,脚 本错误 (bug) 可能在最初就使.
三维观察的基本观念 形体表示 Objects Representation 三维建模 Modeling
Linux 操作系统分析 中国科学技术大学计算机系 陈香兰( 0512 - ) 助教:裴建国、冯晓静 Autumn 2008.
《计算机网络》课件 制作人:谢希仁 《高等计算机网络》考核说明 张书钦
第四章 计算机软件 软件的功能与分类 软件的功能与分类 系统软件 系统软件 通用应用软件 通用应用软件 软件开发 软件开发 计算机软件的法律保护 计算机软件的法律保护 计算机病毒 计算机病毒.
图书馆网络基础知识讲座 2009 年 9 月 8 日星期二. 什么叫计算机网络 就是把分布在不同地理区域的计算机与专 门的外部设备用通信线路互联成一个规模 大、功能强的网络系统,从而使众多的计 算机可以方便地互相传递信息,共享硬件、 软件、数据信息等资源。通俗来说,网络 就是通过电缆或无线通讯等互联的计算机.
CloudAlive Fresh Everyday 让每台电视都成为云电视 让每个家庭尽享云服务 让每天都有心动感觉! ──10 大频道 海量应用 ── CloudAlive TV.
高中物理教師進階研習教材 宇宙學簡介 高文芳 交大物理所 2006/2/9-10
血红蛋白作为催化剂 高灵敏测定过氧化氢 报告人 : 刘立宇. 本文采用血红蛋白作为过氧化物酶 的替代物,用于催化 H 2 O 2 氧化对甲 基酚的反应体系。从而建立了高灵敏 测定痕量 H 2 O 2 的荧光分析法。
Linux 操作系统分析 中国科学技术大学计算机系 陈香兰( 0512 - ) Autumn 2009.
条码打印机 驱动安装及使用说明 北京华海智邦科技开发有限公司. 驱动安装 找到条码打印机驱动文件夹 把条码打印机驱动文件夹 拷到除 C 盘以外的其他盘里面,我已将打印 机驱动拷到 E 盘进行操作 接入条码打印机电源线和 USB 接口数据线 把条码打印机数据线的另外一边接在电脑主机的 USB 接口上,电源线.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
INTRODUÇÃO BREVE DA UNIVERSIDADE DE PODER ELÉTRICO DO NORTE DA CHINA(NCEPU)---O BERÇO DE ENGENHEIROS DE PODER ELÉTRICO DA CHINA 报告人:华北电力大学 国际合作处副处长 刘健夫.
电 磁 兼 容 Compatibilidade Eletromagnética
Por que alfabetização tecnológica do professor?
特高压直流输电 §4 特高压直流输电概念 4 Conceito de transmissção em corrente contínua em ultra alta tensão  特高压直流输电 指 ±800kV 及以上电压等级的直流输电工程及相关技术。
A prevenção de raio das linhas de
Manutenção e teste de linha de transmissão UHVDC
North China Electric Power University 4. 特高压直流输电线路带电作业 Trabalho em tensão de linha de transmissão UHVDC 王胜辉 Wang Shenghui.
2000 中国嵌人式系统大会 中国嵌人式系统大会 嵌人式实时操作系统 现状和未来 何小庆
中国电网概况 Breve Introdução da Rede Elétrica da China
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
A pré história da linguagem escrita
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
善豐花園事故 緊急安置及支援計劃 O INCIDENTE DO EDIFÍCIO “SIN FONG GARDEN” PROGRAMA DE EMERGÊNCIA DE ACOLHIMENTO E DE APOIO.
Transcrição da apresentação:

REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO EMÍLIA FERREIRO Org. Profª Drª Vanise Gomes

    新华网北京8月5日电(记者姚润丰)针对当前的防台风形势,国家防汛抗旱总指挥部5日20时召开异地视频会议,全面动员、部署台风防御工作,并宣布于5日21时启动防汛Ⅲ级应急响应。各有关地区、部门也启动应急响应机制和防台风工作预案,全力做好第9号热带风暴的防御工作。     今年第9号热带风暴“北冕”于5日8时在南海北部生成,有可能在广东沿海一带登陆。5日19时,“北冕”的中心位于广东省台山市东南大约240公里的南海北部海面上,中心附近最大风力8级,风速20米每秒,预计将以每小时15公里的速度向西北偏西方向移动,强度继续加强,并将于6日在广东中西部沿海登陆。     

