Organização e Gestão da Biblioteca Escolar ☺

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Práticas de Apoio à Gestão
Estratégia 1 Universidade de Brasília
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Referencial Rumo à Excelência
Gestão de Informação.
Empreendedorismo Administrador X Empreendedor Planejar Inovador
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
E DUCAÇÃO E C ONTROLE S OCIAL Projeto Escola que Protege Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED Manaus, 23 a 27 de março de 2008.
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Prof(a): Patrícia Braz
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Empreendedorismo pode ser aprendido
Teorias Modernas de Gestão
Normas de Gestão na CARE
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
ILDH – Coaching Individual e Grupal
ÉTICA PROFISSIONAL.
Definição e estruturação de objectivos O que é um objectivo? - Segundo Ander-Egg representam aquilo que queremos alcançar com a nossa acção - procuram.
Práticas de Apoio à Gestão
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Oficina de Motivação.
Conceitos de Administração e Ética Empresarial
DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
Empreendedorismo.
EMPREENDEDORISMO. Administrador x Empreendedor As principais funções do administrador são: planejar, organizar, dirigir e controlar. O trabalho do administrador.
A Gestão participativa
Administração Aplicada à Engenharia Civil
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
Estruturas Organizacionais
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão da Carga em Sistemas Distribuídos : Algumas Considerações Luís Paulo Peixoto dos Santos Departamento de Informática Universidade do Minho.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
Torres Vedras – 25 Junho de Breves notas sobre Programa 2. A realidade dos Pagamentos em Portugal 3. Propostas para o futuro.
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Fundamentos Psico-social Professor: Leila Academicos:
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Formação Gerencial em Saúde: formar “somente” Líderes? Pedro R.Barbosa ENSP - FIOCRUZ.
Escola... Qual o perfil da sua?.
ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Estratégias e Políticas Empresariais
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Profa. Dra. Teresinha Covas Lisboa Faculdade INESP – São Paulo Prof. Dr. Antonio.
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
Empowerment Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
Revisita ao PPP.
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
1 Cap 1: FUNDAMENTOS Perls F. (1988). A Abordagem Gestáltica e testemunha ocular da terapia. RJ: LTC. UNIP13/04/2011AHP.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Transcrição da apresentação:

Organização e Gestão da Biblioteca Escolar ☺

Organização # Gestão Organização: uma função da gestão. Gestão: Todo

Gestão: É uma arte? É uma prática que exige uma base de conhecimentos: Planear Organizar Liderar Controlar Avaliar

Organização Visa dar execução às políticas para a consecução dos objectivos. Ex: política de gestão de colecções.

Gestor: Toma decisões Assume riscos Planeia Organiza Lidera Dirige Controla Avalia Com vista a atingir os objectivos fixados à organização, tirando o melhor partido dos recursos disponíveis

Gestor Tem de lidar com pessoas Visão antecipada do futuro Percebe o todo e reconhece que esse todo deve ter uma palavra a dizer no que é a BE. Conhece o clima e a cultura da organização e as orientações superiores sobre bibliotecas.

Gestor Um agente de mudanças e transformações: Estar atento ao passado presente e futuro

Gestor Um agente formador

Problemáticas: A dedicação à gestão deixa menos tempo para trabalhar com os utilizadores da BE. Pode diminuir a percepção das necessidades. Manter um equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema. Salvaguardar financiamento para as actividades fundamentais. Lidar com acontecimentos internos e externos