O MERCADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise das cinco forças de Porter
Advertisements

Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco - Luiz de Queiroz Neto - Kamilla Turnes Lemos.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Conceitos fundamentais: 2. INOVAÇÃO
Fontes de valor da marca
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
12. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO
9. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS FRAGMENTADAS
11. INDÚSTRIA EM TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE
8. EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA.
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Segmentação de Clientes
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Tendências do mercado Consumidor
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório.
A Redken é uma marca que foi comprada pela multinacional de beleza L’Oréal em 1993, mundialmente conhecida, a marca é sinônimo de moda, ciência e inspiração.
Uma empresa familiar que prima pela qualidade!
Planejamento de Campanha – A4
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
A função comercial e o marketing
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Distribuição.
Introdução ao Composto de Marketing
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica EmpresaCliente Produto Preço Distribuição Promoção.
Como estabelecer e organizar
Preço.
MICROECONOMIA.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Introdução ao Marketing
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
A ESTRUTURA DO PLANO DE MARKETING
MARKETING.
Distribuição. O que é um canal de distribuição? Um canal de distribuição corresponde ao itinerário percorrido por um produto ou serviço, desde o estágio.
© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
Fundamentos da Formação de Preços
O PLANEAMENTO DE MARKETING
Definição de marketing para o século XXI
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
As opções estratégicas de diferenciação
MATRIZ BCG.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Dar a conhecer novos talentos portugueses na área da pintura Transpor para peças decorativas obras de arte Permitir que o publico tenha acesso a obras.
Business Intelligence
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Vamos começar o trabalho
As opções estratégicas de diferenciação. MercadoSegmentos de mercado Marketing de massasMarketing segmentado Identificação de grupos de clientes com características.
LILIANE CABRAL MARKETING DE RELACIONAMENTO. REFERÊNCIAS MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo, Atlas,
MARKETING EM HOTELARIA
Mercado e Negociação Comercial
Mercado e Negociação Comercial
Logística Empresarial
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
Transcrição da apresentação:

O MERCADO

O que é um mercado? Em sentido restrito Em sentido lato “É um conjunto de dados quantitativos sobre a importância, a estrutura e a evolução das vendas de um produto.” Mercator,p.52 Em sentido restrito “Conjunto de públicos susceptíveis de exercer influência no volume de consumo de um produto”. Mercator, p.52 Em sentido lato

Principais actores que caracterizam a definição de mercado em sentido lato Clientes finais – Consumidores, utilizadores, utentes Compradores Influenciadores - Preconizadores, prescritores e líderes de opinião Distribuidores (Ex. retalhistas, grossistas)

Conceitos sobre o estudo de mercado Tx. de penetração: % de compradores do produto que comprou pelo menos 1 vez durante o período em causa. Tx. de fidelização ou retenção: % de compradores que comprou e recomprou durante o período em causa. Dimensão do mercado para o consumidor “Valor de vida” – O valor do conjunto de compras que o consumidor faz, em média, durante toda a sua vida.

4ª) Mercado real e mercado potencial Mercado real: É medido pelo volume de vendas efectivo do produto considerado no decurso de um período de referência. Mercado potencial: Estimativa do volume máximo que poderão atingir as vendas, num horizonte temporal. Quota de mercado Quota=Mercado de um produto/Mercado real

A estrutura de mercados Mercado aberto – quando não está estruturado, é relativamente fácil entrar. Mercado estruturado – Quando os concorrentes têm posições consolidadas. Neste caso é difícil entrar em tais mercados, por força das múltiplas barreiras, de natureza tecnológica, comercial e financeira Mercados pouco estruturados Mercados em vias de estruturação Mercados fortemente estruturados Livrarias Cafetarias Vinhos Software Agências de viagens Restauração (fast-food) Cadeias de televisão temáticas Detergentes Indústria nuclear Banca Automóvel Farmacêutica

A estrutura de mercados Mercado fragmentado ou atomizado – quando numerosas marcas partilham o mercado, não tendo cada uma delas senão uma parcela muito reduzida. Ex. Mercado analgésicos: a Aspirina lidera este mercado com 6,5 % de quota Ex. Mercado dos perfumes: o líder é o Chanel nº5 com 5% de quota a nível mundial. Mercado concentrado – quando está largamente dominado por um pequeníssimo número de marcas, ou até uma só marca. Ex. Mercado de canais televisivos: controlado pela SIC e TVI (aprox. 29 a 30% quota cada) Ex. Mercado das lâminas de barbear: Liderado pela Gillete com uma quota global de 46,2%

Quais serão os factores que farão evoluir os mercados?

Factores de evolução dos mercados A conjuntura económica e social (influência de factores como a taxa de juro, paridades monetárias, ou txs. desemprego). b) Variações Sazonais - As variações podem ser fortes relativamente a épocas sazonais. Modas – Tendências socio-culturais d) Efeito de substituição - Mercados de grande consumo que evoluem pela substituição de artigos usados. e) A inovação: Respondendo muitas vezes a necessidades não Expressas, geram procura. f) O grau de concorrência e o montante dos investimentos em Marketing. A elasticidade da procura h) Os mercados condicionados pela sua interdependência (exs. Videogravadores/televisores – CDs/Leitores de Cds)

Questões para reflectir... 1ª) Diferencie preconizador de prescritor e consumidor de utilizador. 2ª) Como caracteriza a estrutura de mercados de telemóveis em Portugal? Justifique. 3ª) Na sua opinião, quais são os principais factores que influenciam o mercado do vestuário em Portugal?