O SENAR O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Sessão sobre Mapa de ativos
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
COMO FUNCIONA – QUEM FAZ
Avaliação do projeto pedagógico:
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Essa é minha escola.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
SENARS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Eixo 1. Democratização do acesso
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
ONG – AME Associação Missão.
O desafio do trabalho em “rede”
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
A Importância da Educação Continuada
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Secretaria de Estado da Fazenda Subsecretaria de Estado da Receita Subsecretaria de Estado da Receita Gerência de Desenvolvimento Fazendário Subgerência.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
UFBA - Universidade Federal da Bahia
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
Contexto de atuação do CME
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DEFINIÇÃO ARBITRAGEM ONLINE é a plataforma online de ensino a distância da Escola Brasileira de Arbitragem de Futebol, em apoio à aprendizagem, executada.
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE ENCONTRO DE PRESIDENTES DE SINDICATOS DE PRODUTORES RURAIS “PRIMEIRO.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA. FINALIDADES Proporcionar formação integral aos jovens, por meio de associação entre: Proporcionar formação integral aos.
/ / Década de SAIR.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO e NIVELAMENTO - FEDERAÇÃO/SENAR
“Aumentar a produtividade
Atuação dos agentes de Controle Social

A Faculdade: A Faculdade Montessoriano de Salvador iniciou as suas atividades em e atua, hoje, com os cursos de Administração Geral e Pedagogia.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Universidade Corporativa Procenge
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Nosso compromisso é com o Brasil CNC-Sesc-Senac Nosso compromisso é com o Brasil Audiência Pública sobre a Eficácia das Instituições do Sistema S Comissão.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DE LIDERANÇA PARA COOPERAÇÃO Barbára Barrachi Gabriela Leonardo Scalon Gabriela Souza Giovanna Ricci Lellis Isabella Bolsonaro.
Transcrição da apresentação:

O SENAR O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação Nacional da Agricultura - CNA e administrada por um conselho tripartite (Conselho Deliberativo) Criado em 1991, pela lei 8.315

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Compõe-se por uma Administração Central (responsável pela coordenação técnica) e 27 Administrações Regionais (responsáveis pela operacionalização das ações) Instituição descentralizada - atua de acordo com as realidades regionais Atua junto a parcerias públicas e privadas

MISSÃO DO SENAR Desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social voltadas ao Homem Rural, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para seu pleno exercício da cidadania.

Formação Profissional Rural REALIZAÇÕES Formação Profissional Rural Entre 1993 e 2000: cerca de 2 milhões de trabalhadores e produtores rurais beneficiados. Em 2000: 267 mil pessoas beneficiadas pelos programas desenvolvidos

REALIZAÇÕES Promoção Social Entre 1993 e 2000: 3,3 milhões de pessoas beneficiadas Em 2000: 330 mil pessoas beneficiadas pelos programas desenvolvidos

Em 2000: 56 mil pessoas capacitadas REALIZAÇÕES Talentos Humanos Capacitação técnica e metodológica de instrutores, mobilizadores e supervisores Encontros de supervisores, mobilizadores, coordenadores de programas e dirigentes do SENAR Formação de multiplicadores para o Programa Agrinho  Em 2000: 56 mil pessoas capacitadas

REALIZAÇÕES Programa Agrinho  Em 2000: 1,2 milhão de pessoas É realizado por meio de concursos de redação, destinados aos alunos de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas, e concursos sobre experiências pedagógicas bem sucedidas nas escolas, destinados aos professores.  Em 2000: 1,2 milhão de pessoas

REALIZAÇÕES Cidadão Rural  Em 2000: 26 mil atendimentos Visa o despertar no indivíduo o exercício da cidadania. Inclui, dentre outros aspectos, a retirada de documentos como certidões de nascimento, carteiras de trabalho, título de eleitor, carteira de identidade.  Em 2000: 26 mil atendimentos

Em 2000: 30 mil pessoas alfabetizadas REALIZAÇÕES Programas de Educação Profissional para Trabalhadores sem Escolaridade Realização da educação profissional aliada à alfabetização de trabalhadores e produtores rurais em regime de economia familiar  Em 2000: 30 mil pessoas alfabetizadas

REALIZAÇÕES Educação a Distância Curso de Administração Rural para Instrutores - MT/GO/RS Treinamento em Pastagens Formação de Mobilizadores  Em 2000: 244 pessoas treinadas