RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR:

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Transcrição da apresentação:

RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR: 25 ANOS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Enfa MS Celia Hiromi Shiotsu Enfa Dra Rika M. Kobayashi Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia Divisão de Enfermagem - Serviço de Educação Continuada

e a Residência de Enfermagem Divisão de Enfermagem e a Residência de Enfermagem OPO CCIH- Enf. Amb. Enf's HDN Diretor Geral Dir. da Divisão de Enfermagem Dir. Ser. Ed. Continuada RESIDÊNCIA (1981) Serv. Ed. Continuada Grupos de Estudos UTI's PED P. S. UCO CC I CME I e II CC II Dir. Ser. Centro Cirúrgico

Competência, Qualificação Profissional, Tradição Missão e Valores da Instituição Missão: “Prestar com excelência assistência humanizada em saúde aos portadores de doenças cardiovasculares promovendo o ensino e a pesquisa.” Valores: Competência, Qualificação Profissional, Tradição Confiabilidade, Ética 3

INTRODUÇÃO Início – 1981 Objetivo - formar profissionais qualificados e capacitados para atuar em vários níveis de atenção a saúde e em especial do cliente com agravos e/ou riscos de agravos à saúde decorrente de cardiopatias ou vasculopatias, melhorando assim a qualidade do atendimento aos pacientes que na sua grande maioria são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). O Curso de Residência em Enfermagem Cardiovascular do Instituto Dante de Cardiologia teve início em março de 1981, com o nome de Curso de Aprimoramento Profissional na modalidade de Residência em Enfermagem, decorrente do Decreto nº 7.311 de 16/02/75, que estabeleceu condições para a realização de estágios de aperfeiçoamento para profissionais de nível universitário nas dependências da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo. O curso foi criado para suprir as deficiências na formação do enfermeiro que não estava preparado para atuar com competência na área da especialidade e tinha como finalidades: aperfeiçoar o enfermeiro no desenvolvimento de atividades assistenciais, administrativas, de ensino e de pesquisa, centradas nos problemas de enfermagem apresentados pelos pacientes/ clientes com doenças cardiovasculares; contribuir para elevar o padrão de assistência de enfermagem no IDPC e oferecer ao mercado de trabalho profissionais especializados em enfermagem cardiovascular. 4

INTRODUÇÃO Gestão do Curso se fez necessária para: avaliar a qualidade do processo educativo, e a satisfação do egresso, Identificar as contribuições no âmbito da construção de conhecimentos para a profissão, Investir na qualificação docente como recurso para capacitação continuada do corpo de enfermeiros preceptores e supervisores para os processo de trabalho em enfermagem 5

OBJETIVO Descrever a experiência de gerenciar a formação de recursos humanos no serviço público com especificidade na área cardiovascular, a partir de 2004. 6

MÉTODO Relatar a experiência sobre a construção da sistemática de gestão da formação de recursos humanos , a partir de 2004, em instituição pública especializada em cardiologia. 7

A Trajetória Percorrida e Resultados Estruturação do Projeto Político Pedagógico Da Instituição Da Justificativa Dos Objetivos Do Perfil e competências Da Matriz curricular Da Metodologia de Ensino Do Sistema de avaliação Da Avaliação institucional 8

A Trajetória Percorrida e Resultados Realização do Diagnóstico Situacional retrospectivo e prospectivo Simonetti SH, Kobayashi RM, Ayoub AC, Leite MMJ. Perfil e expectativas dos ingressantes no Curso de Residência em Enfermagem Cardiovascular entre 1980 e 2004. Rev. enferm. UERJ;15(3):376- 80, jul.-set. 2007. 9

A Trajetória Percorrida e Resultados PERFIL E COMPETÊNCIAS NO PPP Ser profissional com responsabilidade, compromisso, ética, liderança, motivação, respeito a hierarquia, flexibilidade, adaptabilidade, criatividade, iniciativa, bom relacionamento interpessoal, interesse pelo crescimento pessoal e profissional, com capacidade de tomada de decisões contextualizadamente e que reavalie os resultados e conseqüências de sua ação, visando a qualidade da prestação de serviço ao usuário e o seu desenvolvimento profissional. Atuar como agente de transformação da realidade em que se insere, por meio dos processos de trabalho em enfermagem 10

