Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização.

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Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização. OS SOFTWARES EDUCATIVOS NAS SÉRIES INICIAIS DE ESCOLARIDADE Rafaela Fonseca do Prado rafaelafprado@gmail.com Aparecida Leandra da Silva Introdução O mundo moderno está passando por intensas transformações devido ao fenômeno da globalização, o que causou grande impacto na sociedade atual. A informatização forçou as pessoas a se adaptarem a um novo “momento tecnológico”, em que as possibilidades foram ampliadas e estão modificando a forma de viver e aprender atualmente. Objetivo Conhecer as concepções de professores dos três anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas Municipais de uma cidade do sul de Minas Gerais sobre o uso de softwares educativos no processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos curriculares. Métodos Fundamentado nas ideias de Ponte (1992) e Valente (2012), aos professores participantes, foram aplicados dois questionários referentes às suas concepções sobre o uso de softwares educativos nas séries inicias de escolaridade. Foram realizados Minicursos com uso de três softwares em Laboratório de Informática e os dados analisados à luz de aspectos da análise de conteúdo. Desenvolvimento Para os professores pesquisados é necessária a formação continuada para o uso da TDIC, especificamente de softwares educativos (Figura1) e outras concepções: a formação é incumbência somente da escola e governantes; não se tem tempo para o uso desses recursos; o novo não pode suplantar o antigo. Ficou evidente a insatisfação com infraestrutura da escola para uso das TDIC na escola.   Resultados De acordo com este estudo, ao que parece é somente com um trabalho constante, que se poderão vislumbrar novas práticas no interior das escolas permeadas pelas TDIC. Entende-se que uma única ação voltada para as temáticas das TDIC na educação, não seria capaz de alterar o quadro cristalizado das concepções das professoras pesquisadas, visto que essas concepções operam como elemento bloqueador em relação às novas realidades, limitando suas possibilidades de atuar e compreender. Conforme Nóvoa (1992), é fundamental que os professores assumam o protagonismo de sua formação, se tornem agentes envolvidos na própria mudança e estejam em constante evolução. Considerações Aos professores caberá transporem os limites da convencionalidade, para que possam traçar novos caminhos, de inovação da prática pedagógica coerente aos rumos determinados por uma sociedade tecnológica. Os professores precisam se sentir seguros para assumir o protagonismo em suas aulas e práticas voltadas para a inserção dessas ferramentas tecnológicas. Nóvoa (2002) ressalta a responsabilidade da escola no processo de formação dos docentes para o desenvolvimento, tanto no âmbito pessoal e profissional, para a constituição dos saberes dos professores, quanto para a organização da própria escola. Referências PONTE, J. P. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. In: Educação matemática: Temas de investigação (p. 185-239). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 1992. VALENTE,J.A. Apropriação da Tecnologia na Escola Crítica, Impacto e Perspectiva. In: 6º Fórum Internacional de Educação-Região Metropolitana de Campinas. Anais... Campinas, 2011. NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: António Nóvoa (coord). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. NOGUEIRA, F. A. G. Apostila de atividades educacionais livres da suíte gcompris. Projeto GuaçuLivre. Sistema Operacional e Softwares Educacionais Livres voltado aos Computadores do Programa PROINFO do Governo Federal Pregão: FNDE 83/2008 e compartilha da mesma licença. 2011. Disponível em: < http://download2.polytechnic.edu.na/pub4/sourceforge/g/gu/guaculivre/Manual_Gcompris/Apostila_Suite_GCompris_9.6.1_GuacuLivre.pdf>. Acesso: 12 maio 2014. Figura 1: Tela inicial do GCompris. Fonte: Nogueira (2011, p. 15)