APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE CROMATOGRAFIA NO ENSINO TÉCNICO Ana Claudia Lemes da Silva Pós-graduanda – LCG – IQ – Unicamp P III - Escola Técnica de Paulínia - Prefeitura Municipal de Paulínia – SP claulemes@hotmail.com
Apresentar uma metodologia para facilitar o aprendizado: Objetivo Apresentar uma metodologia para facilitar o aprendizado: de conteúdos relacionados ao tema métodos de separação, abordado em escolas técnicas na disciplina de Análise Instrumental.
Grupo/Período de Estudo Alunos do 3° ano do curso Técnico em Química da Escola Técnica Paulínia; Grupo de Estudo: 2° semestre de 2002. Período:
Metodologia 1a etapa Revisão histórica do desenvolvimento da cromatografia Práticas de cromatografia em papel Procedimento simples Necessita de pouco material Permite boa Visualização dos Resultados
Canetinha hidrocor de cores variadas Uma tira de papel de filtro Metodologia Material: Canetinha hidrocor de cores variadas Uma tira de papel de filtro 2 cm x 7 cm
Metodologia Procedimento: Fazer um círculo a 2 cm de distância da borda inferior Eluir variando a Fase Móvel: etanol, água etanol + água em diferentes proporções
Prática de cromatografia em camada delgada semi-quantitativa Metodologia 2a etapa Prática de cromatografia em camada delgada semi-quantitativa Material: Corantes de alimentos soluções em concentrações variadas e conhecidas 3 Placas de Silica Gel de 6 cm x 6 cm
Metodologia Procedimento: Aplicar um pequeno volume de solução de corante com auxílio de um capilar de vidro. Para análise semi-quantitativa adicionar as soluções de corantes um padrão interno e realizar as análises em triplicata
Eluir 3 placas simultâneamente com isopropanol+amônia 4+1 Metodologia Eluir 3 placas simultâneamente com isopropanol+amônia 4+1
Metodologia 3a etapa Quantificação – aplicação do software CD-CCD desenvolvido pelos profs. Antonio Luiz Pires Valente (in memoriam), Fábio Augusto e pelo aluno Cassio Ricardo Fares Riedo – IQ – Unicamp. Digitalização das cromatoplacas
Metodologia Contagem dos pixeis que compoem cada mancha com o software CONTCOR Aplicação de Testes de Rejeição (Huber) e construção de Curvas Analíticas com o auxílio do CD-CCD.
Metodologia Após as etapas descritas, os alunos trabalharam os conteúdos de CG e CLAE. Visitaram empresas e centros de pesquisa que utilizam a cromatografia em seu dia a dia.
Resultados O aumento do interesse dos alunos foi significativo e o seu envolvimento com as atividades teóricas e práticas aumentou no decorrer do trabalho.
Conclusões De acordo com as avaliações realizadas continuamente no decorrer do semestre foi possível verificar que: os alunos desenvolveram as idéias iniciais; e construíram um conhecimento sólido sobre os princípios básicos de separações cromatográficas.
Agradecimentos Secretaria de Educação e Cultura do Município de Paulínia Prof. Fabio Augusto – IQ – Unicamp