Organização e Gestão da Biblioteca Escolar ☺
Organização # Gestão Organização: uma função da gestão. Gestão: Todo
Gestão: É uma arte? É uma prática que exige uma base de conhecimentos: Planear Organizar Liderar Controlar Avaliar
Organização Visa dar execução às políticas para a consecução dos objectivos. Ex: política de gestão de colecções.
Gestor: Toma decisões Assume riscos Planeia Organiza Lidera Dirige Controla Avalia Com vista a atingir os objectivos fixados à organização, tirando o melhor partido dos recursos disponíveis
Gestor Tem de lidar com pessoas Visão antecipada do futuro Percebe o todo e reconhece que esse todo deve ter uma palavra a dizer no que é a BE. Conhece o clima e a cultura da organização e as orientações superiores sobre bibliotecas.
Gestor Um agente de mudanças e transformações: Estar atento ao passado presente e futuro
Gestor Um agente formador
Problemáticas: A dedicação à gestão deixa menos tempo para trabalhar com os utilizadores da BE. Pode diminuir a percepção das necessidades. Manter um equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema. Salvaguardar financiamento para as actividades fundamentais. Lidar com acontecimentos internos e externos