PPB - Memória1 PPB Memória. PPB - Memória2 Memória Definição – O que é memória? Métodos – Como se estudou a memória? Processos – O que acontece com a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução: Vivemos na era das mudanças.
Advertisements

Perda de memória e Amnésia
Memória – Parte 1 Profa. Giuliana Elisa dos Santos
TEORIA COMPORTAMENTAL
Desenvolvimento do Comportamento
Treinamento para Casais
Sistemas Operacionais – Sérgio Fernando Parte 7 – Gerência de Memória1 Sistemas Operacionais Prof. Sérgio Fernando Adaptado do livro: Arquitetura de Sistemas.
Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 4/1 Memória Objectivos Integrar o conceito de memória e relacioná-lo.
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Prof. Dr. Lucas F. de Oliveira UCS
Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
Introdução e Análise do Desempenho
MEMÓRIA Processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos informação. Não há aprendizagem sem memória.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO
As funções do lembrar e estruturas do lembrar.
Psicologia da interface
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Memória e Aprendizagem
O que é Aprendizagem?.
Antecedentes Históricos e Epistemológicos da PSICOLOGIA COGNITIVA
Funções Mentais Superiores
Profª. Ms.Esp.Thais Toledo Rocha
... A ATITUDE É TUDO ....
Mnemosine - A memória personificada, filha de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra), é uma das seis Titanides. Durante nove noites seguidas Zeus a possuiu.
SESC Santo Amaro “Estimulando a Memória na internet”
O Cérebro.
Memória e Envelhecimento
Memória Humana Viviane Abreu Terapeuta Ocupacional Clinica de Memória
Teorias da Aprendizagem
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
Memória e retenção na aprendizagem Aula 3
CARATERÍSTICAS E RELAÇÕES (1)
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Interpretação Consecutiva
Memória e Envelhecimento
IUM Aula 09.
Aquisição de Conhecimento
Métodos e níveis de análise em Psicologia Cognitiva
Experimental /1 - Memória
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Memória.
Aprendizado da rede O aprendizado, na maioria das vezes, constitui no ajuste do conjunto de pesos de modo que a rede consiga executar uma tarefa específica.
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
Linguagem Natureza e Aquisição.
UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos
COMO FAZER PARA O ESTUDO RENDER
Memória Definição =>
MEMÓRIA Importância da memória na vida mental. Distinções Estágios Codificação - Hemisfério esquerdo Armazenamento Recuperação - Hemisfério direito. Período.
Psicologia Cognitiva II
PSICOPATOLOGIA DA MEMÓRIA Maria Cristina Amendoeira
SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Sistemas de Aprendizagem
Plasticidade Neuronal
PADRÃO DE SUCESSO 1º SONHO 2º COMPROMISSO 3º LISTA DE CONTATOS 4º CONVITE 5º APRESENTAÇÃO 6º ACOMPANHAMENTO 7º VERIFIQUE SEU PROGRESSO 8º ENSINE O PADRÃO.
O VALE DOS OSSOS SECOS Ezequiel VOCÊ JÁ SE SENTIU COMO UM OSSO SECO? Nos dias de Ezequiel, era assim que as pessoas se sentiam (v.11). O que.
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
Fisiologia de Sistemas
Transcrição da apresentação:

PPB - Memória1 PPB Memória

PPB - Memória2 Memória Definição – O que é memória? Métodos – Como se estudou a memória? Processos – O que acontece com a memória? Estruturas – Que sistemas cognitivos permitem termos capacidades de memória? Conteúdo – O que lembramos?

PPB - Memória3 Memória na história da psicologia Platão ( a.C.) Memória é como um aviário ou um bloco de cera Aristóteles ( a.C.) De Anima Memória é um tipo especial de imaginação, acompanhado de um julgamento do passado Recuperação voluntária x lembrança involuntária Santo Agostinho ( ) Confissões “Mente é memória”, todo funcionamento psíquico depende da memória Memória provê continuidade dentro do fluxo

PPB - Memória4 O que é memória? Processos e estruturas envolvidos na capacidade de armazenar e recuperar informações Memória é uma forma de conhecer o passado que não tem correspondente no conhecimento do futuro

