Processos Gerenciais Planejamento da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura Organizacional
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
Cultura e Mudança! Caroline G. Fernandes Claudinei dos Santos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Função Aplicação de pessoas:
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Administração Financeira III
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO
Aula 2 - Infra Estrutura Organizacional e a Gestão do Conhecimento
Cultura Organizacional
IA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Rosemary Stewart
MA_13_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Rosemary Stewart
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Subsistema de Aplicação
Metodologia de Pesquisa e Aplicações à Psicologia do Esporte
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Engenharia de Software Conceitos
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
CULTURA ORGANIZACIONAL
Prof(a): Patrícia Braz
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
ORGANIZAÇÃO Conceitos
BENCHMARKING.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Professora Andréia Vicente
Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Autogerenciamento Pessoal
CULTURA ORGANIZACIONAL: Aula 01
Empreendedorismo pode ser aprendido
CULTURA ORGANIZACIONAL
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
Processos Gerenciais Profº Adilson Lima Planejamento da Informação 1 Teoria dos Traços x Teoria dos Estilos de Liderança.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
Identificando Oportunidades
CURSO GESTÃO COMERCIAL
Mesa Redonda: DESVENDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL
APLICANDO PESSOAS.
Administração de Recursos Humanos II
Avaliação do Desempenho
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
A Ética em Vendas A Ética é o estudo dos costumes considerados moralmente certos e errados. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias. Isso.
Teoria Geral da Administração
Cultura Organizacional
Gestão do Conhecimento
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
Cultura e Clima Organizacional “
CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura Organizacional
Cultura Organizacional
Como Administrar na Sociedade Moderna
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 4 Mudança Comportamental – Cultura, Crenças e Valores Objetivo Ao finalizar esta Unidade,
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Cultura Organizacional
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
CULTURA ORGANIZACIONAL TEXTO: ÂNGELA MARIA CHAGAS V. LAGO
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
CULTURA ORGANIZACIONAL Prof ª Ms. Hely A Zavattaro.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
Transcrição da apresentação:

Profº Adilson Lima adilsonls@umc.br Processos Gerenciais Planejamento da Informação Principais elementos da Cultura Organizacional Profº Adilson Lima adilsonls@umc.br

Principais elementos da Cultura Organizacional (Heróis, mitos, ritos, rituais, valores e crenças) e suas interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações.

Principais elementos da Cultura Organizacional Elementos visíveis e conscientes. Valores. Percepções e interpretações; não tão conscientes. Pressupostos básicos. Sistema de valores, crenças, concepções, paradigmas; subconscientes.

Cultura Organizacional “Aqui as coisas funcionam assim!” “Você vai se acostumar...” “Você é novo, aqui não funciona assim!” “Com o tempo você aprende!” “Cuidado, aqui é diferente!” “Você é novo ainda!”

Principais elementos da Cultura Organizacional 1. CRENÇAS E PRESSUPOSTOS; 2. VALORES; 3. RITOS, RITUAIS E CERIMÔNIAS; 4. ESTÓRIAS E MITOS; 5. TABUS; 6. HERÓIS; 7. NORMAS; 8. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO.

1. Crenças e Pressupostos Expressam aquilo que é tido como verdade na organização; São naturalizados e inquestionáveis; Vistos como “processo evolutivo”, mas que não muda as coisas já apreendidas; Possuem a função secundária da estabilidade.

2. Valores “Os valores representam a essência da filosofia da organização para o alcance do sucesso, pois eles fornecem um senso de direção comum para todos os empregados e um guia para o comportamento diário.” Os valores são definições do que é importante para a organização atingir o sucesso e apesar das empresas tentarem “personalizar” seus valores, alguns podem ser considerados comuns a várias delas, como: importância do consumidor; busca da excelência e qualidade, motivação etc.

2. Valores

3. Ritos, Rituais e Cerimônias Os Ritos, Rituais e Cerimônias são exemplos de atividades planejadas que têm consequências práticas e expressivas, tornando a cultura organizacional tangível e coesa. São visíveis e penetrantes; Lado criativo da cultura; Guiam o comportamento, o como “jogar” e “divertir-se”.

Ritos Organizacionais mais aplicados

4. Estórias e Mitos Estórias são narrativas baseadas em eventos ocorridos, são simbólicas e flexíveis: - Informam sobre a organização; - Reforçam comportamento existente; - Enfatizam como este comportamento se ajusta ao ambiente organizacional. Mitos se referem a estórias condizentes com a organização, porém, não sustentadas por fatos.

5. Tabus Os tabus cumprem o papel organizacional de orientar o comportamento, demarcando áreas de proibições. Os tabus colocam em evidência o aspecto disciplinar da cultura com ênfase ao não permitido.

6. Heróis Personificam os valores da organização; Condensam a força da organização; São os responsáveis pela criação da organização; Têm coragem e persistência de “fazer o que todos almejam, porém têm medo de tentar”. Tornam o sucesso atingível e humano; Fornecem modelos; Simbolizam a organização para o mundo exterior; Preservam o que há de especial; Estabelecem padrões de desempenho; Motivam os empregados, fornecendo uma influência duradoura.

7. Normas São os comportamentos esperados, aceitos e apoiados pelo grupo, fixados de modo formal ou informal, através dos quais as pessoas são recompensadas ou punidas, confrontadas ou encorajadas, ou postas em ostracismo quando violam as normas; A escolha das normas é guiada pelos pressupostos, valores, tabus; divulgadas através da comunicação, heróis, ritos, rituais, estórias e outros elementos. A escolha das normas é precedida pelos pressupostos, valores, tabus; São divulgadas através da comunicação, heróis, ritos, rituais, estórias e outros elementos.

8. Comunicação O Sistema de Comunicação através da interação social cria, sustenta, transmite e muda a cultura organizacional; 1. Contadores de Estórias; 2. Padres; 3. Confidentes; 4. Fofoqueiros; 5. Espiões; 6. Conspiradores.

Interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações

Interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações Inovação Financiamento 

Interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações Cliente

Atividade em Grupo Elaborar uma apresentação (.ppt) em grupo de 4 alunos sobre um artigo, case ou notícia relacionada a "Informação". Apresentação de 10 min. com a participação de todos os alunos, em 01/10. Apresentação Título Subtítulo Conteúdo (pesquisa) Referência (fonte de pesquisa) Enviar para os seguintes e-mails: adilsonls@umc.br e adilson-ls@hotmail.com