Condições de Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida dos Policiais Civis e Militares da Cidade do Rio de Janeiro: estudo comparativo Edinilsa Ramos de Souza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Aluna: Maria Betania Petty Orientador: Prof. Henrique Freitas
Considerações sobre amostragem em pesquisas envolvendo seres humanos
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Metodologia Científica Aula 6
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
ESTRESSE.
Pesquisa HOSS, Osni.
ALUNA: Cristina Prange Teixeira
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
O processo de pesquisa de mercado
Referências bibliográficas
PREDITIVIDADE DAS SENTENÇAS DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA INTELIGIBILIDADE DE FALA NAS DISARTRIAS Alexandre E, Barreto SS, Ortiz KZ Universidade.
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
BENCHMARKING.
METODOLOGIA DE PESQUISA PESQUISAS QUALITATIVAS X QUANTITATIVAS
Núcleo de Pós-Graduação
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Projeto de pesquisa Natal 2006
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
Estudo sobre depressão em mulheres
Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria.
ETAPA DA COLETA DE DADOS
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
METODOLOGIAS DE PESQUISA
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores Fernando Martins Carvalho.
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
Estatística Aplicada Aula 8
ESTUDOS DE CasO ILUSTRAndo O UsO DOS MÉTODOS MISTOS
Análise dos Itens.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI.
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
Política Nacional de Prevenção de Acidentes e Violência
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Tabela 2 - Valores observados do coeficiente de correlação de Spearman do Datalloging com IPRF, escore total, efeitos positivos, fatores negativos, questão.
Quantitativo-Qualitativo: o que precisamos saber sobre os métodos?
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
PESQUISA EM PSICOLOGIA
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
Análise Descritiva de Dados
Prof.ª: Suziane A. Jacobs
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado em Ciências da Saúde Professores: Dra. Lucimare Ferraz SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUALITATIVA.
Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde Disciplina: Pesquisa em saúde O PROJETO DE PESQUISA Prof. Lucimare Ferraz.
Afecções Psíquicas Nos Líderes Protestantes Em Decorrência Da Lide Com Suas Comunidades INTRODUÇÃO O exercício de ouvir e guiar pessoas na função de um.
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.
Métodos de Pesquisa – Gil, 5-9
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
 O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.
Transcrição da apresentação:

Condições de Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida dos Policiais Civis e Militares da Cidade do Rio de Janeiro: estudo comparativo Edinilsa Ramos de Souza Patrícia Constantino Maria Cecília de Souza Minayo Bruna Soares Chaves Correia

OBJETIVO Realizar amplo panorama sobre as condições de trabalho, de saúde e de qualidade de vida de policiais civis e militares atuantes na capital do Estado do Rio de Janeiro.

METODOLOGIA Dois estudos seccionais usando-se triangulação de métodos. (Minayo e Souza, 2003; Minayo, Souza e Constantino, 2008) Quantitativo - Aplicação de questionário a amostra representativa das duas corporações (aleatória simples de conglomerados (delegacia, academia de polícia, batalhão etc), com o seu respectivo grupo de profissionais. Polícia Civil: 1.458 policiais e 38 unidades; Polícia Militar: 1.120 policiais e 17 unidades. Qualitativo - foram realizadas: Entrevistas: 17 PC e 7 PM; Grupos focais: 7 PC e 11 PM (51 e 92 profissionais, respectivamente).

METODOLOGIA Questionário – autopreenchido, anônimo, contendo 124 questões para PC e 107 para a PM. Nele constam duas escalas previamente estruturadas e validadas: Escala de Apoio Social; SRQ20.

METODOLOGIA Escala de Apoio Social (SHERBOURNE & STEWART apud CHOR et al., 2003) Possui 19 itens e é constituída por cinco dimensões: Emocional (compreensão dos seus problemas por outrem); Informação (recebimento de sugestões, bons conselhos e informação); Material (ajuda nas tarefas diárias caso fique doente); Afetiva (demonstração de afeto e amor); Interação positiva (diversão em conjunto com outros). A dimensão afetiva tem três variáveis, as demais dimensões tem quatro variáveis. Cinco escores são obtidos, para cada dimensão: nunca, raramente, às vezes, quase sempre, sempre.