PPB - Memória5 Métodos 1 - Sílabas sem sentido Hermann Ebbinghaus ( ) Desempenho na recuperação de listas de letras – “sílabas sem sentido” Variações: Quantidade de ensaios Intervalo entre aquisição e recuperação Intervalo entre ensaios Tipo de estímulo: letras ou números A quantidade de sílabas lembradas era a medida do desempenho da memória

PPB - Memória6 Sílabas sem sentido Principais achados: 50% das sílabas são esquecidas em 40 min. Dificuldade aumenta com listas maiores que 7 sílabas Lembra-se melhor com repetições distribuídas Curva de esquecimento:

PPB - Memória7 Métodos 2 - Café da manhã e associação Francis Galton ( ) Memória cotidiana “o que você teve para o café da manhã na quarta-feira passada?” Teste de associação (Galton-Crovitz) “Relate a primeira memória que lhe vem à mente quando ouve as seguintes palavras”...

PPB - Memória8 Café da manhã e associação Perguntas são de outra natureza: Que tipo de acontecimentos lembramos mais? Quão vívidas são as memórias de algo que aconteceu há três dias ou há três anos?

PPB - Memória9 Processos de memória Codificação Processamento inicial de informação que leva a uma representação na memória Armazenamento Retenção com o passar do tempo do material codificado Recuperação Ato de acessar posteriormente a informação armazenada

PPB - Memória10 Representação do conhecimento Os processos cognitivos lidam com as representações, e não com os objetos e fatos em si Quando lembro de uma árvore que vi ontem, não é a própria árvore que está “dentro” da minha mente, ou do meu cérebro, e sim uma representação dela Quando lembro do meu aniversário no ano passado, não é o restaurante

PPB - Memória11 Estruturas da memória Memória Sensorial (MS) Icônica - visual – frações de segundos Ecóica – auditiva – 5 a 10 seg. Memória de Curto Prazo (MCP) Memória de trabalho = “memória de operação” Capacidade limitada: “O mágico número 7” (Miller, 1956) Segundos ou alguns minutos Memória de Longo Prazo Recordação e reconhecimento Horas, dias, meses, anos

PPB - Memória12 Memória Sensorial Memória de Curto Prazo (MCP) Memória de Longo Prazo (MLP)

PPB - Memória13 Conteúdo da memória – O que lembramos? Habilidades “Saber como” – memória procedural Aprendi a andar de bicicleta e sei como fazer, mesmo depois de muito tempo sem prática Fatos “Saber que” – memória semântica Sei que uma bicicleta é um meio de locomoção; sei que tem duas rodas; sei que os chineses só andam de bicicleta; sei que bicicleta parada não fica em pé... Eventos “Saber o quê” – memória episódica Lembro que a minha primeira bicicleta era azul; lembro de um passeio de bicicleta no parque; lembro que caí da bicicleta na rua “X” há uns 4 anos atrás

PPB - Memória14 Processos de memória – Como lembramos? Codificação Especificidade da codificação Contexto de codificação igual ao contexto de recuperação Armazenamento Ensaio / repetição Consolidação Recuperação Recordação Reconhecimento

PPB - Memória15 Memória sensorial (MS) Prestei atenção à informação? Memória de curto prazo (MCP) Memória de longo prazo (MLP) Informação se perde após uma fração de segundo, ou poucos segundos Se a informação for necessária mais tarde, é transferida para a MCP Sim Não Nenhum processamento Processamento profundo Processamento superficial Sensação Percepção Codificação Recuperação Repetição de manutenção Como a informação é processada? Informação é Mantida na MCP por mais tempo Informação se perde após cerca de 15 segundos Repetição reflexiva

PPB - Memória16 “Refrescando a memória”: Estruturas: Sensorial, curto prazo, longo prazo Processos: Codificação, armazenamento, recuperação Conteúdo: Habilidades - saber como Fatos - saber que Eventos - saber o quê

PPB - Memória17 Sistemas Múltiplos de Memória Curto prazo / Memória de trabalho Longo prazo Procedural (não-declarativa) Semântica (Fatos) Pré-ativação (priming) Condicionamento clássico e operante Declarativa Episódica (Eventos) Aprendizagem não-associativa (habituação) Habilidades (motoras, perceptivas, cognitivas)