PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE GABINETE DE PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - GPO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

ORÇAMENTO PÚBLICO E MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO
PLANO PLURIANUAL Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece diretrizes e metas A visão.
SAGE Semana Técnico Administrativa – Dirad
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS
Rio de Janeiro, agosto de 2010
Responsabilidade Fiscal e Planejamento Leis Orçamentárias Rio Verde, 07 de janeiro de 2009.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
1 PPA PLANO PLURIANUAL PPA Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde
CONCEITOS DE PLANEJAMENTO Em Geral e DO SETOR PÚBLICO Em Particular.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
República Federativa do Brasil ORÇAMENTO 2005 PROJETO DE LEI Brasília, 01 de dezembro de 2004 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Aula 08.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
CFEMEA- CENTRO FEMINISTA DE ESTUDOS E ASSESSORIA Seminário Sistema Estadual de Participação Cidadã: A construção do PPA participativo na perspectiva das.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA GESTÃO
Planejamento na Gestão Pública
BALNEÁRIO PIÇARRAS / SC - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2007.
BALNEÁRIO PIÇARRAS / SC - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LOA 2007.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Lei Orçamentária Anual - LOA
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Gestão Orçamentária Maria Elizabete. Gestão Orçamentária 2 Reflexão sobre a forma do Orçamento Reflexão sobre a forma do Orçamento Aspectos legais Aspectos.
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
AT – PLANEJAMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. RELAÇÃO DE COMPLEMENTARIEDADE PLANEJAMENTO O que fazer? Para que fazer? Como fazer? Quanto fazer? Onde fazer?
Projeto de Lei Orçamentária Anual LOA 2014 Alterações do Substitutivo Apresentação elaborada pela Consultoria Técnica de Economia e Orçamento da Câmara.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Printed CONFIDENCIAL E DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA A utilização deste material sem a permissão expressa da McKinsey & Company é estritamente proibida Modernização.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
VINCULAÇÕES Elimina a livre alocação de recursos RIGIDEZ ORÇAMENTÁRIA RENÚNCIA DE RECEITA inseridas na política econômica, deveriam estimular empreendimentos.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação Popular
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do MunicípioControladoria Geral do Município Secretaria.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
SECRETARIA DE ECONOMIA E FINANÇAS PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JAHU 30/09/2015.
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Principais irregularidades apuradas na fiscalização.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP Lei Orçamentária Anual
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE GABINETE DE PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - GPO

Síntese FUNÇÃO DIAGNÓSTICO AÇÃO RESULTADOS

Elaboração das Peças Orçamentárias Ação Estratégica Acompanhamento da Execução Transversalidade Equilíbrio Fiscal OP Função Ação Inerente URBAL

Síntese FUNÇÃO DIAGNÓSTICO AÇÃO RESULTADOS

Diagnóstico Descontrole Fiscal  Super-estimação da peça orçamentária = demandas não atendidas  PI x LOA  Qualidade do Gasto Centralização  Matriz orçamentária  Orçamento até modalidade  Sistema pessoalizado  Ilhas isoladas

Síntese FUNÇÃO DIAGNÓSTICO AÇÃO RESULTADOS

Descontrole Fiscal Super-Estimação Qualidade Gasto Estratégia  Peça realista  PI X LOA  GAOF (ex)  Orçamento total  Aberto (elemento, fonte, projeto e atividade)  Sistemas Informatizados PPA, LOA e PL Ação 13 Centralização Matriz Pessoalidade 2  Orçamento Por Programa  Manutenção e Aprimoramento do OP  Reconhecimento Internacional

Síntese FUNÇÃO DIAGNÓSTICO AÇÃO RESULTADOS

PARA A SOCIEDADE Melhor Aplicação Dos Recursos Transparência Recuperação Da Capacidade De Investimento PARA O PARTIDO Utilizado No Programa Partidário Do Início Do Ano Resultados