Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sabará Recife, abril de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Secretário Nacional de Juventude
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Políticas Públicas direcionadas aos idosos e idosas
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Crianças e Adolescentes
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
CONSÓRCIO REGIONAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA Projeto Bilateral Financiado pela AGENCIA CANADENSE PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL (CIDA) MULHERES.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Novos Consórcios Públicos para Governança Metropolitana
Minas Gerais.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
O desafio do trabalho em “rede”
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Ministério da Cultura.
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Familiar e Comunitária
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Resumo da Apresentação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
NOVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA GOVERNANÇA METROPOLITANA Recife, PE 23 a 26 de abril de 2007 Ministério das Cidades PRIMEIRO SIMPÓSIO NACIONAL.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
Avaliação de Iniciativas e Programas Intersetoriais em Saúde: Desafios e Aprendizados  Natureza complexa das iniciativas e programas intersetoriais em.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
ABRIL 2010.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O papel pedagógico do órgão gestor
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Transcrição da apresentação:

Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sabará Recife, abril de 2007

Temática do projeto da Região Metropolitana de Belo Horizonte:. n Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Parceiros do Projeto da Região Metropolitana de Belo Horizonte n Coordenação geral: Universidade British Columbia n Coordenação nacional: Ministério das Cidades n Coordenação da temática de gênero: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) n Outras participações: –Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR); –Ministério da Educação; –Secretaria Nacional de Economia Solidária - Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE); n Fomento: Agência Canadense de Cooperação Internacional (CIDA)

n Critérios de participação no Consórcio: –pactuação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres; –existência de órgãos institucionais que planejam, elaboram e/ou executam políticas públicas para as mulheres

Região Metropolitana de Belo Horizonte e os municípios consorciados

Órgãos de planejamento, elaboração e/ou execução de políticas para mulheres: Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte Fernando Damata Pimentel Secretaria Municipal de Políticas Sociais Jorge Raimundo Nahas Secretaria Municipal Adjunta dos Direitos de Cidadania Newton de Sousa Santos Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher Márcia de Cássia Gomes Benvinda Centro de Apoio à Mulher Carolina Marra Casa Abrigo Sempre Viva Daniele Caldas Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (em processo eleitoral)

Órgãos de planejamento, elaboração e/ou execução de políticas para mulheres: Betim Prefeitura de Betim Carlaile de Jesus Pedrosa Secretaria Municipal de Assistência Social Regina Lúcia Rezende Setor de Apoio à Mulher Maria das Mercês Neves de Almeida Centro de Referência de Atendimento à Mulher Maria das Mercês Neves de Almeida Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Regina Lúcia Rezende

Órgãos de planejamento, elaboração e/ou execução de políticas para mulheres: Contagem Prefeitura de Contagem Marília Aparecida Campos Secretaria Municipal de Governo Paulo César Funghi Secretaria Municipal Adjunta de Governo Luiz Cláudio de Almeida Teodoro Coordenadoria Especial dos Direitos da Mulher Gláucia Helena Souza Silva Espaço Bem-me-quero Ireni de Freitas Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (em definição)

Prefeitura de Sabará Sérgio Luiz de Freitas Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Hélio Miranda Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher Laís Ramalho Conselho Municipal de Direitos da Mulher Laís Ramalho Órgãos de planejamento, elaboração e/ou execução de políticas para mulheres: Sabará

Metodologia de enfrentamento à violência contra a mulher

Ações de Prevenção como intervenção comunitária: Elaboração de Pesquisas e Diagnósticos n Em parceria com Universidades e Instituições de Pesquisa, elaborar estudos/pesquisas e diagnósticos quanto ao processo da violência de gênero, bem como do seu público alvo.

Ações de Prevenção como intervenção comunitária: Projeto de Educação Inclusiva e não Sexista n Em parceria com as Escolas Públicas, acompanhar e avaliar permanentemente a qualidade dos materiais didáticos e pedagógicos,na perspectiva de detectar possíveis estereótipos discriminatórios de gênero; n Em parceria com a SPM e Ministério da Educação, realizar projetos de capacitação na perspectiva de gênero profissionais da educação dos quatro municípios, priorizando as escolas localizadas em assentamentos precários.