A Trajetória Percorrida e Resultados PERFIL PROFISSIONAL Planejar, desenvolver e avaliar as ações de promoção, recuperação da saúde, prevenção de doenças e reabilitação à sociedade, do cidadão com necessidade de atendimento à saúde, com agravos e/ou com risco de agravos, quer no âmbito individual, familiar e da comunidade. Investir continuamente na sua capacitação profissional e de sua equipe desenvolvendo as competências, habilidades ético-políticas, técnico-científicas e tecnológicas, acompanhando o mundo em transformação, por meio de educação permanente e contribuindo para a produção e divulgação do conhecimento na área de enfermagem e enfermagem cardiovascular. 11

A Trajetória Percorrida e Resultados COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Compreender o processo saúde/ doença com determinação social, a cultura e política institucional e o seu papel profissional na equipe de saúde. Prestar assistência de enfermagem integral, humanizada e sistematizada em todos os níveis de atenção e complexidade do cuidado à saúde do cidadão, sua família ou comunidade tendo como bases a fundamentação técnico-científica específica em enfermagem cardiovascular. Reconhecer no mundo do trabalho as mudanças de paradigmas que contribuem para a identificação das necessidades de capacitação e desenvolvimento da força de trabalho em saúde. 12

A Trajetória Percorrida e Resultados COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Conhecer os processos administrativos e de trabalho em Unidade de Enfermagem, administrar recursos materiais, ambientais e humanos, conhecendo a dimensão intelectual e a operacional destes processos e intervindo, valorizando as relações humanas e investindo na qualidade da produção. Realizar pesquisas, consumir, produzir e divulgar conhecimentos em Enfermagem e Enfermagem Cardiovascular. Desenvolver programas de educação para o cidadão, família e comunidade Atualizar-se frente às inovações tecnológicas aprimorando suas habilidades na utilização de recursos tecnológicos avançados facilitadores do trabalho, principalmente no âmbito dos sistemas de informação. 13

Matriz Curricular Módulos a serem desenvolvidos em 2 anos I - Introdução à Assistência e Prevenção aos agravos à Saúde II - Métodos diagnósticos e terapêuticos na área Cardiovascular III - Processos de Trabalho em Enfermagem IV - Assistência à Saúde do Adulto Institucionalizado V - Assistência à Saúde da Mulher, Criança e Idoso. VI – Monografia CH 3574horas: Teoria 20% e Prática 80%

A TRAJETÓRIA PERCORRIDA E RESULTADOS Adoção de estratégias educacionais Metodologia de educação tradicional, construtivista e crítico reflexiva. 15

A TRAJETÓRIA PERCORRIDA E RESULTADOS Implementação da sistemática de avaliação Avaliação de desempenho de estágio Avaliação de teórica Avaliação do curso Avaliação de egressos 16

A TRAJETÓRIA PERCORRIDA E RESULTADOS Indicadores de avaliação institucional Número de matriculados e concluintes Qualificação Docente Avaliação Egresso Inserção de Profissionais no Mercado Produção científica 17

A TRAJETÓRIA PERCORRIDA E RESULTADOS Cadastro de corpo docente com qualificação para ensino e pesquisa. Investimentos em novos enfermeiros para formação PG-Strictu-Sensu 69 enfermeiros – Pós-Graduação Latu Sensu 08 enfermeiros – Pós-Graduação Strictu-Sensu (2 doutores, 6 mestres (1 doutoranda) e 4 inseridos em grupos de pesquisa das universidades). Capacitação e Qualificação Docente pedagógica de 85% dos enfermeiros preceptores e supervisores (2008)