METODOLOGIA SRQ20 – Self Report Questionnaire (HARDING et al.,1980) Mede a existência de distúrbios psiquiátricos menores ou sofrimento psíquico (depressão leve, ansiedade e agravos psicossomáticos: como dores de cabeça, insônia, entre outros, causados por distúrbios psicológicos). Validada no Brasil por MARI & WILLIAMS (1986). Consiste em 20 questões dicotômicas, onde a presença de 7 itens no sexo feminino e 8 itens no masculino é indicadora de sofrimento psíquico.

METODOLOGIA Os dados foram processados cumprindo-se quatro etapas: codificação, digitação, crítica da digitação e consistência. Foi feita, inicialmente, uma análise exploratória na qual as duas Polícias foram comparadas em relação a todas as questões. O Qui-quadrado de Pearson foi usado para verificar diferenças estatisticas significativas (p<0,05).

METODOLOGIA Outras análises Análise Fatorial – foi a técnica usada para analisar a Escala de Apoio Social (JOHNSON & WICHERN, 1998). Regressão Logística – foi feita modelagem para analisar a vitimização dos policiais. O indicador incluiu seis questões dicotômicas: ferimento por projétil de arma de fogo, ferimento por arma branca, agressão física, violência sexual, tentativa de suicídio e tentativa de homicídio. Foram feitas abordagens: univariada, em blocos de variáveis e uma modelagem unindo as duas anteriores.

RESULTADOS

Sexo Masculino – 95,1% PM e 82,3% PC PERFIL Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo cargo (p < 0,000) Sexo Masculino – 95,1% PM e 82,3% PC

PERFIL Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo faixa etária

PERFIL Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo escolaridade

PERFIL tempo de trabalho na Polícia Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo tempo de trabalho na Polícia

PERFIL Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo renda líquida

PERFIL Em quase todos os itens tratados neste item, os policiais militares aparecem em desvantagem em relação aos policiais civis. Na Corporação Militar: é menor a participação do sexo feminino; existe maior quantidade de jovens; a escolaridade dos policiais é mais baixa; estão a menos tempo na Polícia; em média, ganham menos.

QUALIDADE DE VIDA Distribuição proporcional dos policiais civis segundo a condição de contar sempre ou quase sempre com alguém quando precisa

Distribuição proporcional dos policiais militares segundo QUALIDADE DE VIDA Distribuição proporcional dos policiais militares segundo apoio social

Distribuição proporcional dos policiais civis segundo QUALIDADE DE VIDA Distribuição proporcional dos policiais civis segundo apoio social

CONDIÇÕES DE TRABALHO formação inicial oferecida na Polícia Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo formação inicial oferecida na Polícia

CONDIÇÕES DE TRABALHO Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo notas médias atribuídas a algumas condições de trabalho

CONDIÇÕES DE TRABALHO Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo trabalho em serviços diferentes na Polícia, sem descanso

CONDIÇÕES DE TRABALHO atividades fora da Polícia Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo atividades fora da Polícia Outro – PM: professor, vendedor e pedreiro; PC: professor e vendedor

CONDIÇÕES DE TRABALHO Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo últimas férias

CONDIÇÕES DE SAÚDE Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo percepção de risco e vitimização

Variáveis associadas a vitimização dos policiais civis CONDIÇÕES DE TRABALHO Variáveis associadas a vitimização dos policiais civis

Variáveis associadas à vitimização dos policiais militares CONDIÇÕES DE TRABALHO Variáveis associadas à vitimização dos policiais militares

CONDIÇÕES DE SAÚDE índice de massa corporal Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo índice de massa corporal IMC – peso dividido pela estatura elevada ao quadrado, estabelecendo quatro categorias: baixo peso (<20 kg/m2); normal (20-25 kg/m2); sobrepeso: (25-30 kg/m2) e obesidade (>=30,0 kg/m2).

