Concepção de conhecimento e de inteligência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença
Matemática para todos Educação Básica
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
O Plano de Ação Curricular na Escola
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
POR QUE PLANEJAR!.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Curso Direito à Memória e à Verdade
Questões metodológicas do Ensino Religioso
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Educação no contexto do Trabalho
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
QUEM SOU EU?.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Amor e Sexualidade.
O que é ensinar história?
SUJEITO HISTÓRICO.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Conhecimento: imagens e ação docente
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Perguntas de Modelação
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 Educação, justiça social e trabalho Grupo 02 Técnica e tecnologia Observação: Essa revisão consiste em.
Jogos na alfabetização Matemática
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Situação de Aprendizagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Transcrição da apresentação:

Concepção de conhecimento e de inteligência

Construtivismo Envolve sabedoria. Na visão construtivista nada sozinho garante o suficiente. É necessário a relação entre as partes.

Reflexões De que modo as concepções sobre a natureza da matemática interferem no trabalho nas salas de aula?

Inteligência Espectro de competências Capacidade de ter projetos Cimentada por valores e alimentada pela ilusão Conhecimento Rede de significações Construção dos significados Os significados constituem feixes de relações

A qual concepção cada expressão está relacionada? Apropriação do saber (bem que se adquire) Ter conhecimento (posse) Possuir Adquirir Dominar Acumular Absorver

O balde renitente Os alunos tem nível baixo (pensar acumulação). Não foi atingido o nível mínimo. O conhecimento acumulado. O planejamento vazão. Avaliação como medida. Reclamar do passado.

A qual concepção cada expressão está relacionada? Relacionar Conectar Transformar Evoluir Desenvolver Ele conhece ( associa-se essencialmente à possibilidade de ir além das informações, à capacidade de conceber projetos, de extrapolar.) Construção Extrapolar Assimilar (tornar parte de mim)

Conhecimento como rede de significados Acentrismo. Metamorfose. Heterogeneidade. Fractalidade. Interesse. História. Contexto.

Conhecimento – imagens e ações docentes Rede Mapa Iceberg

Inteligência segundo Marina É a capacidade de resolver problemas. Capacidade de projetar. Não é só analisar dados e tomar decisões. É a capacidade de eleger metas, criar perguntas. Não existe torturador inteligente. Questões de valores humanos precisam estar envolvidos.

O cerne das atividades escolares encontra-se na produção de significações. Alimenta-se de dados e informações provenientes de seu exterior.

Relações Inteligência – pessoas / projetos / ação. Conhecimento – teoria ( visão que leva à compreensão)/ construção / compreensão. Informações – veículos / comunicação / fragmentação. É um dado com significado, relevância. Dados – tecnologias – máximas possibilidades – acumular.

São alimentos para a vida: Desejos Projetos Sonhos Ilusões Não ter projetos é encaminhar-se para a morte.

Contraponto Cadeia Encadeamento lógico Ordenação necessária Linearidade Pré-requisitos

Percurso do conhecimento em rede Não existe um percurso necessário do ponto de vista lógico para se percorrer a rede, de nó em nó; nenhum nó é privilegiado nem univocamente subordinado a um outro.

Educação Ducere: condução, conservação. Educere: conduzir para fora, eduzir, edução. Dar a palavra a quem está chegando e extrair, transformação.

Conservação Remete a ideia de cultura, comemorar (manter na memória junto com o outro). Educação e cultura sempre tem o sentido de conservar e transformar. Cultura – com os valores que quer conservar. Educação – ligada com os projetos que quer realizar.

Ação (Hannah Arendt) Fazer livre. Consciente possível. Expressão da vontade. Fazer com a palavra. Categoria humana associada ao trabalho. Fazer sem a palavra: animal. Palavra sem o fazer: Deus.

Projetos Metas / objetivos reais. Futuro / antecipação da ação. Abertura / risco/ oportunidade / criação. Ação do sujeito.

Projetos: montante Sonhos Vontade Esperança Ilusões Utopias Elan vital

Projetos/ jusante Planejamento Avaliações Trajetórias

Projeto Compromisso entre... Processo / produto Individual / coletivo Teoria / prática Tempo / espaço Êxito / fracasso Transformação / conservação

Extremos caricatos A vida como jogo “se der deu...” A vida 100% planejada, projetada.

Para refletir Há metas que valem e metas que não valem. Há metas que valem mais; há metas que valem menos. Há o que deve ser conservado e o que deve ser transformado. Há o que deve ser cultivado e o que deve ser combatido.

Cidadania Cidadão – político: se constitui em pessoa representando feixe de papéis. Núcleo da pessoalidade iguais como cidadãos e diferentes como pessoas. Indivíduo: átomo que não se divide. A pessoa é maior que o cidadão. cidadão Pessoa

Pessoa: perspectiva de Mounier Sair de si / descentrar-se. Compreender o outro. Assumir responsabilidade por si e pelo mundo(responsa / resposta / responder por seus atos). Maior generosidade – tempo. Não sabemos quanto tempo temos. Fidelidade a si (ipseidade). Dádiva, doar-se(criação de laços sociais).

Pessoa na perspectiva de Ricouer Estima de si. Solidariedade/ viver junto com os outros / amizade. Instituições justas (justiça, normas para viver juntos).

Para complementar ... Intervir- modificar tendo em vista alguma coisa. Operação – é uma relação que transforma uma coisa em outra. Pré-operatório não tem compromisso com a coerência. Construir – ver as coisas na infinidade de suas possibilidades. Quem fala em construção, fala em desconstrução e em reconstrução.

Coodernação Falar de algo que só pode ser assimilado como uma trama relacional. Raciocínios Regularidades do sujeito. Antecipações. Diálogo interno. Roteiro que faz sentido. Tem lógica. Presta atenção no que faz. Esquemas de procedimentos.

Pré-operatório Ser criança e pré-operatória é o máximo. Ser adulto e pré-operatório é o mínimo. Em que recorte, em que situação, em que contexto é pré-operatório, operatório concreto ou formal.