Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Advertisements

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Curso de Gêneros Textuais
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Rotina na Alfabetização:
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
ENSINO FUNDAMENTAL II.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Altinópolis.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
VI ENCONTRO GERAL DOS POLOS DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS (e) III ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Progressão Escolar e Avaliação Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
ALFABETIZAÇÃO E METODOLOGIA Telma Ferraz Leal –
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Abrir o Apetite Poético
Projetos e Sequências Didáticas
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Planejamento Unidade 2 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles meirelles.pacto@gmail.com www.eutonopactoalvorada.pbworks.com

Contrato Didático: 09/Agosto Contrato Didático: 18h Apresentação do contrato didático. Retomada do Caderno de Metacognição. Objetivos do encontro 18h10min Dinâmica: Planejamento 18h 30min Inspirando... Imagens Bem vindo à Holanda 18h40min Rodas de conversas 18h50min Leitura Deleite: As Centopéias e seus sapatinhos 19h Leituras nos sub grupos *Unidade 2: Ano 1 – p. 06 a 16. *Unidade 2: Ano 2 – p. 06 a 15. *Unidade 2: Ano 3 – p. 06 a 14. 19h40min INTERVALO 19h50min Apresentação dos Grupos (5min. p/cada grupo)

Contrato Didático: 09/Agosto Contrato Didático: 20h05min Vídeo: Aspectos do Planejamento Escolar (Nova Escola) 20h10min Análise dos Planejamentos Roda de conversas 20h15min Planejamento (Livros, jogos) 20h50min Socialização 21h15min Livro da Vida 21h25min TEMA DE CASA/ESCOLA *Caderno de Metacognição O que aprendi? O que não aprendi? E como aprendi?

Retomada da Caderneta de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?

Aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento. Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados. Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento. Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças. Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula. Objetivos:

DINÂMICA

Inspirando...

Inspirando... Bem vindo à Holanda

Inspirando... Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.

Leitura Deleite...

Leituras em Sub Grupos: Unidade 2 Ano 1 - p. 06 a p. 16. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. Ano 2 - p. 06 a p. 15. Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular - Língua Portuguesa. Ano 3 - p. 06 a p. 14. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico. Leituras em Sub Grupos: Unidade 2 QUESTÕES NORTEADORAS

Questões Norteadoras Que princípios devem ser considerados no processo de planejamento do ensino nos anos iniciais? (Ano 3) O que devemos considerar para planejar o processo de alfabetização e ensino aprendizagem da Língua Portuguesa?

Intervalo

Apresentações dos grupos: PACTO/ALVORADA

Vídeo... Aspectos do Planejamento Escolar (Nova Escola)

ANÁLISE DOS PLANEJAMENTOS EIXOS 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira LEITURA PRODUÇÃO TEXTUAL ORALIDADE ANÁLISE LINGUÍSTICA

SOCIALIZAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS

Sugestão: Mapa conceitual (Planejamento)

TEMA CASA/ESCOLA Rotina O que aprendi? Como aprendi? Caderneta de Metacognição Organizar a Rotina Semanal observando os quatro eixos no qual estão organizados os Direitos de Aprendizagem em Língua Portuguesa. O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?

Até a próxima semana!!!