Análise SWOT Strength (Força) Weakness (Fraqueza) Opportunity (Oportunidade) Threat (Ameaça)
Análise SWOT Ferramenta básica de estudo de uma situação de marketing; Analisa o lado interno e externo da organização; Dinamiza investimentos; Direciona o marketing;
Força - Fraqueza Mede a capacidade interna da organização; Pondera sobre os pontos positivos que devem ser estimulados e mantidos (forças) e o que deve ser superado ou analisado (fraquezas).
Oportunidade - Ameaça Mostra como o determinado mercado da empresa está sujeito a forças externas; As Oportunidades são vantagens ambientais da situação mercadológica atual; As Ameaças são possíveis situações não-favoráveis à organização, como concorrência ou outros fatores.
Matrizes 1 2 3 4 1 2 3 4 Ameaças Oportunidades Probabilidade de Ocorrência Probabilidade de Sucesso Alta Baixa Grau de Atratividade Alta Baixa Grau de relevância 1 2 3 4 1 2 3 4 Baixo Alto Baixo Alto
SWOT Interno Externo Explore Pesquise Confronte Evite Força Fraqueza Oportunidade Ameaça Externo