LER, ESCREVER, EDITAR, COMENTAR, VOTAR... OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA WEB 2.0 Carlos Frederico B. d'Andréa Resumo preparado por Bruno Diego e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Letramento: um tema em três gêneros
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Enquanto isto na roça....
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
LETRAMENTO ELETRÔNICO
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
O HIPERTEXTO COMO UM NOVO ESPAÇO DE ESCRITA
A tecnologia em grande destaque. O temor em relação ao novo faz parte da história do homem, pois o surgimento de qualquer dispositivo tecnológico tende.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
A NECESSIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM CAPACIDADE DE AVALIAR O IMPACTO DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE. Prof. Enio Borba Carli Colegiado de Física – FAFIL 2009.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Apresentação teórica do Conceito HTML
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Escrita on-line colaborativa e coletiva: ETC e EQUITEXT
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
A leitura hipertextual como sistema complexo
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Profa. Reane Franco Goulart
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
O que é ensinar história?
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Mônica Daisy Vieira Araújo Isabel Cristina Alves da Silva Frade
GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estratégias de leitura
Rethinking Literacy Education in New Times:
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Ponto de partida Capítulo 3
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
SOCIOLOGIA – 2ºANO ENSINO MÉDIO.
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
PROFª. Leila de Souza Ganem
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias.
“Um país se faz de homens e livros”
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Componentes do Jornalismo Online
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
ALFABETIZAÇÃO.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Transcrição da apresentação:

LER, ESCREVER, EDITAR, COMENTAR, VOTAR... OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA WEB 2.0 Carlos Frederico B. d'Andréa Resumo preparado por Bruno Diego e Leila Rachel

PC+WEB Leitura Desafios Interatividade Ensino

Concepções de sendo não as práticas de leitura e escrita, e/ou os eventos relacionados com o uso e funções dessas práticas, ou ainda o impacto ou as consequências da escrita sobre a sociedade" cotidiana nos mais diferentes contextos sociais, o que faz do leitor não apenas um decifrador de códigos, mas principalmente um sujeito e cidadão capaz de ler para intervir no mundo" (p.71)

Diferentes tecnologias Diferentes letramentos

Texto hipertexto Natureza não-linear do hipertexto. Em relação ao texto convencional; O hipertexto não impõe ao leitor uma ordem hierárquica de partes e seções a serem necessariamente seguidas." (p.72) " a leitura no hipertexto potencializa, através dos hiperlinks nele dispostos, a emancipação do leitor da superfície pluritextual a qual centraliza temporariamente a sua atenção“ (p.72-73)

LETRAMENTO DIGITAL Compreender e atuar a partir de produções verbais; Trabalhar simultaneamente com múltiplas mídias; Lidar com a lógica de articulação na web; Entender como resultado de uma interação sociocultural.

Interatividade e Web 2.0 Interação reativa navegação pré- estabelecida; limita a reação; limita a seguir determinados caminhos; inferencia e autonomia na construção de sentido é minima.

Interatividade e Web 2.0 Interação mútua (web 2.0) sistema aberto; autonomia para escolher lhe interessa; cada ação traz impactos para o todo; constante negociação entre os usuarios.

Avalie este vídeo; Salvar nos favoritos; Postar, URL, incorporar; Sinalizar como improprio. "Radicalismo" na liberdade; Produção coletiva; Crítica a credibilidade; 3ª geração da hipertextualidade.

“Leitor 2.0” Busca adequada Marcação adequada Posicionamento ético e político