A Teoria da Administração Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de TAYLOR
Advertisements

Críticas à Abordagem Clássica da Administração
Administração Aula 02 Jorge Surian
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
O PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUAS TEORIAS
Abordagem Clássica da Administração Frederick Winslow Taylor,
LINHA DO TEMPO AUTORES AUTOCRÁTICOS PROFESSORES DE TGA.
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Taylor e Fayol.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Revisão das Teorias Da Administração.
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Administração Científica
FREDERICK TAYLOR ( ) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz.
FREDERICK WINSLOW TAYLOR
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
Teoria Geral de Administração
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
Sociologia das Organizações
ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
Antecedentes Históricos da Administração
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Administração Científica
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
O que é Administração? Definições:
Escola Clássica da Administração
Organização Racional do Trabalho
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Teoria Geral da Administração
Teoria geral da administração
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
Introdução à Engenharia de Produção ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Conceitos de organização
A Teoria Administrativa
SHOP MANAGEMENT.
Faculdade Estácio de Sá
Administração Cientifica Frederick Winslow Taylor
Administração Científica
Administração Científica
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Evolução da Teoria Administrativa
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Administração Científica
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
Escola da Administração Científica
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TAYLOR, Frederick Winslow.
Fundamentos de Gestão Equipe: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Administração Científica
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
TAYLORISMO FORDISMO AUTOR E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Teoria da Administração Científica Taylorismo
Fordismo Henry Ford.
Bases da Moderna Administração
FREDERICK WINSLOW TAYLOR Administração Científica
Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.
Transcrição da apresentação:

A Teoria da Administração Científica Capítulo 4 A Teoria da Administração Científica

Frederick W. Taylor A personalidade de Taylor pode ser examinada por três aspectos: Como experimentador e pesquisador. Como autor e divulgador de seus experimentos. Como formador de uma equipe e linha de pensamento. O sistema de Taylor se caracterizava pelos seguintes aspectos: Análise do trabalho. Padronização das ferramentas. Seleção e treinamento dos trabalhadores. Supervisão e planejamento. Pagamento por produção.

Os estudos de Taylor Os estudos de Taylor se dividem em duas fases marcantes: Fase 1, do livro Administração de oficinas. 1903. Trata de técnicas de racionalização do trabalho do operário por meio do estudo dos tempos e movimentos. Fase 2, do livro Princípios da administração científica. Apresenta os estudos sobre a administração geral, que dominou a administração científica, sem deixar a preocupação com relação às tarefas dos operários.

Os estudos de Taylor As indústrias da época padeciam de males que poderiam ser agrupados em: Vadiagem sistêmica por parte dos operários. Desconhecimento, pela gerência, da rotina de trabalho e do tempo necessários para sua execução. Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho dos empregados.

Os princípios da administração científica Desenvolvimento de um método científico para o trabalho dos operários. Estabelecimento de processo científico de seleção e treinamento do operário. Cooperação entre as gerências e os operários. Divisão do trabalho dos operários em função da sua especialização.

Os princípios da administração científica Suposições da administração científica: A prática melhorada advirá da aplicação de método científico para a análise dos problemas organizacionais. Foco primário no trabalho em si, e não na pessoa que o está fazendo. Não enfatiza a integração e a coordenação dos níveis mais altos da organização. Supõe racionalidade.

Os seguidores de Taylor Frank e Lilian Gilberth Iniciaram os estudos dos tempos e movimentos dos operários para racionalização do trabalho. Inicialmente aplicaram os métodos de Taylor e desenvolveram, depois, suas próprias técnicas. Henry Gantt Sistema de pagamento de incentivo ‘tarefa-bônus’. Muita ênfase no estabelecimento de tarefas específicas. O gráfico de Gantt, que controla o desempenho atual em relação ao planejado, assim como o tempo, tem provado sua validade como dispositivo de controle até os dias de hoje.

Os seguidores de Taylor Harrington Emerson Listou doze princípios da eficiência, em que sistematizou a procura da eficiência nas indústrias da época. Desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento dos empregados e antecipou, de algum modo, a Administração por Objetivos (Peter Drucker). Morris Cooke Aplicação dos princípios e técnicas da administração científica nos campos do governo e educação.

A administração de Ford e seus princípios Representa a contribuição da indústria para a formação da teoria clássica da administração. Ford buscava a cristalização do conceito de eficiência em uma fábrica de automóveis. Na visão de Ford a empresa se divide em: Planejamento: os técnicos elaboram o método e o próprio trabalho. Execução: os operários só efetuam o trabalho que lhes é levado às mãos.

A administração de Ford e seus princípios Taylor versus Ford: Taylor Ford O operário executa, em um tempo padrão, movimentos regulares e prescritos pela administração de planejamento. O operário adaptava seus movimentos à velocidade da esteira rolante. Economia do trabalho humano. Economia de material e tempo. Trabalho individual. Execução de uma tarefa pela equipe. Manda executar movimentos sob rígido controle. Manda adaptar movimentos tão comodamente quanto possível ao ritmo de produção, às aptidões e à vontade. Se preocupa mais com o estudo do tempo perdido pelo homem e pelas máquinas. Procurou suprir o tempo perdido pela matéria-prima com o trabalho contínuo.

Os princípios de Ford O princípio da produtividade. O princípio da intensificação. O princípio da economicidade.

administração científica Apreciação crítica da administração científica As críticas ao sistema de Taylor podem ser divididas em dois grupos: Mecanização. Esgotamento físico. Como conseqüência, esse sistema tende a: Especializar demasiadamente a produção do operário, tornando-o apêndice da máquina. Destruir a iniciativa própria, e de algum modo o relacionamento interpessoal. Atomizar o trabalho em demasia, minimizando as aptidões dos operários.

administração científica Apreciação crítica da administração científica As idéias de Taylor: uma visão de Edwin A. Locke. Estudo do tempo e do movimento. Ferramentas e procedimentos padronizados. A tarefa. O bônus (prêmio em dinheiro). Trabalho individualizado. Responsabilidade gerencial pelo treinamento. Seleção científica.

Validade das críticas às idéias de Taylor

Questões para revisão Qual era a visão de Taylor sobre comportamento dos operários (vadiagem) e por quê? Quais os princípios básicos da administração científica de Taylor? Explique, resumidamente, duas importantes contribuições da administração científica de Taylor. O que caracteriza a administração de Ford? Quais são os seus três princípios? Comente as principais críticas à Teoria da Administração Científica.