Democracia, Poder e Participação Política

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GARANTIR POLÍTICAS PARA AS MULHERES
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Projeto: Promoção da Igualdade de Oportunidades no Setor Público no Brasil.
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Voto e cidadania.
Tópico III – Princípios Fundamentais
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
“La discriminación por etnia o raza”
EXPERINÊCIA DAS MARGARIDAS EMPODERAMENTO DA MULHER, IGUALDADE ENTRE
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
CIDADANIA.
ESTATUTO JURÍDICO QUILOMBOLA E LEGISLAÇÃO PROTETIVA
Democracia e Cidadania
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
“Os Incríveis”.
Pelo Direito ao Trabalho Solidário
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Como o segundo reinado estabilizou o país?
Curso Direito à Memória e à Verdade
“Contra a fome e a violência sexista”
Quarta-feira de cinzas
Prof. Edison Rodrigues Derito Prof. Wilson LAPO
O que é o Estado? Capítulo 16.
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
Ouvidoria Órgão de Participação Social
Escola de Formação Política Miguel Arraes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Segurança alimentar e mercados institucionais
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Democracia.
REFORMA SANITÁRIA.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Juventudes, laicidade e cidadania
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
1)Proposição da candidatura; 3)Assessoria parlamentar (formação do gabinete); 2)Financiamento da campanha; 4)Vencimentos dos assessores; 7)Nível de.
O processo de construção da cidadania no Brasil e no mundo.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Introdução à Filosofia Aula 10
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
A luta por participação política
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
J UVENTUDE RURAL E CULTURA. Juventude rural, terra e migração Dos 51 milhões de jovens com 15 a 29 anos no Brasil, vive no campo. Comparando.
Colégio Equipe de Carangola Ética e Cidadania Prof.: Patrick O. de Souza.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADE 1 – Estado: origem, elementos e funções. Poder: formação e repartição. Formas de governo. Prof. Abimael de Jesus.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Transcrição da apresentação:

Democracia, Poder e Participação Política Março Lilás 2015 Democracia, Poder e Participação Política

Refletindo as imagens Políticos decidem sozinhos- interesses individuais Povo como mero expectadores Descrédito nos políticos Corrupção Financiamento de campanhas Enganação

QUE IDÉIA TRAZ ESTA IMAGEM?

E estas?

Refletindo as imagens Direito do povo Democracia e visibilidade Liberdade popular Cidadania Organização e mobilização Luta das mulheres pelo voto, pela liberdade, por igualdade

O que é Democracia Democracia hoje se funda na crença de que todos os cidadãos e cidadãs têm os mesmos direitos independente de sua origem, classe social, sexo, grau de instrução. Direitos Humanos vão além: os seres humanos são portadores de direitos inalienáveis, independente da delimitação geo-política.

Democracia: maioria escolhe seus governantes. Minorias: não podem ser oprimidas pela maioria, todos(as) têm direitos. Mas... se todos(as) são considerados iguais em suas necessidades, desrespeitamos as necessidades específicas dos grupos ou indivíduos. Ex: crianças, jovens, idosos, mulheres, homossexuais, índios, sem-teto, agricultores(as), aposentados(as), deficientes...

O direito à diferença expressa-se nas diferenças individuais: crença, gênero, idade... Respeitar e dar espaço para estas diferenças se manifestarem é uma atitude democrática e desejável. Grau de desenvolvimento de uma democracia pode ser medido por este respeito.

Quais direitos garante a Democracia? Direitos sociais : Liberdade, direito a participação, livre expressão do pensamento, igualdade aos bens e a vida digna Culturais (acesso à educação, saúde, lazer, respeito às tradições comunitárias, a diversidade, ao meio ambiente etc.).  

Políticos (exercício do votar e ser votado(a), acesso a cargos públicos, poder de decisão nos diversos espaços da sociedade,etc.). Econômicos (emprego, salário digno, direito a greve,autonomia econômica, direitos trabalhista e previdenciários, segurança alimentar, terra, água,etc.).  

O que a falta da Democracia pode trazer?

O que traduz pra vocês estas imagens?

As imagens traduz... Fome Poder Escravidão Autoritarismo Submissão Desigualdade Discriminação Injustiças Exclusão Social Pobreza rural

Só falamos em inclusão porque há exclusão. Excluir – deixar de fora. Na história da humanidade, temos vários exemplos: mulheres excluídas dos direitos políticos na Grécia antiga, negros excluídos de espaços destinados exclusivamente aos brancos, índios excluídos de suas terras, Olympe Gouges feminista guilhotinhada em praça pública

Bherta Lutz e Nisia Floresta pioneiras em feminismo que defendiam as mulheres no direito de votar. Margaridas Alves morta a mando do latifúndio por defender os direitos das trabalhadoras rurais e assalariadas E tantas outras mulheres no Ceará e no Brasil que tiveram suas vidas ceifadas por lutar por igualdade de direitos e contra a violência de todas as formas.

Estas imagens nos fala do ...

As imagens nos mostra Relações de poder(Patriarcal) Poder de participação e intervenção quando o povo está unido e organizado Poder de cada cidadão/cidadã O Poder traz bons frutos ( quando tem consciência) Pobres e mulheres são excluídas: Mas somos maioria, então porque não temos o poder?

Os anos 80 destaca-se pelas liberdades democráticas na trajetória do Brasil. Uma diversidade de movimentos sociais constituídos por mulheres, negros, indígenas, quilombolas, grupo LGBT e outros passam a reinvidicar sua condição de sujeitos políticos na sociedade e no Estado.

E nesta agenda a Marcha quando surgiu em 2000 tem na sua plataforma política denunciar as diversas formas de opressão, preconceito e discriminação contra as mulheres e apresentar reinvidicações específicas para o enfrentamento à violência, às desigualdades no mundo do trabalho e da política e por direitos sociais que lhes garantissem o pleno exercício da cidadania.

Participação Política das Mulheres

Pesquisas apresentam Em 2008 dos 188 países pesquisados da ocupação das mulheres na câmara Federal o Brasil ocupava o 142º. Hoje temos uma mulher na presidência, mesmo assim as mulheres ainda seguem sub-representadas e sem poder no sistema político.

Elas ocupam menos de 15% no poder executivo, comparando-se ao Haiti, Ilhas Cayman, Jamaica, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela, que são os paises mais desiguais em termo de participação política no aparelho de estado no que se refere a gênero

No parlamento Brasileiro em 2015 513 Deputados(as): -51 mulheres (9,9%) - 462 homens (90,10%) 81 Senadores(as): Em 2014 tinham disponíveis 27 vagas, destas: - 5 mulheres (18,5%) -22 homens (81,5%) 27 Governadores(as): -Só 1 mulheres- Suely Campos RR 184 Prefeituras CE: -36 prefeitas

Nesse contexto existe a necessidade da maior participação e a reforma política se faz necessária, na perspectiva de se tornar efetivamente democrática e igualitária. Mas é preciso garantir a participação das mulheres em todos os espaços: Executivo, Legislativo e judiciário, Conferências, conselhos e nas diversas vertentes: Sindical, popular, rural, urbano, acadêmico, partidário, etc.

Rosângela Ferreira Moura Há descobrimentos de origens. Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. Então, ao invés de desertos e jardins privados, teremos um grande jardim para todos e todas, obra de homens e mulheres que tiveram o amor e a paciência de plantar árvores à cuja sombra nunca se assentariam Rubem Alves Rosângela Ferreira Moura Secretária de Mulheres da FETRAECE (85)3231.5887 rosangela@fetraece.org.br