Informações implícitas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Letramento: um tema em três gêneros
Mobilizando o operatório
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Um vocabulário para a interpretação
Sérgio Elias Vieira Cury
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Elementos articuladores: conjunções e locuções conjuntivas
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Argumentação e Comunicação
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22.
O texto argumentativo.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
Uma linda idéia á ser imitada......
EU APRENDI.
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Argumentos, verdade e validade 2
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Dissertação.
Leitura de Textos Científicos
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
Oratória.
Livro: Estratégias de leitura
EVANGELISMO PÚBLICO.
Subentendido.
Dicas para Apresentações
Relatório de Proposta de Projeto
O texto argumentativo.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
NOÇÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Aprendi Clique.
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
COMO INTERPRETAR TEXTOS
A dissertação: esmiuçando o gênero
Como ler? Apreensão: O enunciado normalmente se apresenta assim:
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
Crônica argumentativa
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Como redigir um bom texto?
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Correção do 1ª exame do vestibular UERJ (Português) Diego Domingues Polo SJM.
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
dissertativo-argumentativo
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Texto expositivo & argumentativo
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Informações implícitas Todo leitor deve apresentar: habilidade e conhecimentos necessários para desvendar a mensagem de um texto. Exemplo: As piadas (são gêneros textuais desse tipo).

Pressupostos e subentendidos Ambos exigem do leitor o reconhecimento de alguns índices no texto que facilitam a interpretação de alguns tipos de mensagens.

Pressupostos: idéias expressas de maneira explícita. Exemplo: André tornou-se um antitabagista convicto. Pressupõe-se que André deixou de fumar. (tornar-se/vir a ser).

Subentendidos: não apresenta expressões linguísticas, é um processo de construção de sentido do ouvinte. Exemplo: Alguém com um cigarro na mão pergunta: Você tem fogo? Tenho! (mas não acende) (Subentende-se Acenda-me o cigarro por favor).

Alteração de sentido das palavras 1. Denotação e conotação Denotação: é o sentido literal das palavras (sentido do dicionário). Exemplo: Em um livro de biologia, no capítulo Corpo Humano: estava escrito cabeça era parte do corpo (dicionário).

Conotação: interpretação diferente (não a literal). Exemplo: João é o cabeça da sala. (cabeça não é o literal, indica que é o aluno mais inteligente da sala).

2. Metáfora e Metonímia Metáfora: altera o sentido das palavras por um significado que aproxima os termos por uma relação de sentido. Exemplo: Amor é como fogo (comparação = metáfora).

Metáfora outro exemplo: Poesia de Luiz Vaz de Camões O amor é o fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente.

São objetos que fazem parte do que se utiliza em um restaurante. Metonímia: é a alteração de sentido com o acréscimo de um significado. Os termos se aproximam por relação de coexistência ou interdependência. Exemplo: Na estrada, placas anunciando restaurante com desenho do garfo, colher, faca. São objetos que fazem parte do que se utiliza em um restaurante.

EXERCÍCIO 1. Na frase: “O caso do contrabando tornou-se público.” Qual o pressuposto apresentado? a. O caso não era público antes b. O caso sempre esteve nos jornais c. O caso era sabido por poucos d. Não havia caso algum

Processo de argumentação Argumentar é saber elaborar (e ler) textos de informação e textos de opinião. A argumentação leva o indivíduo a reconhecer uma determinada tese/verdade e aderir a ela.

A informação é a base de uma boa argumentação e a opinião transforma a informação em argumento. Texto de opinião (argumentativo) implica “provar” que o seu ponto de vista sobre um determinado tema é pertinente e passível de adesão.

Exemplo: Bom vendedor identifica as necessidades de seu público e sabe aproveitá-las como informação para seus argumentos. Na argumentação a linguagem deve ser compatível com a escolaridade e especialização profissional de seu público.

Causar empatia (um contato positivo com o público) que receberá. Exemplo: Nunca diga que vai usar cinco minutos de alguém, se for precisar de vinte minutos. É preferível dizer que vai usar meia hora.

Recursos utilizados justificando uma opinião a Recursos utilizados justificando uma opinião a. exemplificação: busca justificar os pontos de vista apresentados por meio de exemplos. Exemplos: por exemplo, considerando, analisando os dados, segundo.

b. explicitação: explica e esclarece os pontos de vista apresentados. Exemplos: isto é, quer dizer, na verdade, segundo, é possível entender.

c. enumeração: no texto há uma sequência de elementos que provam a opinião do autor. Exemplos: primeiro, por último, respectivamente, em seguida, atualmente, depois de, adiante.

d. comparação: é apresentada como opinião do autor. Exemplos: tanto quanto, de outro lado, por um lado, da mesma forma.

e. síntese: retoma o que foi dito anteriormente. Exemplo: A política de preservação do meio ambiente garante a sobrevivência de gerações futuras. Pode-se retomar essa idéia no final do texto argumentativo.

f. dedução: na defesa de uma idéia, é possível deduzir uma conclusão. Exemplo: De acordo com, logo, deduzindo.

g. relação de causa e consequência: relacionadas à defesa de idéia são apontadas por expressões específicas. Exemplo: Por causa de, em virtude de (causa), consequentemente, de modo que, (consequência).

h. por interrogação: quando se deseja gerar uma dúvida que se transforma em tema para a reflexão. Exemplo: (afirmação) Há necessidade de uma política para preservação do meio ambiente. (questionamento) Sem política de preservação do meio ambiente, as gerações futuras sobreviverão?

Exercício 2. Considere a afirmativa: O texto relata uma transformação, isto é, uma passagem de um estado inicial para um estado final. O procedimento argumentativo usado foi: a. dedução b. comparação c. enumeração d. explicitação