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O PRÉ-PROJETO DO ARTIGO CIENTÍFICO 2º SEMINÁRIO O PRÉ-PROJETO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone 0800 283 8380 O aluno da modalidade on line deverá ler esses slides, fazer a atividade avaliativa do seminário 2 e encaminhá-la para alunoonline@institutoprominas.com.br Já o aluno que irá assistir os seminários presenciais deverá fazer a atividade avaliativa que o professor irá disponibilizar na sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone 0800 283 8380

NENHUM ACADÊMICO RECEBERÁ O CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E MBA SEM A APROVAÇÃO DO TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, SENDO ESTA UMA EXIGÊNCIA LEGAL DO MEC.

O OBJETIVO MAIOR DESTE SEMINÁRIO É ORIENTAR OS ALUNOS A PRODUZIREM ATRAVÉS DO PROJETO O ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM AS NORMAS EXIGIDAS PELA ABNT E UCAMPROMINAS.

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO O conhecimento científico exige a utilização de métodos, processos e técnicas especiais para análise, compreensão e intervenção na realidade (TEIXEIRA, 2005, p. 84).

MÉTODO É UMA FORMA DE ORDENAR O PENSAMENTO.

O MÉTODO CIENTÍFICO AGREGA, PORTANTO, LÓGICA E EVIDÊNCIA FACTUAL, NORMATIZANDO O PROCESSO DE BUSCA DE EXPLICAÇÕES CONSISTENTES SOBRE OS FATOS, SUA UNIDADE, ESPECIFIDADE, ORDEM, REGULARIDADE, CAUSAS E EFEITOS (CHAROUX, 2006, p. 22).

METODOLOGIA CIENTÍFICA

DEVE SER ENTENDIDA COMO UM ELEMENTO FACILITADOR DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO.

O USO ADEQUADO DA METODOLOGIA PERMITE: Descobrir; Organizar o pensamento; Elaborar possíveis respostas; Construir instrumentos objetivos de coletas de dados; Tabular, analisar e interpretar; Extrair conclusões; Preparar a comunicação do processo e dos resultados. (CHAROUX, 2006, p. 23)

FINALIDADE DA PESQUISA *Responder a um questionamento (explicar ou descrever); *Resolver um problema; *Satisfazer uma necessidade do mercado. PROJETO DE PESQUISA: para traçar um caminho eficaz que conduza aos objetivos a que se propõe.

O PLANEJAMENTO DA PESQUISA Dependerá de três fases: *Fase decisória: escolha do tema, definição e a delimitação do problema de pesquisa; *Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e a execução da pesquisa; *Fase redacional: análise dos dados e relatório final.

NO PROJETO, DEFINE-SE: *O que fazer; *Porque fazer; *Para quem fazer; *Onde fazer; *Como, com que, quanto e quando fazer; *Com quanto fazer e como pagar; *Quem vai fazer.

Etapa de preparação e de delimitação do problema - Escolha do tema; - Revisão da Literatura; - Documentação; - Crítica da documentação; - Construção do referencial Teórico; - Delimitação do problema; - Construção das Hipóteses.  

FLUXOGRAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA:

A ESCOLHA DO TEMA A escolha do Tema para uma pesquisa deve estar condicionada à existência de quatro fatores: O tema deve responder aos interesses de quem investiga. A qualificação intelectual de quem investiga. A pertinência ao curso realizado. A existência de fontes de consulta que estejam ao alcance do pesquisador.

Lembre-se porém, que este é o projeto de pesquisa e é uma atividade avaliativa do seminário 2. Após a realização da pesquisa é que você deverá escrever o seu Artigo, comunicando essa pesquisa aos leitores.

A UCAMPROMINAS disponibiliza para vocês NO PORTAL DO ALUNO uma Biblioteca online, onde é possível encontrar sugestões de temas, referências e textos para a sua pesquisa. Utilize-a, pois, ela foi feita para você.

Após a escolha provisória do Tema, vejamos como recortá-lo ou delimitá-lo para que se torne passível de pesquisa.

A delimitação do Problema A delimitação do Problema esclarece os limites precisos da dúvida que tem o investigador dentro do tema escolhido. Inicialmente, à luz dos próprios conhecimentos, o investigador elabora uma delimitação provisória do seu problema de investigação.