Ações de Prevenção como intervenção comunitária: Projeto Promotoras Legais Populares n Promotoras Legais Populares (PLP’s): agentes de cidadania e de direitos humanos, que atuam em suas comunidades, facilitando o acesso de mulheres em situação de violência à justiça. n Em parceria com as organizações e instituições locais, as PLP’s trabalham também na prevenção da violência e na resolução extrajudicial de conflitos de outras naturezas. n A proposta é de capacitar mulheres em temas ligados às relações de gênero, aos diferentes campos do Direito, ao exercício da sexualidade e aos mecanismos de enfrentamento à violência contra a mulher.

n Belo Horizonte: Regional Leste - Conjunto Taquaril n Betim: Regional Alterosa n Contagem: Regional Nacional - Bairro Estrela Dalva n Sabará: a definir Áreas piloto para implementação do Projeto de Promotoras Legais Populares

Política de Abrigamento para Mulheres em Situação de Violência Doméstica n Casa Abrigo Intermunicipal - Objetiva acolher mulheres e seus filhos menores de 16 anos que vivem violência cronificada, sem outra alternativa de proteção por um período médio de até 90 (noventa) dias. n Capacidade de atendimento: 20 vagas para atender os quatros municípios envolvidos. n Para melhor efetivação desta Política, será necessário desenvolver outras intervenções, como: geração de trabalho e renda, bem como outros serviços sociais.

Arranjo Institucional do Projeto da Região Metropolitana de Belo Horizonte n Grupo Gestor Municipal: n Articular o projeto entre os escalões executivos da Prefeitura e entre os Municípios participantes; n Definir direção do esforço de consorciamento; n Auxiliar grupo técnico na execução de ações pré-definidas durante o planejamento estratégico; n Acompanhar a elaboração da Minuta do Protocolo de Intenções; n Criar Conselho decisório consensual entre os quatro municípios - Grupo Gestor Intermunicipal.

Arranjo Institucional do Projeto da Região Metropolitana de Belo Horizonte n Grupo Técnico Municipal: n Elaborar metodologias dos eixos contidos no consórcio que serão contemplados no Protocolo de Intenções; n Coordenar oficinas temáticas para a elaboração de metodologias de forma colaborativa entre os municípios; n Interagir com os representantes de instituições acadêmicas na elaboração das metodologias; n Comunicar regularmente ao grupo gestor os sucessos, apresentando propostas e desafios através de reuniões periódicas.

Arranjo Institucional do Projeto da Região Metropolitana de Belo Horizonte n Grupo Jurídico n Acompanhar o processo de elaboração de metodologias efetuado pelo grupo técnico; n Efetuar oficinas de capacitação com o grupo gestor e grupo técnico sobre a Lei Federal /05 e seu decreto regulamentador; n Elaborar o Protocolo de Intenções e outros documentos legais em parceria com o grupo técnico.

Cronograma de Atividades (2007) Reunião Geral dos Grupos Técnicos dos 4 Municípios; Elaboração da Agenda de Grupos Temáticos; 1ª quinzena de Maio/07 2ª Reunião Geral do Grupo Gestor - 1º quinzena de maio/07 Apresentação dos Trabalhos do Grupo Técnico para o Grupo Gestor sobre os impactos orçamentários do proposto consórcio – LOA/2008 1ª Quinzena de Julho/07 Oficina de Capacitação dos Grupos de Trabalho Municipais (GG e GT) sobre Lei Federal º quinzena de maio/07 Assinatura oficial do Protocolo de Intenções pelos 4 Prefeitos dos Municípios 25 de Novembro – Dia Internacional da Violência contra a Mulher MaiAbrJunJulAgoSetOutNov Elaboração da Minuta de Protocolo; Mobilização da comunidade e representantes do legislativo De Maio a Outubro/07

Sinopse de eventos (outubro de 2006 a abril de 2007) n 64 Reuniões e eventos estratégicos, sendo: - 29 Reuniões das Coordenadorias e SMAPL - 08 Reuniões com o Grupo das Universidades - 07 Reuniões de Eixos Temáticos Transversais - 06 Reuniões com Grupo Gestor - 03 Reuniões com Grupo Jurídico - 03 Visitas de Campo - 04 Seminários - 02 Oficinas de Trabalho - 01 Mesa Temática – Enfrentamento a Violência - 01 Simpósio - Recife

Sinopse de eventos (outubro de 2006 a abril de 2007) n 4 Grupos de Trabalho em funcionamento com 40 membros participantes (Grupos executivos, gestores, técnicos e jurídicos municipais) n 7 oficinas com 120 jovens participantes na comunidade do Conjunto Taquaril n R$68.500,00 de contrapartida local

Contrapartida

“Se muito vale o já feito, Mais vale o que será”