चीन के सिछुआन प्रांत में मंगलवार को भूकंप की खबर है जिसकी तीव्रता रिक्टर पैमाने पर 6 मापी गई. अमेरिकी भूगर्भ सर्वेक्षण के मुताबिक यह भूकंप उस इलाके के करीब आया है जहां तीन महीने पहले आए भूकंप में 70 हजार लोग मारे गए थे. चीन के भूकंप प्रशासन के एक अधिकारी ने सिछुआन में 'भूकंप के बाद के झटकों' की पुष्टि की है और कहा है कि अभी तक जान माल के.

Storm Provides Relief for Oil Prices Even before Tropical Storm Edouard began moving over the coast of Southeast Texas on Tuesday morning with 50 mile-per-hour winds and intense rain, an important group was sending the all-clear signal...

ONU: falta a México en Metas del Milenio Sin embargo, Ban Ki-Moon felicitó a Calderón por su lucha contra el crimen organizado y ofreció asistencia técina de las Naciones Unidas en la materia, si México lo solicita.  El secretario general de la ONU pidió al jefe del Ejecutivo redoblar esfuerzos en los objetivos sociales. Foto: Claudia Guadarrama...

“Não há forma de recuperar por introspecção a visão do sistema de escrita que tivemos quando éramos analfabetos (porque todos fomos analfabetos em algum momento). Somente o conhecimento da evolução psicogenética pode nos obrigar a abandonar uma visão adultocêntrica do processo” (p.32).

IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL Natureza (constituição) do objeto do conhecimento envolvendo a aprendizagem da escrita

Representação alfabética Concepção das crianças Concepção dos professores

CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA DEPENDENDO DA FORMA COMO A ESCRITA É CONCEBIDA, MUDAM AS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA REPRESENTAÇÃO

CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA EXERCITAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO MA - ME - MI - MO - MU LINGUAGEM REDUZIDA A UMA SÉRIES DE SONS

CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA “[...] ao dissociar o significante sonoro do significado, destruímos o signo lingüístico” (p15). Palavra falada Palavra escrita /MACACO/ MA- ME- MI- MO- MU MACACO

REPRESENTAÇÃO - Um elemento X não é igual a uma realidade R

= = Vínculo entre X e R pode ser analógico ou arbitrário FLOR “Objeto real” Representação = = FLOR

CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA - Aprendizagem da escrita é concebida como uma técnica. REPRESENTAÇÃO - Aprendizagem da escrita se converte na apropriação de um novo objeto do conhecimento, em uma aprendizagem conceitual.

Sistema alfabético privilegia relação de diferença entre significantes Significante: CASA Significado: lar, local de aconchego

“Quando uma criança escreve tal como acredita que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras, está nos oferecendo um valiosíssimo documento que necessita ser interpretado para poder ser avaliado”

Aprender a ler as escritas infantis requer uma atitude teórica definida

ALGUNS IMPORTANTES QUESTIONAMENTOS A criança aprende apenas na escola? Crianças precisam de permissão para aprender? É a escola quem dá autorização para a acriança aprender?

SABER OU SABERES? “Saber algo a respeito de certo objeto não quer dizer saber algo socialmente aceito como conhecimento”. Modo tradicional de considerar a escrita: percebe somente o aspecto gráfico, sem considerar o aspecto construtivo.

PERÍODOS DA ESCRITA BORBOLETA Distinção entre modo de representação icônico e não icônico BORBOLETA

2.Construção de formas de diferenciação

Escrita com diferenciações interfigurais

3. Fonetização da escrita (que se inicia com o período silábico e culmina no período alfabético)

" Ler não é decifrar, escrever não é copiar". Emilia Ferreiro não criou um método de alfabetização, como ouvimos muitas escolas erroneamente apregoarem, e sim, procurou observar como se realiza a construção da linguagem escrita na criança. Os resultados de suas pesquisas permitem conhecer a maneira com que a criança concebe o processo de escrita.Neste sentido, as teorias pedagógicas e metodológicas, nos apontam caminhos para alfabetizar, contribuindo para que muitos equívocos sobre a escrita possam ser evitados e desmistificando certos mitos vigentes em nossas escolas, como por exemplo, o erro . http://www.centrorefeducacional.com.br/contribu.html