A TRAJETÓRIA PERCORRIDA E RESULTADOS Nº de matriculados e concluintes – 91,7% Nº de formados: 194 (até jan /2008) Avaliação de egressos – 87% de satisfação2 Inserção de Profissionais no Mercado: 100% dos egressos inseridos nos hospitais públicos e/ou privados; em instituições de ensino em até 6 meses 2 Calicchio L, Kobayashi RM, Ayoub AC, Leite MMJ. Aprimoramento profissional em enfermagem cardiovascular: avaliação na ótica dos egressos 1981 a 2004. Revista Eletrônica de Enfermagem [Internet]. 2008, 10(1): n77-86. Vailable from: http:// www.fen.ufg.br/revista/v10/n1/v10n1a07 .html 19

A TRAJETÓRIA PERCORRIDA E RESULTADOS Produção Científica – contribuição da residência para a construção do conhecimento (161) 3 Murata BM, Moribe LH, Kobayashi RM. A contribuição da Residência de Enfermagem Cardiovascular do IDPC na construção do conhecimento [Apresentado ao 5º Congresso da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem- CONARENF; 2008 set3; Belém] Re-credenciamento do Curso pela SES/FUNDAP em 20074. 20

A TRAJETÓRIA PERCORRIDA E RESULTADOS Credenciamento em 2008 pela Comissão Nacional de Residência em Enfermagem, Sistema COFEN/ COREN como: Curso de Especialização na modalidade Residência em Enfermagem. Avaliação diagnóstica - nível III no processo de certificação de qualidade ONA. 21

Dificuldades encontradas pelos enfermeiros: Dedicar tempo em ensinar a cuidar conciliando com a sua atuação como enfermeira assistencial ou chefia. Orientar, ler e corrigir as monografias em serviço, cumprindo prazos para conclusão das monografias. disciplina de metodologia – no início era do 2º ano, depois foi antecipado para 2º sem do 1º ano e depois para o 1º semestre do 2º ano 22

CONCLUSÃO Construção coletiva reconhecida no mercado de trabalho ao longo dos 25 anos Possibilitou mensurar as contribuições significativas aos usuários, trabalhadores e gestores no SUS, bem como manter a melhoria contínua. Relevante pela possibilidade de reproduções destas construções nas Residências Uni e Multiprofissional, pela descrição da construção do processo e resultados pelos indicadores de qualidade aplicáveis no processo educativo em serviço.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Gestão de formação de Recursos Humanos ainda não é uma realidade nas instituições hospitalares mantenedoras deste tipo de cursos Interface de Estruturação de Curso em regiões carentes de profissionais Inclusão de Ensino a Distância, de tecnologias da saúde e educação. Construção de Site da Div. de Enfermagem com links com a Residência de Enfermagem - monografias e publicações Busca de construção de curso de Pós-Graduação Strictu Sensu em parceria a Universidade

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1 – Simonetti, S.H.; Kobayashi, RM; Ayoub, AC; Leite, MMJ. Perfil e expectativas dos ingressantes no Curso de Residência em Enfermagem Cardiovascular entre 1980 e 2004 Rev. enferm. UERJ;15(3):376-380, jul.-set. 2007. 2 - Calicchio L, Kobayashi RM, Ayoub AC, Leite MMJ. Aprimoramento profissional em enfermagem cardiovascular: avaliação na ótica dos egressos 1981 a 2004. Revista Eletrônica de Enfermagem [Internet]. 2008, 10(1): n77-86. Vailable from: http:// www.fen.ufg.br/revista/v10/n1/v10n1a07 .html 3 - Murata BM, Moribe LH, Kobayashi RM. A contribuição da Residência de Enfermagem Cardiovascular do IDPC na construção do conhecimento [Apresentado ao 5º Congresso da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem- CONARENF; 2008 set3; Belém] 4 - Fundação do Desenvolvimento Administrativo (SP) [Internet]. São Paulo: FUNDAP (SP); [update 2006 mar; cited em 2008 jan 06]. Available from: http://www.fundap.sp.gov.br. 25

MUITO OBRIGADA! CONTATO: sec@dantepazzanese.org.br Telefone: (11) 5085-6076