A delimitação do Problema Progressivamente, à medida que os seus conhecimentos vão se ampliando em função das leituras efetuadas, o investigador começará a perceber o complexo de variáveis que estão presentes no tema de pesquisa.

A delimitação do Problema O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. Isto é, ele deve ser adequadamente recortado, afunilado, para que o pesquisador consiga resolvê-lo em um tempo determinado no cronograma da pesquisa. Ex.: O que provoca o insucesso na Escola ou na Empresa? Esse problema consubstancia-se em uma gama de fatores que seria impossível de ser resolvido em curto período de tempo. Assim, deverá tornar o problema mais específico.

A delimitação do Problema Recomendações para a formulação do problema: O problema deve ser formulado como pergunta. Esse procedimento facilita a identificação do que efetivamente se deseja pesquisar. Ex. “As estratégias de ensino nas escolas de ensino médio”, veja que se for formulado em forma de pergunta fica mais claro: Que estratégias de ensino são adotadas em escolas de ensino médio?

A delimitação do Problema Para se chegar ao enunciado do problema deve-se antes defini-lo, especificando: A área ou campo de observação; As unidades de observação. Deve estar claro quem ou o quê deverá ser objeto de observação, que características deverão ter, local e o período em que será feita a observação.

A delimitação do Problema As variáveis principais: Devem ser apresentadas as variáveis que serão estudadas, mostrando quais aspectos ou fatores mensuráveis (dimensão) serão analisados com a respectiva definição empírica.

Escolha do problema de pesquisa Implicações na escolha do problema de pesquisa: Por que pesquisar? Qual é a importância do fenômeno a ser pesquisado? Que pessoas ou grupos se beneficiarão com os seus resultados?

Relevância do problema Justificativa do problema: Um problema será relevante em termos científicos à medida que conduzir à obtenção de novos conhecimentos; Para tanto, o pesquisador precisa verificar quais os problemas que não foram pesquisados; Verificar quais problemas que vêm recebendo respostas contraditórias;

Relevância do problema A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução; A relevância do problema também depende de quem a julga, assim o que pode ser relevante para uns, pode não o ser para outros.

OBJETIVOS Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto;  Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração.  

CONSTRUÇÃO DE HIPÓTESES Definição de Hipótese, segundo Goode e Hatt (1969, p. 75): “é uma proposição que pode ser colocada à prova para determinar sua validade”. Ou seja: é uma suposta resposta dada ao seu problema de investigação.

TIPOS DE HIPÓTESES:  Hipóteses Casuísticas – referem-se a casos que podem ou não ter ocorrido. Por ex: pode-se defender que Shakespeare nunca existiu e que suas obras foram escritas por outras pessoas. Hipóteses que se referem à frequência de acontecimentos – aparecem em pesquisas descritivas, antecipam que determinada característica ocorre num grupo, sociedade ou cultura. Recorrente nas pesquisas sociológicas e antropológicas.

TIPOS DE HIPÓTESES:  Hipóteses que estabelecem relações entre variáveis. Variável – qualquer coisa que pode ser classificada em duas ou mais categorias. Ex.: sexo, idade, estado civil, classe social, estatura, nível de escolaridade, agressividade, introversão, nível intelectual.

VARIÁVEIS Nas ciências boa parte das variáveis são qualitativas e podem ser classificadas em ordenáveis e não-ordenáveis: Ordenáveis – estágio de desenvolvimento econômico, entre outros; Não-ordenáveis: sexo, estado civil, entre outros.

VARIÁVEIS 1. Estabelecer o campo de manifestação deste fenômeno: o fracasso escolar. 2. Escolher as manifestações deste fenômeno: o fracasso escolar na leitura e na escrita, na 1ª série do ensino fundamental, em escolas da rede pública. 3. Escolher as possíveis variáveis para explicar a manifestação deste fenômeno: a condição socioeconômica das famílias das crianças que fracassam; o pouco acesso a materiais escritos; a infrequência das crianças na escola.

Agora que você já conhece nossas dicas para a construção da atividade avaliativa do seminário 2 faça e envie para alunoonline@institutoprominas.com.br Disponibilizamos no portal do aluno para lhe ajudar: - O material complementar; - Modelo de artigo com todas as normas e regras para ajudá-lo na confecção da escrita de seu TCC. Durante a escrita de seu TCC se guie, impreterivelmente, pelas orientações de seu material didático. Qualquer dúvida ligue 0800 283 83 80

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