Arranjos físicos Tipos básicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Advertisements

a Logística Williman Temponi Grupo Guepardo 14EX
CÉLULAS DE TRABALHO OU DE MANUFATURA
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
LAY OUT DAS OPERAÇÕES Capítulo 7 Slack Capítulo 13 Correa
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Processo de Fabricação
Produto e Processo Projeto de Produto.
EM335 – Tecnologia Mecânica
CAPÍTULO 7 1. Vantagens e desvantagens da robótica industrial
CAD - Projeto auxiliado por computador - software que permite dar suporte à função de projeto - arquivos técnicos (ex.: desenhos) armazenados por meio.
Arranjo Físico - Layout
Processo de Fabricação/Operação
Arranjo Físico - Layout
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Processos e Layouts Produtivos
Classificação dos Sistemas de Produção
Estudo de Layout.
Arranjo Físico - Layout
Desenvolvimento e Análise de Processos - IV
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Qualidade em Serviços.
A influência do layout da operação em uma pequena empresa prestadora de serviços técnicos em informática: Um estudo de caso Lucas Fernando Chagas Maciel.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Layout OS&M Layout.
Tipologia de Processos Produtivos
Programação da Produção I
Arranjo Físico e Fluxo Arranjo Físico = Layout
Layout Ana Maura Carla Alexandra Josiene Matos Jonathas Trindade
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Estratégia de Operações
LAYOUT PARA LINHA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA CAD / CAM
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Programação da Produção I
Programação da Produção I
Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO
ADM005 – Organização, Sistemas e Métodos Professora Michelle Luz
ARRANJO FÍSICO CÉLULAS
A Atuação do RH nos Processos de Recrutamento e Seleção
Arranjo físico (layout)
MÓDULO X Distribuição (Praça)
Prof. MSc. Cláudio Cabral
DISTRIBUIÇÃO (PRAÇA).
Profº Eduardo Batman Júnior
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Arranjo físico e fluxo Aula 11.
ARRANJO FÍSICO (LAY OUT) Prof. Luís Felipe Tolentino
SISTEMA SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Nivelamento da produção SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall,
A Natureza da Eletricidade
TIPOS DE LOCALIZAÇÃO Clusters: caracteriza um agrupamento natural de empresas similares em determinada região geográfica, com as mesmas características.
ARRANJO FÍSICO (LAY-OUT)
Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção Matéria – SEP 201 – Projeto de Fábrica Prof. Oswaldo Luiz Agostinho.
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
1 Programação da Produção I ENG de outubro Estudos para P1 PROFa. Giovana Savitri Pasa
Arranjo Físico e Fluxo.
ARRANJO FÍSICO ou LAYOUT
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Modelos de Sistema Prof. Dr. Norian Marranghello Grupo 6 Fábio Hitoshi Ide Gilson Watanabe.
GESTÃO DE OPERAÇÕES Arranjo Físico Jurandir Peinado.
Sistemas de Planejamento de Produção
Arranjo Físico e Fluxo. Introdução O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação; Definir.
Layout de Empresas Industriais
Administração da Produção e Operações
Arranjo Físico de Produção
Transcrição da apresentação:

Arranjos físicos Tipos básicos Arranjo por produto ou por linha Arranjo por processo ou funcional Arranjo celular Arranjo por posição fixa Arranjo misto

Arranjos físico por produto ou por linha O fluxo é pré-determinado e sequencial Permite um fluxo rápido Máquinas, equipamentos ou estações de trabalho são colocados de forma sequencial, não havendo caminhos alternativos. Exemplos: linhas industriais, restaurante self-service, laboratórios, serviços públicos.

Arranjos físico por produto ou por linha Vantagens: possibilidade de produção em massa com grande produtividade; carga de máquina e consumo de material constante ao longo da linha; fácil controle de produtividade. Desvantagens: alto investimento em máquinas e instalações; desmotivação pelo trabalho repetitivo; baixa flexibilidade; sujeita a gargalos (problema de balanceamento de linha)

Arranjos físico por processo ou funcional Agrupa, em uma mesma área, todos os equipamentos e processos do mesmo tipo e função. Elaborado por similaridade. Exemplos: supermercados, lojas de departamentos, hospitais.

Arranjos físico por processo ou funcional Vantagens: flexibilidade; maior motivação; menor investimento; atende a maior diversidade de produtos em quantidades variáveis Desvantagens: dificuldade de balanceamento; menor diluição de custo fixo; fluxo longo de produção.

Arranjos físico celular Consiste em arranjar em um só local (célula) as máquinas e recursos necessários para a produção ou prestação de serviço. O deslocamento ocorre dentro da célula, buscando os recursos necessários, mas os deslocamentos são em linha. Exemplos: lanchonetes de supermercado, feiras e exposições.

Arranjos físico celular Vantagens: combina as vantagens dos arranjos por produto e por processo; maior flexibilidade; diminuição no transporte de recursos; diminuição dos estoques. Desvantagens: maior complexidade na elaboração; específico para famílias de produtos.

Arranjos físico por posição fixa ou posicional Recursos se deslocam em torno de um produto estacionário. Exemplos: restaurante convencional, construção de um prédio

Arranjos físico por posição fixa ou posicional Vantagens: não há movimentação do produto; maior possibilidade de terceirização. Desvantagens: complexidade na supervisão; dificuldade de escala e padronização; pode necessitar de áreas externas à produção/serviço.

Arranjos físico misto Combinação dos demais tipos de arranjo físico, a fim de obter vantagens de cada tipo. Geralmente combina por produto, por processo e celular.