CONDIÇÕES DE SAÚDE Excesso de peso dos policiais é superior ao da população brasileira adulta (32%) medido na Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (Waissman, 1993). Dieta hipercalórica e hiperlipídica, configurando um estilo de vida sedentário. Entre os policiais militares, 24,8% não realiza nenhum exercício físico regular. Entre os civis, o sedentarismo está mais presente, 46,4%. Níveis elevados de colesterol - 31% dos civis e 26,1% dos militares (p.000).

CONDIÇÕES DE SAÚDE Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo sofrimento psíquico

CONDIÇÕES DE SAÚDE Problemas de saúde de policiais militares e civis mais apresentados ou tratados no último ano

CONDIÇÕES DE SAÚDE Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo o atendimento em serviços de emergências no último ano A busca pelas emergências é similar entre as Corporações, mas os civis utilizam mais o atendimento do SUS e da rede privada de saúde, face à precária assistência médica oferecida por esta Corporação.

CONDIÇÕES DE SAÚDE Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo internação hospitalar no último ano, exceto em serviços de emergência

CONDIÇÕES DE SAÚDE Distribuição proporcional dos policiais civis e militares segundo os sintomas de sofrimento psíquico atual

Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo CONDIÇÕES DE SAÚDE Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo consumo de tabaco No estudo realizado com 7.939 entrevistados em 108 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes - 56% da população brasileira e 52,4% dos residentes na Região Sudeste nunca fumaram e 19,1% da população faz uso regular/eventual de tabaco . (Carline, 2006)

CONDIÇÕES DE SAÚDE consumo de álcool Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo consumo de álcool Do conjunto dos homens adultos, 11% bebem todos os dias (Laranjeiras, 2007).

CONDIÇÕES DE SAÚDE consumo de outras substâncias Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo consumo de outras substâncias O uso de tranquilizantes é seis vezes maior entre os policiais quando comparado à população em geral e cinco vezes em relação à população da região Sudeste.

CONDIÇÕES DE SAÚDE Problemas decorrentes do uso de substâncias Distribuição proporcional dos policiais militares e civis segundo Problemas decorrentes do uso de substâncias

CONCLUSÕES (1) Sobre o Perfil Sócio-Demográfico - Em quase todos os itens os policiais militares ficam em desvantagem em relação à Policia Civil. Destacamos: a questão dos baixos salários e da desigualdade de renda entre as praças e os oficiais da PM; (2) Do ponto de vista do processo de trabalho - Os policiais militares que ocupam o ciclo das praças se queixam muito do excessivo peso da hierarquia e da disciplina.

O bico : estende a jornada de forma quase insuportável para que os salários sejam complementados; cria uma confusão entre público e privado; e é responsável por um aumento absurdo das mortes dos policiais (hoje eles morrem mais nas folgas que no serviço e muitos em confronto nas atividades de segurança privada).

Carga excessiva de trabalho e turnos muito longos que, além de prejudicar a efetividade das ações, trazem um prejuízo muito grande à saúde dos profissionais. Equipamentos de trabalho mal avaliados; Formação inicial considerada insatisfatória e inadequada;

3) Sobre problemas de saúde - (a) excesso de peso e obesidade bastante acima dos níveis desejados e dos parâmetros da população brasileira;

(b) Além das enfermidades gerais nas quais os policiais se igualam em termos do perfil epidemiológico brasileiro, quase todas os agravos e distúrbios que ocorrem tanto com os civis como com os militares (os militares em piores condições) relacionam saúde física e mental, sofrimento psíquico e estresse. (c) Necessidade urgente de se instituírem formas eficazes e bem elaboradas de apoio psicológico. (d) Os serviços de assistência merecem atenção especial das duas corporações, principalmente na Polícia Civil.

Imagem: degradada. Tanto as corporações como a sociedade têm uma visão negativa do policial; Mesmo assim, uma parcela significativa pontua que escolheria a mesma profissão;

(4) Risco e Vitimização –excessiva carga de vitimização - os Policiais Militares são as categorias com taxas absurdas de mortalidade. A vitimização é maior no grupo das praças- confronto direto com a violência;