PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

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Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Segunda Formação Continuada Língua Portuguesa Encontro de Planejamento A Abril - 2012

Pauta Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV Boas vindas Vídeo - planejamento Informes Slides - planejamento Vídeo - de Teoria e Prática da Língua Portuguesa Relato das sequências didáticas trabalhadas nas escolas: - E. M. Evaldo Fontes - E. M. Levindo Mariano - E. M. Márcio Andrade Guerra Trabalho em grupo: análise dos conteúdos trabalhados no 1º bimestre e organização dos conteúdos que serão trabalhados no 2º bimestre - sete grupos: 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano, PAT1cf III, PAT1cf IV e TPA Socialização dos trabalhos realizados em cada grupo Recolher as sugestões de questões para a avaliação global do PAT Sorteio das escolas que socializarão as experiências no próximo encontro Avaliação A

Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV BLOG: www.cenfopportugues.wordpress.com E-MAILs: cenfop.portugues@gmail.com ou ellizetearaujo@gmail.com 3

COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE UMA AULA Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE UMA AULA OBJETIVO PEDAGÓGICO O que você quer que seus alunos saibam ou sejam capazes de fazer ao final da aula. VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM Como você vai verificar se eles aprenderam. A qual pergunta o aluno deverá responder ou qual atividade deverá desempenhar? Que instrumento será usado para fazer a verificação? ATIVIDADES Que atividade(s) será(ão) proposta(s) durante a aula para que os alunos atinjam o objetivo pedagógico verificável pela avaliação escolhida.

ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO Não planeje as aulas isoladamente, e sim a partir de uma sequência didática. Tenha um objetivo claro para cada aula. Determine como você vai avaliar se atingiu seu objetivo. Só depois decida sua atividade. Deixe claro qual o objetivo da sua aula em um lugar visível e em linguagem simples. Faça isso todos os dias.

ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO Planeje minuciosamente não somente o que você fará durante a aula, mas também o que seus alunos farão. Verifique constantemente a compreensão de seus alunos e intervenha imediatamente. Não faça perguntas de forma aleatória e não assuma, porque um pequeno grupo ou um aluno respondeu certo, que toda a turma compreendeu seu ponto.

Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV 3) ATIVIDADE DA AULA Que atividade será proposta durante a aula para que os alunos atinjam o objetivo pedagógico verificável pela avaliação escolhida. O que você quer que seus alunos saibam ou sejam capazes de fazer(habilidade) ao final da aula. Como verificar se eles aprenderam. 2) AVALIAÇÃO 1) OBJETIVO PEDAGÓGICO

Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV No planejamento de cada atividade é preciso estabelecer o papel do professor, do aluno, a organização da sala, o tempo e os recursos materiais. Professor: o que você fará? Aluno: o que os seus alunos farão enquanto isso? Organização da sala: como a sala estará organizada? Tempo: tempo em minutos para cada etapa Recursos materiais: quais recursos serão necessários?

Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV Video complementar

compartilhamos experiências." Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV “Aprendemos quando compartilhamos experiências." John Dewey

- E. M. Márcio Andrade Guerra Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV Troca de experiência - E. M. Evaldo Fontes - E. M. Levindo Mariano - E. M. Márcio Andrade Guerra

Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV “Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio.” Henfil

Planejamento 2º bimestre Ensino Regular e PAT1cf III e IV